Ligue-se a nós

Paranaguá

Técnica de enfermagem recebe alta após oito dias internada no Regional

Elimare Aparecida Santos da Paixão venceu a Covid.

Publicado

no

Uma técnica de enfermagem diagnosticada com Covid-19 recebeu alta do Hospital Regional do Litoral (HRL) na terça-feira (28), após ficar oito dias internada.

Elimare Aparecida Santos da Paixão, de 51 anos, trabalha há 10 anos no HRL e atua na linha de frente de combate ao coronavírus. A instituição é referência no tratamento da doença no Litoral, que atende sete municípios.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância do trabalho dos profissionais que estão atuando nas unidades hospitalares do Paraná, que renunciam até mesmo ao convívio com familiares para atender a população.

“Mesmo tomando todos os cuidados e seguindo minuciosamente os protocolos de segurança dentro do hospital, esses trabalhadores acabam sendo os mais expostos ao vírus. Apesar disso, estão trabalhando incansavelmente com um único propósito, que é salvar vidas”, afirmou.

DIAGNÓSTICO – A técnica de enfermagem conta que os sintomas começaram fracos e que imaginou que fosse um resfriado. No entanto, logo a febre apareceu e então a primeira consulta com os colegas de trabalho foi realizada. A tomografia apresentou os primeiros sinais de que poderia ser a Covid-19, confirmado pelo exame RT-PCR.

“O atendimento foi rápido e eficaz, isso é o que conta neste primeiro momento. Independente de ser funcionária do HRL, o cuidado e a responsabilidade da equipe médica foi o mesmo com os demais pacientes. Agradeço aos meus colegas do hospital; minha passagem por lá como paciente serviu para refletir e agradecer”, disse Elimare.

Elimare venceu a Covid (Foto reprodução JB Litoral)

LINHA DE FRENTE – Para o melhor enfrentamento neste momento de crise, a equipe de educação permanente, em conjunto com o serviço de psicologia da unidade, montou uma rede de apoio emocional para os profissionais que estão diretamente ligados ao atendimento da doença e também aos profissionais do Pronto Socorro.

“Temos reuniões semanais com psicólogos, onde os profissionais podem participar presencialmente, também foi disponibilizado o atendimento individualizado pelo WhatsApp, para amenizar e dar suporte mental aos colaboradores que estão na linha de frente”, contou a diretora de Enfermagem do HRL, Thaissa Duque Figueira.

INVESTIMENTOS – O HRL, que antes da pandemia possuía 14 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), conta atualmente com 34 leitos de UTI. Destes, 20 são exclusivos para atendimento da Covid-19, além de outros cinco leitos de cuidados intermediários, todos com equipes multiprofissionais e especializadas.

A estrutura do hospital também faz parte da política de enfrentamento adotada pelo Governo do Estado de ampliar as estruturas próprias, especialmente pela referência na região do Litoral.

A unidade tem gestão da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) e atende os municípios da 1ª Regional de Saúde do Litoral, com uma população flutuante de 450 a 700 mil habitantes.

Segundo o presidente da Funeas, Marcello Augusto Machado, o investimento para o HRL, além da ampliação e manutenção dos leitos exclusivos para pacientes com coronavírus por parte da Secretaria de Estado da Saúde, ainda contemplou equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais, além de outros parceiros.

“Nós recebemos vários investimentos em equipamentos específicos de empresários que atuam no Porto de Paranaguá, que foram utilizados para adequação e adaptação do espaço físico para a implantação dos leitos e equipamentos. O Estado participou desta reestruturação com a disponibilização de profissionais e insumos médicos e outros investimentos robustos”.

RECUPERADOS – Dados oficiais do boletim epidemiológico da Sesa mostram que hoje no Paraná, dos 70.155 casos confirmados de coronavírus, 36.660 já estão recuperados.

