Ligue-se a nós

Paranaguá

Mais 68 Guardas Civis Municipais são capacitados para o porte de armas

Ao todo já são 129 GCMs habilitados a andar armados

Publicado

no

Armamento auxiliará o trabalho da corporação

Nesta quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semseg) recebeu novos investimentos da Prefeitura de Paranaguá. O prefeito Marcelo Roque repassou novas pistolas à corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) e entregou os certificados aos formandos do curso de armamento e tiro.
Fizeram parte desta turma 68 Guardas Civis Municipais, que receberam pistolas Taurus (modelo PT 59s) que passarão a auxiliar o trabalho exercido pela corporação.
Ao todo são 129 guardas civis municipais capacitados a portar armas. Os conhecimentos adquiridos pelos GCMs são importantes no dia a dia, aprendendo de legislação até o manuseio e manutenção do armamento.

O prefeito Marcelo Roque comemorou os avanços que a Guarda Municipal obteve nos últimos três anos.

“Foram 25 milhões em investimentos do início da gestão até aqui. Adquirimos veículos, armamentos, academia de capacitação, equipamentos de proteção, uniforme, entre outros. Quando assumimos tínhamos apenas 30 GCMs armados; a nossa meta é termos 100% da corporação capacitada”, disse.

Para o secretário de Segurança, Sargento João Carlos da Silva, o diferencial no trabalho desenvolvido é a preocupação com a corporação. “Primeiramente precisamos dar proteção aos agentes, para que depois eles possam desempenhar seus trabalhos. Foi isso que fizemos e proporcionamos uma evolução na CGM. Esses esforços somados as adquisições e investimentos feitos têm dado resultado na segurança pública do município”, observou.

Márcia Garcia, Comandante da GCM, ressaltou que este adicional de agentes armados soma no trabalho desenvolvido. “Todos os guardas das viaturas estão capacitados e armados para melhor proteção da população”, comentou.
O Comandante da Academia de Formação da Guarda Civil Municipal, Marcelo Cândido Gonçalves, reforçou a importância da própria instituição em capacitar os seus agentes. “Temos instrutores formados no Rio de Janeiro e em São Paulo e que estão repassando o conhecimento para toda a corporação. Desde a inauguração da Academia, não paramos com as instruções. São cursos, reciclagem e capacitações que sempre atualizam os CGMs”, completou.
Estiveram presentes na solenidade vereadores, secretários municipais, servidores, representante da Polícia Militar e presidentes dos sindicatos da área portuária.

Da PMP

Deixe seu comentário!

Paranaguá

Preso rapaz que cultivava pés de maconha no quintal de casa

PM chegou até ele após denúncia de vizinhos na Vila Cruzeiro

Publicado

no

Por

Pés de maconha estavam ao lado da porta de entrada da residência

Policiais militares do 9º Batalhão fizeram a apreensão de dois pés de maconha ao darem atendimento a uma denúncia da comunidade na Rua Amilton Prudêncio da Silva, Vila Cruzeiro, em Paranaguá, no final da tarde de terça-feira, 21.

Tudo começou por volta das 18h30, quando uma equipe policial, durante patrulhamento de rotina, foi abordada por populares.

Estes relataram que um morador na mesma rua estava cultivando plantas de maconha no terreno de sua residência e que ele ainda perturbava a tranquilidade da vizinhança, utilizando música alta, promovendo algazarras e reunindo pessoas para fazer uso do entorpecente em sua casa, durante várias horas do dia.

Imediatamente os policiais foram averiguar e, ao chegarem na casa denunciada, encontraram um rapaz de 21 anos no portão.

Indagado se era morador da residência, ele confirmou que sim, sendo, então, realizada abordagem.

Em seguida, os policiais identificaram dois pés de maconha, medindo 45 e 50 centímetros, que estavam plantados ao lado da porta de entrada da moradia.

Ao ser indagado, sobre as plantas, o rapaz admitiu ser o responsável. Foi preso e conduzido ao plantão da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá com os pés de maconha para os procedimentos cabíveis.

Plantio foi parar na DP junto com o responsável

Continuar Lendo

Paranaguá

Preso ex-marido que desrespeitou medida protetiva

Tentou forçar a ex-mulher a manter relações sexuais na frente dos filhos

Publicado

no

Por

Na manhã de terça-feira (21) a Guarda Civil Municipal prendeu mais um homem acusado de desrespeitar medida protetiva de violência doméstica na cidade de Paranaguá.

O acusado, de 36 anos, foi abordado pela equipe da Patrulha Maria da Penha depois de ter sido denunciado por invadir a casa de sua ex-companheira no Jardim Iguaçu.

De acordo com a ocorrência, por volta das 7h40, os agentes foram acionados pela vítima, de 35 anos, a qual informou que o ex-companheiro havia descumprido a medida protetiva contra ele.

Ela contou que o homem entrou em sua casa sem permissão e que, quando tentou chamar a polícia, ele a impediu.

A mulher disse ainda que o o ex-marido segurou em seu braço e quis forçar relações sexuais, na frente de seus filhos menores.

A mulher informou que conseguiu fugir, correndo para a casa de um vizinho, onde conseguiu fazer a ligação denunciando a situação.

Ao chegarem ao local, os guardas civis encontraram o suspeito a uma distância de 20 metros da residência da vítima, e, com o apoio de outra equipe da GCM, fizeram a abordagem.

O homem não reagiu. Após o registro da ocorrência, ele acabou encaminhado ao plantão da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá para que fossem tomadas as providências necessárias.

Continuar Lendo

Paranaguá

Ciclista é agredido com chute e paulada por casal de assaltantes

Foi na noite de terça-feira na Vila São Vicente

Publicado

no

Por

Um rapaz de 26 anos foi assaltado, na noite de terça-feira (21), quando trafegava de bicicleta pela Avenida Domingos Peneda, Vila São Vicente, em Paranaguá.

O ciclista foi até a sede do 9º Batalhão, localizado na mesma via, onde informou sobre o delito.

Em suas declarações, o rapaz contou que estava trafegando pela rua quando um homem, trajando camisa amarela e calça com faixa refletiva, aproximou-se e o agrediu acertando um chute.

O rapaz disse que, em seguida, uma mulher apareceu e o golpeou com um pedaço de madeira.

Na sequência, a dupla de assaltantes tomou a bicicleta do rapaz, marca Colcci, cor preta, e fugiu sentido ao centro da cidade.

Equipes da Polícia Militar realizaram patrulhamento pela região, mas não houve êxito na localização dos autores do roubo.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.