Ligue-se a nós

Paranaguá

Prefeitura renova convênio com o projeto “Porto Escola”

Projeto já beneficiou mais de 2.120 alunos

Publicado

no

Assinatura aconteceu na tarde de terça-feira

A Prefeitura de Paranaguá renovou, na tarde desta terça-feira (10), o convênio com o projeto Porto Escola, que em 2019 já beneficiou 2.120 alunos do 5º ano da rede municipal.

O objetivo da ação pedagógica é capacitar professores e estudantes sobre a atividade portuária e sua importância social, econômica e ambiental para a cidade, para o Estado e para o país.

A assinatura do termo de cooperação mútua ocorreu no gabinete do presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, empresa pública responsável pelo projeto.

Participaram do ato, a secretária municipal de Educação, Vandecy Dutra, representando o prefeito Marcelo Roque, e o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim. Também estavam presentes o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana, e os analistas responsáveis pelo projeto, Jaqueline Dittrich e Rafael Salles Cabreira.

Secretária Vandecy Dutra representou o prefeito

O prefeito Marcelo Roque destacou que é uma parceria “muito importante do porto com a Secretaria de Educação, que gera a oportunidade para nossas crianças entenderem um pouco do que é esta atividade”.

“É o quinto ano que estamos juntos e fico feliz por nossas crianças poderem tirar proveito disso. E também tendo um concurso (de desenho) ao final do projeto e o passeio de barco pela nossa baía. Essa integração é importantíssima”, comentou o prefeito.

Para o presidente dos Portos do Paraná a iniciativa segue diretrizes do governador Ratinho Júnior, buscando integração com a comunidade.

“Embora haja limitações legais que impedem a realização de maiores ações, quando há oportunidade, como o projeto Porto Escola, é um prazer nosso inserir a nova geração no contexto portuário, para que eles entendam nossa realidade e, quem sabe, desperte grandes e novos profissionais atuantes na área portuária do Paraná”, declarou Luiz Fernando Garcia da Silva.

Ainda conforme o dirigente portuário, “a falta de conhecimento da própria realidade dificulta um pouco”.

“Essa conscientização do que é o porto, do que representa, não só para a economia local, mas nacional, aquilo que o porto traz de benefício talvez compense o ônus. Nossa missão é diminuir o conflito porto-cidade, esse ônus que o porto traz, mas também ressaltar o bônus, que muitas vezes é esquecido”, completou o presidente Luiz Fernando.

De acordo com Vandecy Dutra é importante que os estudantes tenham contato com essa realidade portuária, que é bem parnanguara.

“Muitos pais dessas crianças trabalham com o porto e eles ficam naquela fantasia, sobre o que o fazem. Esse projeto traz as questões ambientais e a riqueza que o porto gera para o desenvolvimento de Paranaguá e do litoral”, comenta a secretária de Educação, que durante a cerimônia de assinatura recebeu da equipe dos Portos do Paraná placa com 13 desenhos de alunos da rede municipal vencedores de concurso do projeto Porto Cidade, que receberam como prêmio passeio de barco pela região portuária.

Atualmente o projeto Porto Escola beneficia estudantes de 38 unidades de ensino de Paranaguá. Desde 2015, quando foi iniciado, cerca de 9 mil alunos da rede municipal já participaram, tendo a oportunidade de conhecer as ações realizadas pelo porto, incluindo as que envolvem preservação ambiental. Também há participação de alunos da Escola Municipal de Educação Especial Professora Eva Cavani, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Leôncio Correia e Graciela Almada Dias, na Ilha dos Valadares.

Da PMP 

Paranaguá

Menor confessa que iria praticar assalto ao ser flagrado pela PM com réplica de pistola

Foi na noite de quinta-feira, na Vila Guarani

Publicado

no

Por

Em Paranaguá, um adolescente de 14 anos foi apreendido pela Polícia Militar na noite de quinta-feira, 18, com uma réplica de pistola. Ao ser abordado, ele confessou que iria usar o simulacro para praticar assaltos.

Conforme a ocorrência, por volta das 20h40, policiais militares de Rádio Patrulha estava em policiamento ostensivo pela Vila Guarani, quando, nas adjacências de um local onde havia ocorrido um homicídio na semana anterior, se deparou com dois indivíduos em uma bicicleta, sendo visualizado que um deles apresentava um volume suspeito em sua cintura.

