Ligue-se a nós

Notícias

Aula na UFPR aborda impacto de investimentos em Pontal do Paraná

MORADORES DA ILHA DO MEL DIZEM QUE PREFERIRIAM UM DEBATE ABERTO

Publicado

no

Agora Litoral
Na noite de quarta-feira (25), uma aula pública na Universidade Federal do Paraná (UFPR) debateu os impactos da instalação do complexo industrial e portuário e da construção da faixa de infraestrutura no litoral do Paraná.

O evento aconteceu no Teatro da Reitoria da UFPR, em Curitiba, e reuniu professores, pesquisadores, alunos, integrantes do MP-PR, empresários e representantes dos moradores da Ilha do Mel.

Em debate, os impactos causados com a construção da faixa de infraestrutura e a viabilização de um complexo industrial, que inclui um porto em Pontal do Sul de frente para a Ilha do Mel.

“Foi super esclarecedor, porque a gente teve a oportunidade de ouvir alguns técnicos que são bem importantes no cenário, com informações, esclarecimentos. Eu acho que é a primeira oportunidade de muitas que devem vir, para a gente aprofundar essa discussão, para a gente não deixar que a coisa aconteça atropelada e para as pessoas refletirem o que querem de melhor para a sua região”, disse Suzi Albino, representante dos moradores da Ilha do Mel.

Expressivo público compareceu à aula pública na UFPR

MORADORES PREFERIRIAM DEBATE
Em um grupo do WhatsApp, moradores da Ilha do Mel divergem sobre o assunto, com opiniões contrárias e favoráveis à instalação do complexo industrial e portuário e da construção da faixa de infraestrutura no litoral do Paraná.

Contudo, é opinião unânime que todos prefeririam que a aula na UFPR oportunizasse o questionamento dos temas, o que não ocorreu. Procurado pelo Agora Litoral, João Lino, morador antigo da Ilha do Mel, acredita que a população insulana está sendo “usada” por organizações não governamentais nessa luta contra os investimentos anunciados para a região.

“Não podemos terceirizar nossa vida para um conjunto de ONGs que montam uma estratégia de divulgação para uma campanha de caráter mundial [Salve a Ilha do Mel], com artistas renomados, e essa campanha nos transforma num problema que nós não somos. Se essas ONGs desejam combater a estrada, o complexo portuário, é um direito legítimo delas. O que nos deixa indignados é nos usarem [os moradores] para atingir esse propósito, sem pedir autorização, sem legitimidade, sem legalidade de uma representação da Ilha”, desabafou João Lino.

João Lino acredita que ONGs estão usando os moradores. (Foto do perfil no facebook)

Deixe seu comentário!

Notícias

Sesa confirma mais dois óbitos e 122 novos casos de Covid no Litoral

Paraná soma 291.244 casos e 6.259 mortos em decorrência da doença.

Publicado

no

Por

A Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais dois óbitos e 122 novos casos de Covid-19 no Litoral do Paraná. Os dados estão no informe epidemiológico desta quinta-feira (3) .

Os óbitos foram de moradores de Antonina e Paranaguá. Os novos casos foram registrados em: Paranaguá (78); Antonina (15); Pontal do Paraná (14); Guaraqueçaba (6); Morretes (5); Guaratuba (2) e Matinhos (2).

Com essas informações, a região litorânea passa a ter 10.319 casos e 215 óbitos em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

CASOS POR CIDADE – Paranaguá (5.940); Guaratuba (1.128); Antonina (914); Pontal (821); Morretes (794); Matinhos (592) e Guaraqueçaba (130).

ÓBITOS – Paranaguá (108); Guaratuba (25); Matinhos (23); Antonina (22); Pontal (17); Morretes (16) e Guaraqueçaba (4).

RECUPERADOS – 8.059 pessoas já teriam se recuperado da doença. Em Paranaguá (4.515); em Guaratuba (936); em Antonina (768); em Pontal do Paraná (648); em Morretes (612); em Matinhos (485) e em Guaraqueçaba (95).

O Paraná soma 291.244 casos e 6.259 mortos em decorrência da doença.

CLIQUE AQUI para acessar a íntegra do boletim da Sesa.

Continuar Lendo

Notícias

Hospital Regional do Litoral confirma mais um óbito pela Covid-19

Vítima foi um idoso de 81 anos, residente em Paranaguá

Publicado

no

Por

O Hospital Regional do Litoral (HRL) confirmou, em boletim divulgado na manhã desta quinta-feira (3), mais um óbito em consequência da Covid-19.

A vítima dessa vez foi um idoso de 81 anos, residente em Paranaguá, que estava internado na instituição e faleceu na quarta-feira (2).

Ainda de acordo com a direção do HRL, 30 pacientes estão internados hoje na chamada “Ala Covid” – 16 confirmados com a infecção e 14 aguardando resultado de exames.

CRESCIMENTO DE CASOS E ÓBITOS

O crescimento do número de casos e óbitos no Litoral do Paraná é uma realidade. Até a quarta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) havia confirmado 213 mortes pela infecção desde o início da pandemia.

Alguns falecimentos confirmados pelo Hospital Regional do Litoral ainda não foram contabilizados no informe epidemiológico da Sesa.

Continuar Lendo

Notícias

Litoral registra mais 1 óbito e 103 novos casos de Covid nesta quarta-feira

Paraná ultrapassa 285 mil casos confirmados da doença

Publicado

no

Por

O Litoral do Paraná registrou mais 1 óbito e 103 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira (2). Os dados estão no informe epidemiológico da Secretaria do Estado da Saúde (Sesa).

O óbito confirmado no boletim é de um morador de Morretes. Os novos casos foram registrados em: Paranaguá (68); Morretes (17); Guaratuba (13); Antonina (3); Guaraqueçaba (1) e Pontal do Paraná (1).

Com essas informações, a região litorânea passa a ter 10.197 casos e 213 óbitos em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

CASOS POR CIDADE – Paranaguá (5.862); Guaratuba (1.126); Antonina (899); Pontal (807); Morretes (789); Matinhos (590) e Guaraqueçaba (124).

ÓBITOS – Paranaguá (107); Guaratuba (25); Matinhos (23); Antonina (21); Pontal (17); Morretes (16) e Guaraqueçaba (4).

RECUPERADOS – 7.914 pessoas já teriam se recuperado da doença. Em Paranaguá (4.489); em Guaratuba (933); em Antonina (753); em Pontal do Paraná (639); em Morretes (555); em Matinhos (484) e em Guaraqueçaba (61).

O Paraná soma 285.837 casos e 6.188 mortos em decorrência da doença.

Veja o Boletim da Sesa.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.