Ligue-se a nós

Paranaguá

Projeto Porto em Ação muda rotina da Ilha do Mel

Ideia é ampliar o projeto para outras comunidades

Publicado

no

Diversos serviços foram oferecidos

A empresa Portos do Paraná levou pela primeira vez o projeto Porto em Ação para além do continente. A comunidade beneficiada foi a de Encantadas, na Ilha do Mel.
Nesta quarta-feira (4), os moradores tiveram acesso a exames clínicos e vacinação, além de corte de cabelo, aulas de xadrez, orientações sobre qualidade de vida e atividades físicas.
A ideia é tornar a ação periódica em 2020 e estendê-la a outras comunidades, com o objetivo de estreitar a relação com a população que está na área de influência dos Portos de Paranaguá e Antonina.

As atividades são desenvolvidas em parceria com Sesc, Senac, 1ª Regional de Saúde do Estado, Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, Cia Ambiental e Abaline.
“A gente vem fortalecendo a relação com as comunidades”, destacou a bióloga e analista portuária da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich. De acordo com ela, o intuito é ampliar ainda mais esse envolvimento.

“A gente tem feito rodadas de conversas com os moradores das comunidades e diagnósticos socioambientais para começar o ano que vem com projetos para esses moradores”, disse Jaqueline.

Para o assessor da presidência da empresa, Felipe Chemure Neto, que vive na Ilha do Mel há mais de duas décadas, essa aproximação é fundamental. “Nós estamos num local que é de difícil acesso, então, o pessoal gosta e participa bastante”, apontou.
É o caso da moradora Cristine Gonzales. “Vim fazer exames e acho muito importante isso porque aqui não tem como fazer, tem que ir para a cidade”. Sabrina Pereira Jorge também participou. “Não é sempre que tem, na verdade é muito rara esse tipo de ação”, disse.
Parceiro da Portos do Paraná, o Sesc levou várias atividades aos moradores de Encantadas, entre elas a oficina de artesanato que envolve a reciclagem.
“Ficamos muito felizes pela receptividade que a população tem com a gente, é muito bom esse contato com o pessoal”, disse a técnica de Saúde e Ação Social do Sesc, Katiane Arndt.

Também parceiro, o Senac fez sucesso com os cortes de cabelos e penteados.
“As pessoas acabam se reunindo num mesmo local, conversando, conhecendo a estrutura e os demais cursos que o Senac oferece, como os de cabeleireiro, confeitaria, os cursos técnicos, e eles já saem com uma motivação a mais, a autoestima renovada através do cuidado a si mesmos”, destacou o técnico de Relações com o Mercado do Senac, Jaílson Ricardo Gonçalves.

As ações socioambientais da Portos do Paraná envolvem as populações residentes em São Miguel, Piaçaguera, Amparo, Eufrasina, Europinha, Ilha do Teixeira, Vila Maciel, Nova Brasília e Encantadas (Ilha do Mel) e Ilha dos Valadares. No continente, Pontal do Sul, Vila Guarani, Ponta da Pita, Praia dos Polacos e Portinho – as três últimas em Antonina.

Da AEN / Fotos: Portos do Paraná

Paranaguá

Homem invade a casa da ex e é preso pela Patrulha Maria da Penha

Ação da GCM foi na tarde de terça-feira, no Nilson Neves

Publicado

no

Por

Na tarde de terça-feira, 26, agentes da Guarda Civil Municipal prenderam em flagrante, na cidade de Paranaguá, um homem de 46 anos acusado de violência doméstica. A ação ocorreu no bairro Nilson Neves.

Conforme a ocorrência, por volta das 13h uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM foi acionada para atender uma mulher de 52 anos, que relatou que seu ex-marido tinha invadido sua residência sem autorização e estava fazendo ameaças.

De imediato as agentes da GCM foram ao local e encontraram o homem alterado. Ele acabou preso e, na sequência, foi encaminhado ao plantão da Delegacia Cidadã para a elaboração do flagrante, conforme previsto na Lei Maria da Penha.

Continuar Lendo

Paranaguá

Motociclista morre após colidir com caminhão na Costeira

Acidente fatal foi no final da manhã desta quinta-feira

Publicado

no

Por

Na Avenida Coronel Jose Lobo, bairro Costeira, em Paranaguá, um rapaz de 28 anos morreu no final da manhã desta quinta-feira (21), em decorrência de um acidente de trânsito. Geovane Assunção Cordeiro (FOTO) pilotava uma motocicleta Honda XRE 190 que colidiu na lateral de um caminhão Ford Cargo 2622, e morreu no local.

Por volta das 11h, equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Civil Municipal se deslocaram em atendimento ao acidente e, ao chegarem, foi verificado que o piloto da moto estava em óbito.

Ao ser ouvido pelos policiais militares, o motorista do caminhão, de 31 anos, relatou que trafegava em serviço de uma empresa de locação de máquinas pela José Lobo, sentido área portuária, e que ao fazer a conversão à esquerda para avançar a Rua Baronesa do Cerro Azul foi surpreendido por uma motocicleta que vinha no sentido contrário da avenida e não teve como evitar a colisão.

O local do acidente foi isolado pelos polícias para as análises da Polícia Científica e, em seguida, o corpo de Geovane recolhido pelo IML de Paranaguá para exames complementares. O rapaz era morador na Ilha dos Valadares.

O motorista do caminhão foi submetido ao teste do etilômetro, que deu resultado negativo para o consumo de álcool. Em seguida, ele foi conduzido ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá pelos militares para prestar esclarecimentos sobre o acidente.

O caminhão, que estava em situação regular, foi liberado no local para o responsável.

Continuar Lendo

Paranaguá

ROMU prende mulher por tráfico de drogas ao verificar situação de danos em academia ao ar livre

Foi na madrugada desta quinta-feira, na Vila Guarani

Publicado

no

Por

Na madrugada desta quinta-feira (21), agentes da Guarda Civil Municipal prenderam uma mulher por envolvimento com o tráfico de drogas na cidade de Paranaguá. A ação resultou na apreensão de 19 buchas de cocaína.

De acordo com a ocorrência, por volta das 3 horas uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) foi acionada pela Central de Controle Operacional (CCO), para verificar uma possível situação de depredação dos equipamentos da academia ao ar livre localizada na Rua Tupinambá, na Vila Guarani.

De imediato os agentes foram ao local e abordaram três homens e uma mulher, mas não foi confirmada a situação de danos no patrimônio público. No entanto, próximo a um equipamento da academia, os guardas civis localizaram uma pequena bolsa contendo um invólucro plástico com as buchas de cocaína.

Durante a ação, através das imagens do sistema de monitoramento Muralha Digital da Secretaria Municipal de Segurança, foi verificado que quem tinha dispensado o acessório no local era a mulher, identificada como Kamila Costa Oliveira, de 20 anos.

Segundo a ocorrência, em seguida a jovem assumiu a propriedade do entorpecente, informando que estava no local para comercializar as substâncias.

Como, com os outros abordados nada de ilícito foi encontrado, eles foram liberados no local., enquanto Kamila acabou presa e foi encaminhada, junto com os entorpecentes, ao plantão da Delegacia Cidadã para serem tomadas as providências necessárias. Ela já tinha passagem pelo mesmo delito.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.