Ligue-se a nós

Paranaguá

Pescadores da Ilha do Teixeira concluem curso de mecânica de embarcações

Receberam o certificado de conclusão do curso e um kit de ferramentas

Publicado

no

Entrega foi nesta quinta-feira (23)

A Portos do Paraná entregou nesta quinta-feira (23) a pescadores da Ilha do Teixeira o certificado de conclusão do curso de Mecânica de Embarcações.

As aulas fazem parte do Programa de Educação Ambiental, promovido pela empresa junto às comunidades pesqueiras, como medida vinculada às obras de dragagem de manutenção dos portos de Paranaguá e Antonina.

As aulas aconteceram no final do ano passado nas ilhas do Teixeira e São Miguel.

“A entrega do certificado aos pescadores representa o término e a celebração dos cursos que foram ministrados a pedido da própria comunidade. Isso demonstra o cumprimento da Portos do Paraná com a legislação, com as condicionantes que são impostas a nós pelo Ibama, mas, principalmente, demonstra nossa responsabilidade social”, destacou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana.

De acordo com ele, a empresa está ouvindo as comunidades através de diagnósticos sócio-ambientais para saber o que elas gostariam de receber como medida compensatória.

“E diversas dessas comunidades solicitaram cursos em diferentes áreas. Além desse de mecânica, por exemplo, está sendo ministrado em Antonina um curso de informática”, declarou.

Santana ressalta que a dragagem é fundamental para o porto continuar funcionando.

“Sem dragagem não seria possível receber navios de grande porte, com impacto negativos nos negócios, empregos e renda de todo o Litoral”.
CAPACITAÇÃO O curso de 16 horas/aula foi ministrado pelo professor Cláudio Roberto Gonçalves, coordenador de cursos de eletromecânica do Senai. Segundo ele, a proposta é que os pescadores não dependam tanto de serviços externos de mecânica para seus barcos.

“É gratificante contribuir com conhecimento que pode ser aplicado no dia a dia deles, sem depender de outros”.

Junto com o certificado os pescadores receberam um kit de ferramentas.

“De nada adianta ensinar se não tiverem em mãos as ferramentas para executar os consertos. O kit foi a grande surpresa; possibilita que eles façam os reparos por conta própria”, salientou o professor.

De acordo com Pedro Pizacco Pereira Cordeiro, coordenador operacional na Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná, o objetivo é atender a demanda das comunidades por meio do empoderamento e da geração de renda.

“Praticamente todos os membros que moram nessas comunidades ilhadas têm embarcações motorizadas. A ideia é ensinar sobre manutenção de motores para fiquem um pouco menos dependentes de serviços de terceiros para manter barcos e motores funcionando”, afirma.

COMUNIDADE – O pescador Antônio de Paula Xavier, que há 22 anos preside a Associação da Ilha do Teixeira, elogiou a iniciativa.

“Nunca existiu essa parceria entre o porto e nossa comunidade. Só temos a agradecer ao Governo do Estado e à Portos do Paraná pela atenção e ajuda que tem nos prestado”.

Para ele, o curso vai ajudar na atividade diária. “Por várias vezes o barco parava em alto-mar e não tínhamos sequer uma ferramenta para tentar o conserto. Era necessário esperar socorro. O curso e o kit de chaves vão ajudar muito”.

Na próxima semana, 20 pescadores da Ilha de São Miguel vão receber o certificado de conclusão do curso e o kit de ferramentas.

Da AEN

Paranaguá

Homem é preso duas vezes no mesmo dia por ameaçar e perseguir a ex-mulher

Situação ocorreu no Jardim Eldorado; ele não aceitaria o fim da relação.

Publicado

no

Por

Um homem de 31 anos foi preso pela Guarda Civil Municipal, na tarde de quinta-feira (11), acusado de ameaçar e perseguir sua ex-companheira em Paranaguá. Ele já tinha sido detido pela manhã, pelo mesmo motivo.

Patrulha Maria da Penha atendeu a ocorrência

Tudo começou por volta das 17h10, quando agentes da Patrulha Maria da Penha da GCM foram acionadas pela Central de Comando Operacional (CCO), para averiguar uma situação de violência doméstica no bairro Jardim Eldorado.

