Ligue-se a nós

Paranaguá

X Festpar encerra após maratona de peças

Evento ocorreu durante sete dias no Rachel Costa

Publicado

no

Vencedores do X Festpar

O X Festival de Teatro de Paranaguá (Festpar) foi encerrado na sexta-feira (1º), premiando os participantes eleitos pelo júri. O evento, que é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), completou também 10 anos de criação, e, neste ano, durante sete dias, 14 peças foram encenadas. O público ficou encantado.

O secretário de Cultura e Turismo disse que o Festpar alavanca o teatro e oferece oportunidade aos participantes em mostrar o trabalho que exercem. “Contamos com a estrutura de um teatro à disposição da comunidade, e fico contente quando é usufruído desta maneira. O prefeito Marcelo Roque entende que o fomento à cultura e à arte é importante para a sociedade; por isso, acreditamos que o Festpar tem um papel fundamental”, comentou Harrison Camargo.

O diretor do teatro, Gláucio Ayrton, agradeceu o empenho de toda a equipe na organização do décimo Festpar. Para ele, o empenho e a união fizeram a diferença nesta edição. “O grande espetáculo faz quem também está nos bastidores, e, desta forma, precisamos reconhecer os profissionais que trabalham na coxia. Parabéns aos artistas que passaram por este palco!”, exclamou.

JURADOS E CATEGORIAS
Quem ficou responsável por eleger os melhores espetáculos, atriz, ator, cenário e até sonoplastia, foram os jurados Jhonata Abreu Coelho, Alex Ferraz e Mariana Zanette, sendo que ao todo 11 categorias foram avaliadas.

Peça Árvores de Pérolas leva prêmio de melhor espetáculo

CONFIRA A LISTA DE PREMIADOS

  • MELHOR ATOR COADJUVANTE: Lucas de Paula pela peça Árvores de Pérolas
  • MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Ane Caroline pela peça Árvores de Pérolas
  • MELHOR DIREÇÃO: Árvores de Pérolas
  • MELHOR ATOR/ATRIZ REVELAÇÃO: Nívea Santiago pela peça ‘Liberdade, Liberdade’
  • MELHOR CENÁRIO: Árvores de Pérolas
  • MELHOR ATOR: Breno Oberdam pela peça Quem casa quer Casa
  • MELHOR ATRIZ: Laura Siza pela peça Árvores de Pérolas
  • MELHOR FIGURINO: Árvores de Pérolas
  • MELHOR ILUMINAÇÃO: Liberdade, Liberdade
  • MELHOR SONOPLASTIA: Árvores de Pérolas

Na categoria de melhor espetáculo, foram escolhidos a Colônia Cecília (3ª colocação), Liberdade, Liberdade (2º lugar), e como campeã a peça Árvores de Pérolas. O Troféu François Rios também homenageou o ator Alesson Lima.

VENCEDORES DO X FESTPAR
 

Anúncio

Paranaguá

Homem que ‘passou a mão’ em menina no Rocio é encontrado morto na cadeia

Ele havia sido preso na noite de domingo

Publicado

no

Por

O homem de 52 anos, que foi preso na noite de domingo (17), em Paranaguá, acusado de ter ‘passado a mão’ em uma adolescente de 12 anos na Festa do Rocio, foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (19) em uma cela na cadeia pública de Paranaguá.

As circunstâncias da morte dele, que era morador na vila São Vicente, ainda não foram esclarecidas. A princípio, o homem teria se enforcado.

O corpo do detento foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Levantamento do Agora Litoral mostra que o homem já tinha sido acusado do mesmo crime em 2016.

NOTÍCIA RELACIONADA

Homem de 52 anos é preso após ‘passar a mão’ em menina na Festa do Rocio

Continuar Lendo

Paranaguá

Mais uma farmácia é assaltada e rapaz tem o celular roubado no Aeroparque

Criminalidade está em alta na cidade-mãe

Publicado

no

Por

A cidade de Paranaguá enfrenta uma onda de furtos e roubos sem precedentes. A todo momento um local é arrombado, uma pessoa é assaltada. E a bandidagem não escolhe hora para cometer os crimes.

