Ligue-se a nós

Paranaguá

Prefeito reforça importância da vacinação contra febre amarela

PROCURA PELA VACINA CAIU NOS ÚLTIMOS DIAS

Publicado

no

Agora Litoral
O prefeito Marcelo Roque esteve na Secretaria Municipal de Saúde recentemente para se inteirar da situação da pasta e, sobretudo, para atualizar as informações referentes à vacinação contra a febre amarela em Paranaguá. No entanto, ficou preocupado ao ser informado de que nos últimos dias houve uma diminuição na procura pelas doses nas unidades básicas. “A preocupação não pode esfriar. Temos que continuar muito atentos para essa prevenção”, advertiu ele.

De 28 de janeiro até o dia 6 de fevereiro foram vacinadas 8.139 pessoas em Paranaguá. A intensificação da aplicação das doses começou após o anúncio da suspeita da morte de 3 macacos em Antonina, que foi confirmada. No dia 1.º de fevereiro foi confirmado o primeiro caso em humano da doença, o que provocou alta procura nas unidades básicas, mas que vem decrescendo nos últimos dias. Na segunda-feira (04) foram vacinadas 1.055 pessoas, contra 328, na terça-feira, e 646 na quarta-feira (06).

“Peço que nossa população continue procurando nossas unidades básicas e se vacinando. Não podemos esquecer que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, também transmite a febre amarela e temos um número alto deste vetor em nossa cidade”, alertou o prefeito, durante visita que fez à secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A aplicação da vacina da febre amarela era rotina das unidades de saúde, sendo oferecida uma vez por semana, exceto na Gabriel de Lara, onde poderia ser feita todos os dias. Após o anúncio da suspeita de morte de macacos em Antonina o prefeito Marcelo Roque determinou que as doses fossem oferecidas em todos os postos em horário comercial (8h às 17h) e também nas 7 que atuam com horário estendido (das 18h às 23h). São elas: Alexandra, Jardim Iguaçu, Vila Divinéia (Branquinho), Serraria do Rocha, Gabriel de Lara, Vila Garcia e Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes).

SISTEMA
Somente a partir de 2015 é que o Ministério da Saúde criou um sistema para integrar os dados referentes à vacinação da febre amarela. Antes disso não havia o registro oficial de quem já tinha sido imunizado com a dose, o que dificulta a obtenção de números reais referentes aos que já foram imunizados.

Essa dificuldade também levou o prefeito Marcelo Roque a determinar que os agentes comunitários de saúde façam a busca ativa de pessoas que já tenham sido vacinadas. Comprovando a aplicação, por meio de carteira, os dados são recolhidos e são inseridos no sistema, para melhorar os dados relativos à cobertura vacinal.

QUEM PODE SE VACINAR?
Podem receber a vacina contra a febre amarela pessoas com idade entre 9 meses e 60 anos incompletos. Quem estiver acima desta faixa etária, gestantes e mulheres que estejam amamentando bebê com até seis meses só podem ser imunizadas se tiverem indicação médica.

Não podem fazer a vacina pessoas com imunossupressão secundária à doença ou terapias imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia, corticóides acima de 2mg/dia). E ainda, pacientes que fazem uso de medicações anti-metabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença, transplantados e pacientes com doença oncológica em quimioterapia, pessoas com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma)

Pessoas vivendo com HIV/AIDS com imunodeficiência grave também não podem receber a dose, bem como quem tiver reação alérgica grave ao ovo.

Da PMP

Paranaguá

Rapaz com braço amputado é baleado com tiro na cabeça no Cominese

Câmeras de monitoramento flagraram a tentativa de homicídio

Publicado

no

Por

Na madrugada desta terça-feira, 23, um rapaz que tem o braço amputado devido a um acidente ferroviário, foi vítima de uma tentativa de homicídio no Conjunto Cominese, em Paranaguá.

O rapaz, que se encontrava com um skate, foi alvejado com um tiro na cabeça por um homem que estava em uma bicicleta, conversando na Rua Manoel Cardoso de Araújo.

Câmeras de monitoramento na região registraram o momento do crime. Após entregar um objeto ao homem que estava na bicicleta, aparentando ser uma corrente, o atirador puxou uma arma e efetuou um tiro à queima roupa contra a vítima e fugiu em seguida.

Moradores, quando ouviram o disparo na rua, foram verificar o que estava acontecendo e encontraram a vítima caída. Uma equipe do Samu foi ao local e socorreu o rapaz, que foi levado para o Hospital Regional do Litoral.

Guarnições da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal também foram ao local e durante as diligências localizaram na rua um estojo de munição calibre 9mm. Ainda foram realizados patrulhamento pela região, mas o autor do atentado não foi localizado.

Continuar Lendo

Paranaguá

Motorista invade preferencial, bate em carro e foge sem prestar socorro

Foi na noite de domingo (21); duas pessoas ficaram feridas.

Publicado

no

Por

Na noite de domingo (21), o motorista de um Fiat Palio invadiu uma via preferencial no bairro Bockmann, em Paranaguá, bateu em outro automóvel e, logo depois, fugiu sem prestar socorro. Duas pessoas ficaram feridas.

O acidente ocorreu por volta das 18h48 no momento em que um VW Gol, que trafegava pela Rua Manoel Pereira, ao chegar no cruzamento, foi atingido na lateral pelo Palio, que seguia em direção à Avenida Ayrton Senna pela outra via e cruzou a preferencial.

As duas passageiras do Gol ficaram feridas, sendo uma delas encaminhada ao Hospital Regional do Litoral, enquanto a outra foi levada para a UPA. Elas foram liberadas após atendimento médico. O condutor do Palio, logo depois da batida, chegou a abrir a porta do carro, mas em seguida manobrou o veículo e deixou o local.

Câmeras de monitoramento registraram o momento do acidente.

Continuar Lendo

Paranaguá

Rapaz é preso após ser flagrado entregando droga para motoboy na frente de casa

Na ação foram apreendidas porções de maconha, comprimidos de ecstasy e uma arma de fogo

Publicado

no

Por

Na tarde de sábado, 20, na cidade de Paranaguá, policiais militares do 9º Batalhão prenderam Wellington Henrique Duarte, de 28 anos, por envolvimento com o tráfico de drogas. Na ação foram apreendidas porções de maconha, além de comprimidos de ecstasy e uma arma de fogo. O outro suspeito foi detido.

Tudo começou por volta das 16h30, quando uma equipe da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) durante policiamento de rotina pela Vila Divineia, em frente uma residência apontada como ponto de comércio de drogas na Rua Germano Crispim de Oliveira, avistou um motoboy pegando um invólucro de Wellington, que estava no portão do imóvel.

Ao sair do local o motoboy tentou mudar o curso do seu trajeto, sendo então abordado pelos militares e com ele localizado um pedaço médio de maconha embalada em plástico filme. Logo depois, ele confessou que tinha acabado de comprar o entorpecente.

Em seguida, os policiais foram até a residência e abordaram Wellington, que acabou confessando que comercializava drogas. Na sequência, dentro do imóvel, os policiais encontraram um revólver calibre 32 carregado com uma munição intacta, além de uma balança de precisão, dois rolos de plástico filme, R$ 600, 7 buchas de maconha e 19 comprimidos de ecstasy.

Diante da situação, os dois envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã, junto com tudo que foi apreendido, sendo Wellington autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.