Paranaguá

Homem invade a casa da ex e é preso pela Patrulha Maria da Penha

Ação da GCM foi na tarde de terça-feira, no Nilson Neves

Publicado

no

Por

Na tarde de terça-feira, 26, agentes da Guarda Civil Municipal prenderam em flagrante, na cidade de Paranaguá, um homem de 46 anos acusado de violência doméstica. A ação ocorreu no bairro Nilson Neves.

Conforme a ocorrência, por volta das 13h uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM foi acionada para atender uma mulher de 52 anos, que relatou que seu ex-marido tinha invadido sua residência sem autorização e estava fazendo ameaças.

De imediato as agentes da GCM foram ao local e encontraram o homem alterado. Ele acabou preso e, na sequência, foi encaminhado ao plantão da Delegacia Cidadã para a elaboração do flagrante, conforme previsto na Lei Maria da Penha.

Continuar Lendo

Paranaguá

Motociclista morre após colidir com caminhão na Costeira

Acidente fatal foi no final da manhã desta quinta-feira

Publicado

no

Por

Na Avenida Coronel Jose Lobo, bairro Costeira, em Paranaguá, um rapaz de 28 anos morreu no final da manhã desta quinta-feira (21), em decorrência de um acidente de trânsito. Geovane Assunção Cordeiro (FOTO) pilotava uma motocicleta Honda XRE 190 que colidiu na lateral de um caminhão Ford Cargo 2622, e morreu no local.

Por volta das 11h, equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Civil Municipal se deslocaram em atendimento ao acidente e, ao chegarem, foi verificado que o piloto da moto estava em óbito.

Ao ser ouvido pelos policiais militares, o motorista do caminhão, de 31 anos, relatou que trafegava em serviço de uma empresa de locação de máquinas pela José Lobo, sentido área portuária, e que ao fazer a conversão à esquerda para avançar a Rua Baronesa do Cerro Azul foi surpreendido por uma motocicleta que vinha no sentido contrário da avenida e não teve como evitar a colisão.

O local do acidente foi isolado pelos polícias para as análises da Polícia Científica e, em seguida, o corpo de Geovane recolhido pelo IML de Paranaguá para exames complementares. O rapaz era morador na Ilha dos Valadares.

O motorista do caminhão foi submetido ao teste do etilômetro, que deu resultado negativo para o consumo de álcool. Em seguida, ele foi conduzido ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá pelos militares para prestar esclarecimentos sobre o acidente.

O caminhão, que estava em situação regular, foi liberado no local para o responsável.

Continuar Lendo

Paranaguá

ROMU prende mulher por tráfico de drogas ao verificar situação de danos em academia ao ar livre

Foi na madrugada desta quinta-feira, na Vila Guarani

Publicado

no

Por

Na madrugada desta quinta-feira (21), agentes da Guarda Civil Municipal prenderam uma mulher por envolvimento com o tráfico de drogas na cidade de Paranaguá. A ação resultou na apreensão de 19 buchas de cocaína.

De acordo com a ocorrência, por volta das 3 horas uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) foi acionada pela Central de Controle Operacional (CCO), para verificar uma possível situação de depredação dos equipamentos da academia ao ar livre localizada na Rua Tupinambá, na Vila Guarani.

De imediato os agentes foram ao local e abordaram três homens e uma mulher, mas não foi confirmada a situação de danos no patrimônio público. No entanto, próximo a um equipamento da academia, os guardas civis localizaram uma pequena bolsa contendo um invólucro plástico com as buchas de cocaína.

Durante a ação, através das imagens do sistema de monitoramento Muralha Digital da Secretaria Municipal de Segurança, foi verificado que quem tinha dispensado o acessório no local era a mulher, identificada como Kamila Costa Oliveira, de 20 anos.

Segundo a ocorrência, em seguida a jovem assumiu a propriedade do entorpecente, informando que estava no local para comercializar as substâncias.

Como, com os outros abordados nada de ilícito foi encontrado, eles foram liberados no local., enquanto Kamila acabou presa e foi encaminhada, junto com os entorpecentes, ao plantão da Delegacia Cidadã para serem tomadas as providências necessárias. Ela já tinha passagem pelo mesmo delito.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.