Além do tráfico de drogas que assola o município e o expressivo número de homicídios registrados este ano, o medo de assalto começa a incomodar a população.

Apesar do expressivo número de prisões feitas pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, esse trabalho é visto como uma espécie de ‘enxuga gelo’.

Não raro, muitos dos presos voltam às ruas em questão de dias. E retornam a praticar crimes.

Entre tantos registros, escolhemos dois, ocorridos num curto espaço de tempo, para exemplificar.

Na noite de segunda-feira (18), mais uma farmácia foi assaltada. Na madrugada desta terça-feira (19), um rapaz teve o celular levado nas imediações do Aeroparque.

FARMÁCIA

Passava um pouco das 22h30 da segunda-feira, quando uma farmácia, localizada na Avenida Bento Rocha, Vila Guarani, foi assaltada por um homem portando uma arma de fogo.

Um funcionário do estabelecimento informou aos policiais militares que atenderam a ocorrência que um indivíduo de pele morena, com aproximadamente 1,80 de estatura, aproximou-se do caixa e, armado, anunciou o assalto. Após pegar o dinheiro que estava na gaveta da máquina registradora, o assaltante fugiu.

Os PMs receberam também a descrição das roupas que o bandido usava, fizeram patrulhamento pelas imediações, mas não encontraram o autor do delito.

AEROPARQUE

Um pouco mais tarde, no início da madrugada desta terça-feira, um rapaz foi assaltado quando caminhava pelas imediações do Grêmio Recreativo José Vicente Elias, no Aeroparque, em Paranaguá. A vítima, de 19 anos, acionou a Polícia Militar para dar atendimento à ocorrência.

Em suas declarações, o jovem contou que, por volta da 0h45, foi abordado por dois indivíduos ocupando uma bicicleta. Fazendo ameaças, os marginais levaram seu telefone celular. Os policiais militares realizaram patrulhamento pela região, mas nenhum suspeito foi localizado.

Continuar Lendo

Paranaguá

Porto faz novo embarque recorde de grãos em um único navio

Serão 89 mil toneladas de farelo de soja

Publicado

no

Por

Navio tem 254 metros de comprimento

O Porto de Paranaguá faz nesta semana a segunda maior operação de granéis de sua história em um único navio. Serão 89 mil toneladas de farelo de soja, carregadas no Kang Xin Hai, que tem 254 metros de comprimento e segue para o porto de Amsterdã, na Holanda. A operação movimenta o equivalente a 3 mil caminhões de produto e o embarque durará sete dias.

Com bandeira panamenha, o gigante atracou no dia 13 desse mês, vindo de Cingapura. Até o final da manhã desta segunda-feira (18), haviam sido carregadas 50.581 toneladas de grãos.

“A escolha de Paranaguá para uma movimentação deste porte considera que temos capacidade e agilidade de escoamento. Não se trata apenas de receber o navio e ter estrutura de cais, mas também toda a parte de armazéns, esteiras de transporte, chegada organizada dos caminhões e qualidade na classificação dos produtos”, destaca o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira.

O carregamento é realizado no super berço 2014, que opera no sistema em pool, único no Brasil que permite que um mesmo navio receba mercadorias de diferentes produtores. A carga que vai encher os porões do Kang Xin Hai sairá de três terminais: Cotriguaçu (25 mil toneladas), Coamo (48,5 mil toneladas), Cargill (15,5 mil toneladas).

HISTÓRICO – Em maio deste ano, o Porto de Paranaguá recebeu o navio chinês Lan Hua Hai, também com 254 metros de comprimento – o equivalente a dois campos de futebol como o do Estádio Maracanã. A diferença entre o navio chinês e o panamenho está no embarque. O primeiro embarcou 90 mil toneladas, uma a mais que esse que atracou na semana passada.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.