Notícias
Atletas de Paranaguá se destacam em Campeonato Paranaense de Karatê
Karatecas parnanguaras conquistaram 23 medalhas
Atletas de Paranaguá foram destaque no Campeonato Paranaense de Karatê Interestilos que ocorreu no sábado (4/9), na cidade de Assis Chateaubriand. A etapa marcou a retomada das competições promovidas pela Federação Estadual de Karatê Interestilos do Paraná (FEKIP).
Apesar do número restrito de atletas em cumprimento ao rígido protocolo de prevenção à Covid-19, o evento superou todas as expectativas demonstrando, mais uma vez, a bela organização por parte da FEKIP e todas as associações filiadas. No total, 150 atletas de 13 associações abrangendo 25 municípios disputaram a etapa restrita somente à modalidade de *kata.
Com dez medalhas de ouro, dez de prata e três de bronze, a Academia Hayashi de Paranaguá conquistou o título geral da etapa.O segundo lugar foi para a Associação Shutobarai de Palotina com nove de ouro, três de prata e cinco de bronze. A academia Liberdade de Marechal Cândido Rondon alcançou a 3ª colocação com 8 medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze e em 4º lugar chegaram os anfitriões da Associação de Karatê conquista, com seis ouros, cinco pratas e 11 bronzes.
A equipe parnanguara teve muita dedicação na competição com os atletas superando as dificuldades impostas pela pandemia. O professor e atleta Ítalo Stieglitz ressaltou a superação dos jovens que não pararam os treinamentos neste período.
“É muito gratificante saber que conquistamos o primeiro Paranaense pós pandemia. Nossos atletas e equipe deram um show de dedicação e resiliência. Pela primeira vez na história, uma academia de Paranaguá é campeã geral do campeonato Paranaense de karatê interestilos”, disse.
O professor também agradeceu a secretaria municipal de Esportes e a prefeitura de Paranaguá pelo apoio nesta grande conquista.
O secretário de Esportes, Helton Ambrosio aproveitou para parabenizar todos os atletas.
“Muitos atletas precisaram se reinventar durante a pandemia e adaptar sua rotina de treino de acordo com as possibilidades existentes para garantir toda proteção possível e temos visto que mesmo assim os treinos não pararam e os resultados de tanto esforço são nítidos. Parabéns ao professor Ítalo e também a todos os atletas que sempre representam nosso município com tanto amor”, finalizou o secretário.
*Kata é um conjunto de movimentos de ataque e defesa e está presente nas mais diversas artes marciais japonesas, realizados em conjunto ou individualmente.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.