Ad image

Ponte de Guaratuba aumenta a especulação imobiliária no Litoral do PR

Por
5 leitura mínima

A construção da Ponte de Guaratuba tem dado o que falar no litoral do Paraná. O projeto desenvolvido pelo governo estadual visa a ligação da cidade com Matinhos e é um dos mais aguardados no estado e a expectativa é que haja uma grande melhora no transporte entre os locais.

Atualmente, para sair de Guaratuba e se deslocar para outros pontos, como principalmente Matinhos, a população faz uso do Ferry Boat, uma balsa, que na prática acumula grandes filas e deixa o período do trajeto mais longo e cansativo.

Mercado imobiliário

Quem está de olho na construção e desenvolvimento da infraestrutura da região é o mercado imobiliário, que sente a onda positiva e começa a ficar mais aquecido. O interesse por casas à venda em Guaratuba aumentou de forma considerável e a projeção é que a valorização seja de pelo menos 20%.

Assim sendo, a especulação no local aumentou, e quem tem um imóvel ou terreno já começa a se movimentar para ficar de olho em uma oportunidade que deve surgir nos próximos meses.

Atualmente, o valor do metro quadrado em Guaratuba, no litoral do Paraná, está em R$ 11.540,00, ou seja, esse valor ainda terá um acréscimo nos próximos anos quando a obra já estiver concluída, o que faz encher os olhos dos investidores locais.

Infraestrutura

Nos bastidores, além da questão imobiliária, onde pode atrair novos investimentos na região, o governo paranaense aposta na chance de valorizar uma região do litoral.

O entendimento é que a Ponte de Guaratuba irá facilitar o dia-a-dia da população em vários quesitos, entre eles, o turismo local.

Autoridades paranaenses acreditam que o local é valioso para o estado e o litoral precisa dar uma resposta aos seus concorrentes, principalmente de Santa Catarina, que costuma atrair muitos visitantes na época de verão.

Briga judicial

Como em toda obra mais profunda em solo brasileiro, a guerra entre a Justiça e o Governo ganharam o seu espaço. Logo depois da aprovação da licitação para o início das obras, o Ministério Público Federal barrou a construção da Ponte de Guaratuba e alegou que, devido a construção ser no mar, ela precisaria de um estudo ambiental e analisar os impactos que as obras iriam causar.

O Governo do Paraná entrou em ação de forma rápida e conseguiu recorrer da decisão. Além de contar com o apoio dos moradores e associações locais, a justificativa foi que a construção da ponte seria benéfica para moradores e turistas que desejam acessar o local.

Obras

Em meio aos debates nos tribunais, o Governo do Paraná conseguiu ganhar o braço de ferro e iniciou a construção da Ponte no início de abril deste ano. Atualmente, o status é de implementar a estrutura no mar nos próximos meses para dar a estabilidade ao restante da ponte.

Assim que a estrutura estiver presa ao solo, o próximo passo será construir a pista e, na sequência, a parte arquitetônica. A ponte terá a extensão de 1.244 metros, vai custar R$ 386,9 milhões e o prazo de execução é de dois anos.

Ainda de acordo com as informações do governo, a Ponte de Guaratuba terá quatro faixas de tráfego e calçadas com ciclovias em ambos os lados com três metros de largura.

A chegada ao local será pelo bairro de Caieiras. Além disso, no geral, com toda a extensão da ponte e mais as obras de infraestrutura para o motorista chegar nela, o trajeto terá mais de três mil quilômetros. Sendo assim, a Ponte de Guaratuba será um marco no litoral paranaense e pode se tornar um divisor de águas para o turismo do estado e região nos próximos anos.

MARCADO:
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile