Ligue-se a nós

Paranaguá

Novos conselheiros tutelares são empossados

Cerimônia de posse ocorreu na manhã desta sexta-feira

Publicado

no

Thais, Arione, Verônica, Danielle, Camila

Foram empossados na manhã desta sexta-feira (10) os novos membros do Conselho Tutelar, representantes da comunidade responsáveis por zelar pelos direitos de crianças e adolescentes de Paranaguá.

A cerimônia ocorreu no auditório da Biblioteca Pública Leôncio Correia, na região central da cidade.

Estavam presentes o prefeito Marcelo Roque, acompanhado da secretária municipal de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva, o promotor de Justiça Diogo de Assis Russo, o chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Adriano Silva, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Edmilson da Silva Costa.

O prefeito Marcelo Roque destacou o apoio institucional que a Prefeitura de Paranaguá oferece para o bom funcionamento do importante trabalho do Conselho Tutelar.
“Por meio da nossa Secretaria Municipal de Assistência Social conseguimos melhorar muito o atendimento e também a estrutura oferecida ao Conselho Tutelar, com equipamentos e nova sede. Isso é importante, que a gente chegue num conjunto bom”, analisou.

O prefeito destacou ainda a valorização aos conselheiros, que graças à gestão atual tiveram aumento salarial e passaram a receber auxílios alimentação e transporte.

“Para que eles tenham mais tranquilidade para desenvolver o trabalho”, justificou Marcelo Roque.

O promotor de Justiça Diogo de Assis Russo ressaltou que o Conselho Tutelar é um órgão não jurisdicional, autônomo e de suma importância dentro da nossa rede de proteção dos direitos das nossas crianças e adolescentes.
“Ele é composto por cidadãos que conhecem a realidade de Paranaguá e estão na linha de frente nesta questão da proteção dos direitos”, detalhou o promotor.

De acordo com Diogo Russo, o Ministério Público integra a rede de proteção sem hierarquia, em forma de parceria com todos os órgãos que integram.

“E na escolha dos conselheiros o MP atua como fiscal da lei, na observância dos aspectos formais e materiais da aplicação do certame, para que a gente possa, ao final, possibilitar à sociedade escolher os melhores candidatos a ocupar esse cargo que é tão importante para nós”, concluiu o promotor.

EDMILSON LEMBROU PROCESSO
O presidente do CMDCA, Edmilson da Silva Costa, lembrou que o processo para escolha dos conselheiros tutelares é realizada em todo o Brasil ao mesmo tempo, para o período de 4 anos de mandato.

“Conforme o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o CMDCA é encarregado para fazer o processo eleitoral, que teve várias etapas, incluindo prova escrita e eleição pela população”, explicou o dirigente.

A legislação municipal exige que o candidato a conselheiro tenha 2 anos de experiência na área de infância e juventude e 40 horas de cursos realizados no setor. Há exigência também de exame médico e psicológico.

Foram doze candidatos aptos concorrendo, sendo cinco eleitos como conselheiros e sete como suplentes.

“O conselheiro tutelar tem missão 24 horas por dia, de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes da cidade”, destacou Edmilson.

24 HORAS
Para a conselheira Thais Cristina Alves de Oliveira, o Conselho Tutelar é um órgão que funciona 24 horas.

“Dentro deste período o que demanda são atendimentos de denúncias e averiguações. O conselheiro vivencia muitas questões e tem desafios diários. São situações para serem averiguadas, depende de atendimento em rede. Juntos conseguimos ter êxito”, comenta a pedagoga, que lembra que entre as ocorrências registradas a maioria envolve violências, abuso sexual, maus tratos e negligências.

Paranaguá

Ação conjunta prende suspeito de tráfico de drogas na Ilha dos Valadares

Foi na manhã de terça-feira

Publicado

no

Por

Na manhã de terça-feira, 23, uma ação conjunta envolvendo equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Força Nacional resultou na prisão um homem por tráfico de drogas na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. A ação ocorreu após denúncia sobre o local onde poderia estar escondido um foragido da Justiça.

Tudo começou por volta das 11h30, quando uma equipe de Patrulhamento de Área da GCM foi acionada para dar apoio às equipes da Força Nacional e Polícia Civil na averiguação das informações, repassadas pelo telefone 197, indicando uma casa localizada em um beco estreito na Vila Itiberê, onde estaria um homem com mandado de prisão em aberto, além de indivíduos integrantes de uma facção criminosa.

Nas diligências, os policiais fizeram uma progressão a pé pela viela e, ao se aproximarem da residência informada na denúncia, alguns indivíduos fugiram em direção de uma área manguezal e não foram mais localizados. No entanto, na casa foi encontrado um rapaz de 27 anos, que não era o alvo da denúncia, e na sequência houve a apreensão de porções de crack e cocaína embaladas e fracionadas para venda, além de R$ 753,70, três telefones celulares e uma motocicleta Honda/NXR 160.Diante dos fatos, o detido foi encaminhado, junto com tudo que foi apreendido, ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá para que fossem tomadas as providências necessárias.

Continuar Lendo

Paranaguá

Corpo de mulher é encontrado boiando próximo à passarela da Ilha dos Valadares

Achado de cadáver foi na manhã desta quarta-feira

Publicado

no

Por

Na manhã desta quarta-feira, 24, uma mulher foi encontrada morta nas águas do Rio Itiberê, em Paranaguá. O achado foi feito por homens que trabalham na ampliação da passarela da Ilha dos Valadares.

Por volta das 8h30, a Guarda Civil Municipal foi informada da situação e uma equipe da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) foi ao local e confirmou que havia um corpo dentro da água, preso pelos cabos que seguram na estrutura a balsa usada pelos funcionários da obra.

Em seguida, equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Força Nacional também foram ao local. Exames preliminares não encontraram sinais de violência e, após as análises no local, o corpo foi recolhido pelo IML de Paranaguá.

A vítima estava trajando apenas a parte de cima de um biquíni e na região ninguém soube passar informações que pudessem ajudar na identificação.

Continuar Lendo

Paranaguá

Rapaz com braço amputado é baleado com tiro na cabeça no Cominese

Câmeras de monitoramento flagraram a tentativa de homicídio

Publicado

no

Por

Na madrugada desta terça-feira, 23, um rapaz que tem o braço amputado devido a um acidente ferroviário, foi vítima de uma tentativa de homicídio no Conjunto Cominese, em Paranaguá.

O rapaz, que se encontrava com um skate, foi alvejado com um tiro na cabeça por um homem que estava em uma bicicleta, conversando na Rua Manoel Cardoso de Araújo.

Câmeras de monitoramento na região registraram o momento do crime. Após entregar um objeto ao homem que estava na bicicleta, aparentando ser uma corrente, o atirador puxou uma arma e efetuou um tiro à queima roupa contra a vítima e fugiu em seguida.

Moradores, quando ouviram o disparo na rua, foram verificar o que estava acontecendo e encontraram a vítima caída. Uma equipe do Samu foi ao local e socorreu o rapaz, que foi levado para o Hospital Regional do Litoral.

Guarnições da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal também foram ao local e durante as diligências localizaram na rua um estojo de munição calibre 9mm. Ainda foram realizados patrulhamento pela região, mas o autor do atentado não foi localizado.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.