Ligue-se a nós

Paranaguá

Sindicato dos Servidores Municipais pede que prefeito reavalie o projeto Tarifa Zero

SISMUP diz que sequer foi convidado a discutir proposta enviada à Câmara

Publicado

no

O Sindicato dos Servidores Municipais de Paranaguá-SISMUP quer que o prefeito Marcelo Roque retire de pauta o projeto de lei enviado à Câmara Municipal que institui a gratuidade do transporte coletivo no município (Tarifa Zero).

Pedido nesse sentido foi encaminhado à Prefeitura nesta sexta-feira (3/12) pela presidente da entidade, Janete Isabel Passos, solicitando que o projeto seja amplamente discutido, principalmente pelo órgão que representa os servidores do Município.

O SISMUP lembrou ao Prefeito que sequer foi convidado para a construção da proposta de gratuidade do transporte público, “uma vez que existem dezenas de particularidades que, se não compreendidas e respeitadas, violarão direitos constitucionais de todos servidores integrantes da categoria”.

ARGUMENTOS
Entre outras alegações, o sindicato ressaltou que existem milhares de servidores públicos municipais que não utilizam o transporte público em razão da precariedade do serviço como também outros tantos que utilizam a Indenização de Transporte (que, pelo projeto, será revogada) para se locomoverem até seus postos de trabalhos, com veículo próprio ou transporte público intermunicipal que, pelo texto do projeto de lei, não estará contemplado com a gratuidade que se pretende.

O SISMUP salientou que os servidores do Município utilizam a Indenização de Transporte para o abastecimento de veículos próprios, aquisição de bicicletas, bicicletas elétricas e ainda, eventualmente, para pagar o seu transporte, seja de táxi ou aplicativo.

Ainda de acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Paranaguá, apesar da relevância da proposta de gratuidade no transporte coletivo ela não atende a totalidade das localidades e, tampouco, concentra soluções de transporte bairro a bairro, o que prejudicaria tanto os servidores da Educação como da Saúde, por exemplo.

Por último, o SISMUP lembra ao prefeito Marcelo Roque que a tentativa de confinamento da população em um único modal de transporte forçará a exposição de todos os usuários – entre eles os servidores municipais – ao vírus Covid-19, num período de pandemia, agravada com a iminente propagação de uma nova variante (Ômicrom).

“Com a aprovação desse projeto de lei, no mínimo, teremos aproximadamente 5.000 servidores públicos municipais obrigados a utilizar o serviço de transporte coletivo urbano de passageiros no município de Paranaguá. Não estamos num momento de obrigar todos os servidores públicos municipais a tanta exposição às mazelas do vírus Covid-19”, destaca a correspondência.

CLIQUE AQUI e veja a íntegra da correspondência enviada ao Prefeito

Janete Passos, presidente do SISMUP

Nota da Redação: A proposta de implantação da Tarifa Zero em Paranaguá, que seria votada nesta sexta-feira (3/12) na Câmara dos Vereadores, recebeu pedido de Vistas (prazo de três dias para análise) pelo vereador Henrique Almada (MDB) e deverá voltar à pauta semana que vem.

Clique para comentar

Deixe seu comentário!

Paranaguá

Taxista é rendido por criminosos com faca e tem carro levado em assalto

Táxi abandonado foi encontrado pela PM na Vila São Jorge

Publicado

no

Por

Um taxista de Paranaguá passou por maus momentos, no final da noite de segunda-feira (24/01). Ele foi abordado por três homens, um deles armado com faca, no ponto de táxi do supermercado Bavaresco, no Parque São João.

Segundo o que o motorista relatou para a Polícia Militar, os criminosos o colocaram no banco traseiro do veículo e seguiram até a região conhecida como Areal, onde ele foi liberado. O trio levou o carro, dois celulares e R$ 400.

Ainda de acordo com o taxista, a todo momento, sob ameaça de uma faca, ele recebia ordens para manter os olhos fechados, para não ter contato visual com os criminosos.

Assim que o deixaram num lugar escuro, os bandidos seguiram sentido a empresa Sadia. Logo depois, o motorista pediu ajuda em uma chácara no bairro Embocuí e acionou a Polícia Militar.

TÁXI RECUPERADO
O táxi, um VW Gol, de cor prata, foi localizado pela PM. Ele estava abandonado, na Rua João Gomes do Prado, na Vila São Jorge. O carro estava trancado e sem as chaves.

O automóvel foi entregue ao seu proprietário.

Continuar Lendo

Paranaguá

Carro furtado é detectado por câmeras e suspeito preso pela ROMU

Ação da GCM aconteceu quarta-feira na região do Aeroparque

Publicado

no

Por

Agentes da Guarda Civil Municipal recuperaram em Paranaguá, na noite de quarta-feira (19/01), um veículo Audi A3, com alerta de furto na cidade de Curitiba, depois que o automóvel passou por uma das câmeras de monitoramento do município.A OCORRÊNCIA – Por volta das 22 horas, uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) foi informada pela Central de Controle Operacional sobre o veículo, que estaria circulando em direção à área central da cidade. De imediato os agentes deram início às buscas e encontraram o automóvel saindo do estacionamento do Aeroparque.

Na abordagem, o motorista, um rapaz de 22 anos, alegou que o veículo pertencia a um amigo. Ele disse que havia buscado o carro em Curitiba e que estava levando para a casa do proprietário quando foi abordado.

No entanto, ao ser feita a consulta da placa do Audi, os guardas civis confirmaram o alerta de furto, registrado duas horas antes no centro de Curitiba.

Diante da situação, o rapaz, que não tinha passagem pela polícia, acabou preso por receptação e foi encaminhado, junto com o carro, ao plantão da Delegacia Cidadã, para a elaboração do flagrante.

Continuar Lendo

Paranaguá

Homem é preso pela Romu após arrombar distribuidora de bebidas na Estradinha

Ele foi preso mais uma vez na madrugada de quarta-feira (19)

Publicado

no

Por

Velho conhecido da polícia, Jorge Luis dos Santos Viana, o “Pezão”, de 29 anos, foi preso mais uma vez na madrugada de quarta-feira (19/01), em Paranaguá. Acusado de invadir um estabelecimento comercial na Rua Domingos Peneda, Estradinha, ele acabou detido pela Guarda Civil Municipal.

A ação foi realizada por uma equipe da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), que, por volta das 2h50, estava em patrulhamento de rotina quando uma mulher abordou a viatura relatando que sua distribuidora de bebidas tinha sido arrombada.

Na sequência, os agentes abordaram Jorge Luis, o qual foi flagrado próximo do estabelecimento portando um saco de lixo. Imediatamente foi realizada a abordagem e ao ser verificado o que o suspeito portava, foram encontrados vários produtos que ele não soube informar a procedência.

A comerciante foi chamada no local e reconheceu os objetos, como sendo do seu estabelecimento e, diante da situação, o abordado foi conduzido para o plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá. Jorge Luis acabou autuado em flagrante pelo crime de furto e, na sequência, foi encaminhado para a Cadeia Pública, onde ficou recolhido à disposição da Justiça.

Jorge Luis já tinha passagem pela polícia por furto e também por tráfico de drogas. Ao todo, foram recuperados 134 chips de telefone celular, 24 carteiras de cigarro, além de tubos de cola, pilhas para rádio, refis de inseticida, além de outros objetos.

VIDA NO CRIME

Jorge Luis já foi manchete no Agora Litoral. Veja:

Homem é preso ao subir em telhado de supermercado para praticar furto

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.