Ligue-se a nós

Paranaguá

Prefeito alerta população para se vacinar contra a febre amarela

MARCELO NÃO QUER NOVA EPIDEMIA NA CIDADE

Publicado

no

Agora Litoral
O prefeito Marcelo Roque concedeu entrevista coletiva à imprensa de Paranaguá na manhã desta segunda-feira (8) para alertar a população sobre a importância de se vacinar contra a febre amarela. Na última quinta-feira (4) a Secretaria de Estado da Saúde confirmou o primeiro caso da doença na cidade.

Trata-se de uma menina, de 11 anos, que mora no bairro Jardim Figueira e foi diagnosticada no final de janeiro. A confirmação veio dois meses depois, mas ela já passou por tratamento e está bem de saúde.

Participaram da coletiva de imprensa: o presidente da Câmara Municipal, vereador Waldir Leite, o diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu, a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, além de outros secretários, e repórteres de diversos veículos de informação locais.

Assim que houve a suspeita do caso, ainda em janeiro, a equipe de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizou o procedimento chamado de “bloqueio” na região onde reside a menina infectada.

Foi feita aplicação de inseticida com bomba costal para eliminar o mosquito Aedes Aegypti (que transmite além da febre amarela, também a dengue, zika e chikungunya) na forma alada (voando). Para diminuir também a população de larvas houve remoção mecânica de criadouros e orientação aos moradores.

Anúncio

“Não queremos que Paranaguá volte a ter uma epidemia como a que houve em 2016 com a dengue, que resultou em 30 mortes. Por este motivo peço que nossa população continue se vacinando”, alertou o prefeito.
VACINA ESTÁ DISPONÍVEL
A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Paranaguá, das 8h às 17h. A Prefeitura de Paranaguá facilitou a vida principalmente das pessoas que trabalham o dia inteiro, oferecendo a dose também nos postos que funcionam com horário estendido, das 18h às 23h. São eles: Alexandra, Vila Garcia, Gabriel de Lara, Branquinho (Vila Divinéia), Serraria do Rocha, Jardim Iguaçu e Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes).

AÇÕES DE COMBATE
Desde o início de 2017 a Prefeitura de Paranaguá vem realizando ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foram mutirões de limpeza e bastante conscientização. Foram duas campanhas publicitárias para alertar a população. Na primeira o apelo foi para que houvesse a prevenção como forma de proteger as pessoas amadas da família. A última, e a mais contundente delas, reproduziu a cena de um velório, com o lema “não adianta fingir que não é com você”. VEJA:

“Não podemos esquecer dessas pessoas. Não queremos ter mais mortes em nossa cidade. Temos como prevenir a dengue, a febre amarela, a zika e o chikungunya. Basta não deixarmos o Aedes Aegypti se proliferar na cidade”, advertiu a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, que também participou da coletiva.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde tem um contingente com 60 agentes de endemias para realizar o combate ao mosquito Aedes Aegypti em Paranaguá. Eles estão distribuídos em 8 diferentes regiões da cidade e levam diariamente à população informação e auxílio para a eliminação dos criadouros do inseto.

“O combate ao Aedes Aegypti é um esforço que tem que contar com o apoio total da população, porque sozinha a Prefeitura não têm êxito. Estima-se que 90% dos criadouros esteja nos interiores dos imóveis, ou seja, não são de responsabilidade do poder público”, comentou o prefeito.

Anúncio

APOIO OFERECIDO
O diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu, afirmou que o Governo do Estado está à disposição de Paranaguá no combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Podemos disponibilizar os carros de fumacê, se assim for necessário, e também podemos dar apoio disponibilizando pessoal para ajudar na vacinação”, afirmou.

Outro apoio oferecido veio da Câmara Municipal de Paranaguá. O presidente da Casa de Leis, Waldir Leite, afirmou que falará com outros vereadores para ajudar na conscientização da população local. “Vamos utilizar a estrutura dentro do que for possível para conseguir realizar a divulgação para que a vacinação aumente e que o combate ao mosquito Aedes Aegypti seja efetivo. Também vou pedir aos vereadores que nos ajudem neste trabalho”, salientou.

Com colaboração da PMP
Anúncio

Paranaguá

Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão na BR-277

Tragédia foi na manhã desta quinta-feira, na região do Jardim Iguaçu

Publicado

no

Por

Um ciclista morreu em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na BR-277, em Paranaguá. Tadeu Simão Pereira (FOTO), de 58 anos, estava pedalando sua bicicleta quando se envolveu numa colisão com um caminhão no Km 2,5 da rodovia, próximo ao Jardim Iguaçu.

Equipes de emergência, incluindo o SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária EPR Litoral Pioneiro, atenderam ao chamado. Infelizmente, Tadeu não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local.

A Polícia Científica realizou análises na cena do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. A família identificou o corpo no IML.

O acidente chama atenção para a importância da segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias como essa.

Continuar Lendo

Paranaguá

Jovem é atacado com faca durante assalto no Porto dos Padres

Câmeras de monitoramento flagraram a ação do criminoso

Publicado

no

Por

Na manhã de quarta-feira, 20, um jovem de 18 anos foi atacado com uma faca durante um assalto no bairro Porto dos Padres, em Paranaguá. Embora tenha passado por uma situação extremamente tensa, o rapaz não sofreu ferimentos graves.

O crime foi capturado por câmeras de segurança da área. O rapaz, que estava de bicicleta, foi abordado por um homem que, sem qualquer aviso prévio, o atacou com a faca.

Após o golpe, o criminoso fugiu levando a bicicleta da vítima, que ficou com um pequeno corte no peito em decorrência da agressão.

As imagens do assalto foram repassadas pelas redes sociais para tentar identificar o autor desse ato violento, sendo o caso registrado pela Polícia Militar.

Continuar Lendo

Paranaguá

ROMU apreende mais de 100 pedras de crack ao abordar trio no “Catingueiro”

Ação da GCM foi na manhã desta quarta-feira durante patrulhamento de rotina

Publicado

no

Por

Na manhã desta quarta-feira, 20, agentes da Guarda Civil Municipal realizaram a apreensão de mais de 100 pedras de crack durante uma abordagem na Avenida Governador Manoel Ribas, no Bairro Industrial, em Paranaguá. Três homens foram levados à Delegacia Cidadã.

A OCORRÊNCIA
A ação teve início por volta das 9h, quando uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizava patrulhamento na área e, ao chegar na esquina da Rua Xavier da Silva, nas proximidades do local conhecido como “Catingueiro”, frequentemente mencionado como ponto de venda de drogas, os agentes notaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele jogou algo no chão, o que levou à abordagem imediata.

O homem foi identificado como tendo 35 anos e, ao ser revistado, tentou se desfazer de cinco pedras de crack embaladas para venda, que acabou pisando ao ser abordado pelos guardas civis. Além da droga, também foi encontrado em seu bolso um celular e R$ 200 em dinheiro trocado.

ESTRANGEIRO
Durante a mesma abordagem, um homem venezuelano de 55 anos também foi identificado e flagrado com quatro pedras de crack que apresentavam a mesma embalagem e cor das encontradas com o outro suspeito. Questionado sobre a droga, ele alegou ser usuário e que estava comprando para consumo pessoal.

Por fim, um jovem de 24 anos que estava no local foi revistado e com a quantia de R$ 110, as chaves de um carro e quatro pacotes plásticos com um total de 100 pedras de crack, que totalizaram 28 gramas.

Anúncio

Diante das evidências coletadas, todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.