Ligue-se a nós

Paranaguá

Pagamento do IPTU até 10 de abril garante desconto de 12%

Quem pagar numa só vez receberá bonificação da Prefeitura de Paranaguá

Publicado

no

10 de abril é a data para efetuar o pagamento do IPTU à vista ou para iniciar o parcelamento. Foto: PMP

Paranaguá, PR
Agora Litoral

Quem pagar o IPTU de Paranaguá numa só vez terá bonificação de 12% neste ano e quem optar pelo parcelamento poderá dividir o valor em seis vezes, com parcela mínima de R$ 50,00. De acordo com o diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias da Prefeitura, Fabiel Ricardo, foram gerados 49.054 carnês para o exercício de 2017.

No Fácil Municipal, espaço destinado aos servidores na entrada do Palácio São José, há uma média de 250 pessoas sendo atendidas diariamente. Já foram emitidos 19.632 carnês e mais 7.743 foram emitidos pelo portal da prefeitura, ou seja, pessoas que optaram pela facilidade do uso da internet para imprimir o boleto do imposto.

Do total de 49 mil boletos gerados, 27.375 já estão nas mãos dos contribuintes.

ISENÇÃO

Aposentados, pensionistas e pessoas com doenças crônicas têm direito à isenção deste imposto. Para isso, é necessário preencher alguns requisitos.

No caso dos aposentados e pensionistas, eles devem ter apenas um imóvel cadastrado em seu nome, renda de até dois salários mínimos e o imóvel não pode ter mais do que 120 metros quadrados. A isenção tem validade de três anos a partir da data de protocolo e deve ser renovada a cada término de prazo.

Doentes crônicos também têm direito à isenção. Para garantir o benefício, o titular do imóvel deve comprovar renda familiar de até três salários mínimos, possuir laudo médico diagnosticando a doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS), comprovar ser cônjuge ou representante legal do portador da doença, apresentar documentos pessoas do requerente e certidão do Registro de Imóveis. O prazo de isenção, nestes casos, é de dois anos e não há limite de metragem do imóvel.

Nestes dois casos, o cadastro só pode ser feito diretamente, de forma presencial, na Prefeitura de Paranaguá. O contribuinte que se enquadrar nos requisitos para a isenção deve comparecer no departamento de IPTU e apresentar os seguintes documentos:

– RG/CPF
– Carnê de IPTU
– Comprovante de residência
– Certidão negativa do registro de imóveis
– Contrato de compra e venda ou escritura pública
– Histórico do INSS com a MR base atualizada
– Caso de falecido, é necessário levar atestado de óbito
– Certidão de casamento quando o proprietário for falecido.

Os contribuintes que se encaixam na isenção podem pedir o benefício até o dia 30 de junho para aposentados e pensionistas. Para os doentes crônicos o prazo termina dia 30 de outubro.

(Com informações da Prefeitura Municipal de Paranaguá)

Paranaguá

Homem invade a casa da ex e é preso pela Patrulha Maria da Penha

Ação da GCM foi na tarde de terça-feira, no Nilson Neves

Publicado

no

Por

Na tarde de terça-feira, 26, agentes da Guarda Civil Municipal prenderam em flagrante, na cidade de Paranaguá, um homem de 46 anos acusado de violência doméstica. A ação ocorreu no bairro Nilson Neves.

Conforme a ocorrência, por volta das 13h uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM foi acionada para atender uma mulher de 52 anos, que relatou que seu ex-marido tinha invadido sua residência sem autorização e estava fazendo ameaças.

De imediato as agentes da GCM foram ao local e encontraram o homem alterado. Ele acabou preso e, na sequência, foi encaminhado ao plantão da Delegacia Cidadã para a elaboração do flagrante, conforme previsto na Lei Maria da Penha.

Continuar Lendo

Paranaguá

Motociclista morre após colidir com caminhão na Costeira

Acidente fatal foi no final da manhã desta quinta-feira

Publicado

no

Por

Na Avenida Coronel Jose Lobo, bairro Costeira, em Paranaguá, um rapaz de 28 anos morreu no final da manhã desta quinta-feira (21), em decorrência de um acidente de trânsito. Geovane Assunção Cordeiro (FOTO) pilotava uma motocicleta Honda XRE 190 que colidiu na lateral de um caminhão Ford Cargo 2622, e morreu no local.

Por volta das 11h, equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Civil Municipal se deslocaram em atendimento ao acidente e, ao chegarem, foi verificado que o piloto da moto estava em óbito.

Ao ser ouvido pelos policiais militares, o motorista do caminhão, de 31 anos, relatou que trafegava em serviço de uma empresa de locação de máquinas pela José Lobo, sentido área portuária, e que ao fazer a conversão à esquerda para avançar a Rua Baronesa do Cerro Azul foi surpreendido por uma motocicleta que vinha no sentido contrário da avenida e não teve como evitar a colisão.

O local do acidente foi isolado pelos polícias para as análises da Polícia Científica e, em seguida, o corpo de Geovane recolhido pelo IML de Paranaguá para exames complementares. O rapaz era morador na Ilha dos Valadares.

O motorista do caminhão foi submetido ao teste do etilômetro, que deu resultado negativo para o consumo de álcool. Em seguida, ele foi conduzido ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá pelos militares para prestar esclarecimentos sobre o acidente.

O caminhão, que estava em situação regular, foi liberado no local para o responsável.

Continuar Lendo

Paranaguá

ROMU prende mulher por tráfico de drogas ao verificar situação de danos em academia ao ar livre

Foi na madrugada desta quinta-feira, na Vila Guarani

Publicado

no

Por

Na madrugada desta quinta-feira (21), agentes da Guarda Civil Municipal prenderam uma mulher por envolvimento com o tráfico de drogas na cidade de Paranaguá. A ação resultou na apreensão de 19 buchas de cocaína.

De acordo com a ocorrência, por volta das 3 horas uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) foi acionada pela Central de Controle Operacional (CCO), para verificar uma possível situação de depredação dos equipamentos da academia ao ar livre localizada na Rua Tupinambá, na Vila Guarani.

De imediato os agentes foram ao local e abordaram três homens e uma mulher, mas não foi confirmada a situação de danos no patrimônio público. No entanto, próximo a um equipamento da academia, os guardas civis localizaram uma pequena bolsa contendo um invólucro plástico com as buchas de cocaína.

Durante a ação, através das imagens do sistema de monitoramento Muralha Digital da Secretaria Municipal de Segurança, foi verificado que quem tinha dispensado o acessório no local era a mulher, identificada como Kamila Costa Oliveira, de 20 anos.

Segundo a ocorrência, em seguida a jovem assumiu a propriedade do entorpecente, informando que estava no local para comercializar as substâncias.

Como, com os outros abordados nada de ilícito foi encontrado, eles foram liberados no local., enquanto Kamila acabou presa e foi encaminhada, junto com os entorpecentes, ao plantão da Delegacia Cidadã para serem tomadas as providências necessárias. Ela já tinha passagem pelo mesmo delito.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.