Acontece nesta terça-feira (21/03) em Paranaguá, uma caminhada em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down. A 2ª Caminhada pela inclusão e conscientização da Síndrome de Down começa às 15h, na Praça dos Leões e termina no Ginásio de Esportes Dr. Joaquim Tramujas.
Antes da caminhada ocorre outro evento. A partir das 11h30 no Ginásio Joaquim Tramujas, o prefeito Marcelo Roque iniciará a entrega das carteiras de identificação para as pessoas com a síndrome.
O documento será expedido pela Secretaria Municipal de Inclusão (Semi), mediante requerimento do interessado e acompanhado de relatório médico e documentos pessoais.
“A carteirinha vai facilitar a vida das pessoas com síndrome de down e suas famílias, promovendo maior inclusão para todos. A cada dia que passa Paranaguá se torna uma cidade mais inclusiva”, diz o prefeito.
“Tanto a entrega das carteiras, assim como a caminhada são importantes para estabelecermos Paranaguá como referência em inclusão. É uma demanda necessária para as pessoas com Síndrome de Down e suas famílias”, ressalta a secretária de Inclusão, Camila Leite.
Carteira de Identificação
A Lei Municipal Nº 4.279, que institui a Carteira de Identificação para a Pessoa com Síndrome de Down, foi sancionada nesta semana com o objetivo de promover a garantia de direitos, do pronto atendimento, e a prioridade nos serviços públicos e privados do municípios, em especial nas áreas da educação, saúde e assistência social.
A proposta foi feita pelo vereador Jean Domingues que também participou do ato de sanção da lei.
Dia Mundial da Síndrome de Down
O dia 21/03 foi escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo 21, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com 3 exemplares. A síndrome também é chamada de trissomia 21.