Ao chegarem no local, que é o trabalho da vítima, a solicitante, de 25 anos, relatou que seu ex-companheiro havia proferido ameaças e xingamentos, mas que ele acabou saindo do local quando percebeu que a polícia tinha sido acionada.

No entanto, logo depois, com o apoio de uma equipe de motociclistas da GCM, o suspeito foi localizado e, diante da situação, acabou encaminhado à Delegacia Cidadã para que fossem tomadas as providências necessárias.

Durante a averiguação, as agentes constataram que, pela manhã, o homem já havia sido encaminhado à unidade policial por outra equipe da GCM, depois de ter sido denunciado por perseguir e ameaçar a vítima em uma escola na Ilha dos Valadares. Na ocasião, a mulher contou que o fato ocorreu pelo fato de que não querer reatar o relacionamento.

VEJA TAMBÉM

Morre no Hospital Regional do Litoral rapaz que se acidentou de moto em Paranaguá

Continuar Lendo

Paranaguá

Rapaz é ferido a tiros em roubo de moto em Alexandra

Foi na madrugada deste sábado; ele foi atingido na coxa e na panturrilha.

Publicado

no

Por

No bairro Alexandra, em Paranaguá, um rapaz de 25 anos foi ferido a tiros em um assalto na madrugada deste sábado (13). Ele foi encaminhado ao Hospital Regional do Litoral.

Por volta das 4h40, policiais militares de Rádio Patrulha encontraram a vítima na casa hospitalar, com lesões na coxa e panturrilha, provocados por disparos de arma de fogo.

O rapaz estava consciente e relatou aos militares que o fato se deu na Rua Savino Tripodi, por volta das 2h, quando transitava com sua motocicleta, uma Honda CG de cor preta, que não se recordava a placa.

O jovem disse que seguia em direção à BR-277, quando foi abordado por dois indivíduos em outra moto, que deram voz de assalto. Ele contou que ao tentar fugir foi alvejado pelos tiros e perdeu o controle da direção, caindo em uma área de mata.

A vítima narrou ainda que em seguida os criminosos subtraíram sua motocicleta e fugiram, tomando rumo ignorado. Socorrido pelo seu irmão, o rapaz foi levado hospital para cuidados médicos e disse ainda não reconhecer os autores do roubo, nem soube descrever suas características.

O caso foi registrado em boletim de ocorrência e a vítima orientada sobre as providências a serem tomadas.

VEJA TAMBÉM

Rapaz morto com tiro na cabeça em Antonina tinha extensa ficha criminal

Continuar Lendo

Paranaguá

Suspeito de tentar roubar casal na Praça dos Leões é preso em flagrante pela PM

Foi na noite de quinta-feira

Publicado

no

Por

Luiz Henrique Rodrigues dos Santos, de 26 anos, foi preso pela Polícia Militar na noite de quinta-feira (11), acusado de tentativa de roubo no centro de Paranaguá. As vítimas foram um rapaz de 23 anos e uma moça de 27, os quais foram abordados na Praça Eufrásio Correa, a Praça dos Leões.

Conforme a ocorrência, por volta das 22h20, uma equipe de motociclistas da 1ª Companhia do 9º Batalhão estava em patrulhamento pelo centro da cidade, quando, nas proximidades da praça escutou gritos e, em seguida, avistou um casal pedindo ajuda.

Ao se aproximarem, os militares foram informados que as vítimas tinham acabado de sofrer uma tentativa de assalto por um homem de bicicleta, que estava poucos metros à frente, ainda na praça.

Diante da informação, os policiais foram atrás do suspeito e chegaram até Luiz Henrique, que tinha as mesmas características repassadas pelo casal. Na busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito.

No entanto, o abordado foi reconhecido pelo casal, o qual informou que ele se aproximou perguntando que horas eram de maneira insistente e, em dado momento, anunciou o assalto, dizendo que estava armado, colocando a mão na cintura e pedindo os celulares das vítimas.

No entanto, quando o casal disse que policias militares estavam passando pelo local, o suspeito desistiu da empreitada criminosa. Diante dos fatos, o detido acabou preso e, encaminhado ao plantão da Delegacia Cidadã, onde foi autuado por tentativa de roubo.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.