Foi inaugurada em Paranaguá, na manhã de terça-feira (16), a Arena Albertina Salmon. O espaço foi totalmente recuperado e teve investimentos na ordem de R$ 5 milhões.
A cerimônia de entrega ocorreu com a presença de autoridades, como vereadores e secretários municipais, e membros da imprensa, não sendo aberta ao público em geral.
Medidas de segurança e distanciamento social foram tomadas para evitar um possível contágio pela Covid-19.
A denominação de arena ocorre por ser uma tendência no mundo do esporte para prédios com tal estrutura. Entretanto, foi inaugurado como ginásio, em 29 de julho de 1987, na gestão do ex-prefeito Waldir Salmon. Por 33 anos a edificação foi utilizada sem que houvesse qualquer tipo de reforma.
DEPOIMENTOS
Foi com nostalgia que a atleta Ágatha lembrou de momentos que teve no início da carreira dentro do então ginásio Albertina Salmon, na quadra de vôlei. Foram os primeiros passos de uma carreira de sucesso, que a levaram a quadras e arenas de todo o mundo e que imprimiram em seu currículo até a vaga de medalhista olímpica.
Outro que levou o nome de Paranaguá para os quatro cantos do mundo, como lutador de MMA, foi o atleta John Lineker. Sua história no esporte começou, exatamente, no ginásio Albertina Salmon.
Ao participar de uma competição de handebol ele viu que em uma sala tinha aulas de boxe. Após se informar deu os primeiros passos para uma carreira que o tornaram conhecido no mundo todo.
“Eu tinha 12 anos quando comecei a treinar boxe aqui dentro. Estou muito feliz em ver o que foi feito. Valorizar o esporte é investir num futuro melhor. Se não fosse o esporte em minha vida poderia estar perdido, assim como aconteceu com muitos amigos meus da época”, destacou o atleta.
A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez tudo para que o espaço seja considerado hoje o mais moderno do Estado do Paraná quando se fala em estrutura para a prática do esporte. O investimento ultrapassou a casa dos R$ 5 milhões. A estrutura será compartilhada.
O planejamento é integrar na rotina das escolas integrais o uso regular do espaço, incluindo treino de futsal e demais modalidades, e com planejamento com a Secretaria de Esportes, conforme adiantou a secretária de Educação, Tenile Xavier.
De acordo com o secretário municipal de Esportes, Darlan Janes, continuarão também sendo oferecidos na Arena Albertina Salmon as modalidades esportivas de Judô, Karatê, Boxe, Futebol de Salão, Handebol, Jiu Jitsu, Capoeira, Basquete, Voleibol e Ginástica Artística.
“Antes de fazermos qualquer evento tínhamos que consultar a previsão do tempo, porque se chovesse não dava para realizar. É muito bom ver que ficou deste jeito”, declarou o secretário.
MELHORIAS
Entre as melhorias feitas estão a reforma das instalações sanitárias e dos sistemas hidráulico e elétricos, com nova iluminação da quadra central e anexos. Tanto a quadra principal quanto as quadras laterais agora passam a ter iluminação dentro das exigências para realização de campeonatos oficiais televisionados.
A questão de acessibilidade fez parte de todo o projeto, facilitando a utilização do espaço para quem possui alguma dificuldade de mobilidade em geral.
A fachada do antigo ginásio de esporte foi reformulada e agora passou a contar com um pórtico e seu fechamento lateral com placas cimentícias por toda sua extensão. O espaço contou ainda com paisagismo e urbanização.
Os vestiários receberam novos mobiliários, para oferecer mais conforto e comodidade aos atletas e às delegações. Houve investimento também na substituição dos equipamentos das quadras, como as traves, conjunto de vôlei, placares eletrônicos e catracas de acesso, possibilitando controle e organização nos dias de evento.