Diante da situação, a equipe policial realizou a abordagem da dupla, verificando que um dos suspeitos era um adolescente de 14 anos, e que o outro tinha 18.

Durante a ação, foi localizada com o menor a réplica de pistola, a qual deveria possuir ponta com coloração laranja indicando simulacro, mas que tinha sido suprimida. Com o outro abordado nada de ilícito foi localizado.

Ao ser indagado do motivo de estar portando o simulacro, o adolescente relatou que pretendia utilizar para realizar ameaças e assaltos pela região. Ele ainda disse que estava com uma dívida e que precisava “levantar” um dinheiro para pagá-la.

Diante dos fatos, a equipe policial encaminhou os envolvidos à Delegacia Cidadã de Paranaguá, bem como, acionou o Conselho Tutelar para serem tomadas as devidas providências.

VEJA TAMBÉM

Idoso de 70 anos é preso em Matinhos condenado por estuprar a enteada

Continuar Lendo

Paranaguá

Homem é preso duas vezes no mesmo dia por ameaçar e perseguir a ex-mulher

Situação ocorreu no Jardim Eldorado; ele não aceitaria o fim da relação.

Publicado

no

Por

Um homem de 31 anos foi preso pela Guarda Civil Municipal, na tarde de quinta-feira (11), acusado de ameaçar e perseguir sua ex-companheira em Paranaguá. Ele já tinha sido detido pela manhã, pelo mesmo motivo.

Patrulha Maria da Penha atendeu a ocorrência

Tudo começou por volta das 17h10, quando agentes da Patrulha Maria da Penha da GCM foram acionadas pela Central de Comando Operacional (CCO), para averiguar uma situação de violência doméstica no bairro Jardim Eldorado.

Ao chegarem no local, que é o trabalho da vítima, a solicitante, de 25 anos, relatou que seu ex-companheiro havia proferido ameaças e xingamentos, mas que ele acabou saindo do local quando percebeu que a polícia tinha sido acionada.

No entanto, logo depois, com o apoio de uma equipe de motociclistas da GCM, o suspeito foi localizado e, diante da situação, acabou encaminhado à Delegacia Cidadã para que fossem tomadas as providências necessárias.

Durante a averiguação, as agentes constataram que, pela manhã, o homem já havia sido encaminhado à unidade policial por outra equipe da GCM, depois de ter sido denunciado por perseguir e ameaçar a vítima em uma escola na Ilha dos Valadares. Na ocasião, a mulher contou que o fato ocorreu pelo fato de que não querer reatar o relacionamento.

VEJA TAMBÉM

Morre no Hospital Regional do Litoral rapaz que se acidentou de moto em Paranaguá

Continuar Lendo

Paranaguá

Rapaz é ferido a tiros em roubo de moto em Alexandra

Foi na madrugada deste sábado; ele foi atingido na coxa e na panturrilha.

Publicado

no

Por

No bairro Alexandra, em Paranaguá, um rapaz de 25 anos foi ferido a tiros em um assalto na madrugada deste sábado (13). Ele foi encaminhado ao Hospital Regional do Litoral.

Por volta das 4h40, policiais militares de Rádio Patrulha encontraram a vítima na casa hospitalar, com lesões na coxa e panturrilha, provocados por disparos de arma de fogo.

O rapaz estava consciente e relatou aos militares que o fato se deu na Rua Savino Tripodi, por volta das 2h, quando transitava com sua motocicleta, uma Honda CG de cor preta, que não se recordava a placa.

O jovem disse que seguia em direção à BR-277, quando foi abordado por dois indivíduos em outra moto, que deram voz de assalto. Ele contou que ao tentar fugir foi alvejado pelos tiros e perdeu o controle da direção, caindo em uma área de mata.

A vítima narrou ainda que em seguida os criminosos subtraíram sua motocicleta e fugiram, tomando rumo ignorado. Socorrido pelo seu irmão, o rapaz foi levado hospital para cuidados médicos e disse ainda não reconhecer os autores do roubo, nem soube descrever suas características.

O caso foi registrado em boletim de ocorrência e a vítima orientada sobre as providências a serem tomadas.

VEJA TAMBÉM

Rapaz morto com tiro na cabeça em Antonina tinha extensa ficha criminal

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.