Ligue-se a nós

Paranaguá

Incêndio expõe falta de manutenção preventiva na frota dos Bombeiros

PROBLEMA JÁ EXISTE HÁ TRÊS ANOS

Publicado

no

Agora Litoral
A falta de manutenção preventiva e/ou corretiva da frota de veículos operacionais e administrativos tem limitado a capacidade de uma resposta mais efetiva do Corpo de Bombeiros no Litoral do Paraná.

O problema veio à tona após a dificuldade que a corporação teve para combater um incêndio que começou em uma casa e se alastrou para outra, no bairro Costeira, em Paranaguá, na noite de sexta-feira (5).

Provavelmente o fogo tenha iniciado por uma vela que estava acesa em uma das casas, de madeira, que está com a energia elétrica desligada. O incêndio foi percebido por volta das 22h15.

Os Bombeiros chegaram ao local do sinistro – na Rua João Pessoa, próximo de um destacamento do grupamento –, mas utilizaram um caminhão pequeno que, algumas vezes, deu sinal de mau funcionamento. O trabalho deu melhor resultado após a chegada de um caminhão deslocado de Morretes.

Esse fato revoltou os moradores próximos das casas afetadas pelo sinistro, temerosos que o fogo se alastrasse ainda mais. O quartel dos Bombeiros, perto de onde ocorreu o incêndio, conta com dois caminhões-tanque. Porém, estes carecem de manutenção.

Casas foram consumidas pelas chamas

NOTA OFICIAL
Em nota oficial, divulgada na manhã deste sábado (6) sobre o incêndio no bairro Costeira, o Corpo de Bombeiros expôs as dificuldades por que passa e disse entender a preocupação dos moradores litorâneos que sempre esperam um serviço à altura da corporação.

“As guarnições de combate a incêndio dos postos de Bombeiros Costeira e Nilson Neves (Paranaguá) realizaram o primeiro combate às chamas de forma técnica, racional e com os recursos, em termos de caminhões de combate a incêndio, que, no momento, dispunham”, disse a nota.

“Ocorre que, este Grupamento de Bombeiros, assim como outras unidades de bombeiros militares e instituições do estado, está enfrentando, há mais de três anos, sérios problemas relacionados ao sistema disponível de manutenção preventiva/corretiva da frota de veículos operacionais e administrativos, o que, consequentemente, acaba limitando nossa capacidade de resposta. Porém, mesmo com tal diminuição, estamos procurando manter as condições mínimas operacionais”.

Ainda de acordo com a nota oficial do Corpo de Bombeiros, a corporação está procurando disponibilizar, para cada município do litoral em que exista um quartel do Corpo de Bombeiros, ao menos uma viatura de combate a incêndio, além das equipes de busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar (ambulâncias).

“Desta forma, como ocorreu ontem nesse incêndio com a vinda de um caminhão oriundo de Morretes, qualquer situação de maiores proporções receberá apoio, de forma proporcional e modular, proveniente dos quartéis de bombeiros localizados nos municípios mais próximos. Em uma comunidade, como a que temos em Paranaguá, onde há forte presença de técnicos em segurança do trabalho e brigadistas, tal entendimento tático pode ser facilmente compreendido”.

A nota oficial, assinada pelo Major Jonas Emmanuel Benghi Pinto, informa ainda que, em relação à disponibilidade de caminhões de combate a incêndios, os postos do Litoral estão em gestões constantes junto ao comando estadual do Corpo de Bombeiros, “o qual está fortemente empenhado no sentido de melhorarmos o sistema de manutenção vigente, além da viabilização de novos caminhões ainda este ano”.

“Por fim, lamentando perdas materiais em função do ocorrido e entendendo perfeitamente os questionamentos da comunidade e da imprensa em geral, agradeço o empenho de nossos Bombeiros Militares, dos Policiais Militares presentes na cena, das pessoas que procuraram ajudar da melhor forma possível, a compreensão dos órgãos de imprensa e, finalmente, à Paranaguá Saneamento que, de pronto, nos enviou caminhão pipa para apoio”.

Paranaguá

Rapaz com braço amputado é baleado com tiro na cabeça no Cominese

Câmeras de monitoramento flagraram a tentativa de homicídio

Publicado

no

Por

Na madrugada desta terça-feira, 23, um rapaz que tem o braço amputado devido a um acidente ferroviário, foi vítima de uma tentativa de homicídio no Conjunto Cominese, em Paranaguá.

O rapaz, que se encontrava com um skate, foi alvejado com um tiro na cabeça por um homem que estava em uma bicicleta, conversando na Rua Manoel Cardoso de Araújo.

Câmeras de monitoramento na região registraram o momento do crime. Após entregar um objeto ao homem que estava na bicicleta, aparentando ser uma corrente, o atirador puxou uma arma e efetuou um tiro à queima roupa contra a vítima e fugiu em seguida.

Moradores, quando ouviram o disparo na rua, foram verificar o que estava acontecendo e encontraram a vítima caída. Uma equipe do Samu foi ao local e socorreu o rapaz, que foi levado para o Hospital Regional do Litoral.

Guarnições da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal também foram ao local e durante as diligências localizaram na rua um estojo de munição calibre 9mm. Ainda foram realizados patrulhamento pela região, mas o autor do atentado não foi localizado.

Continuar Lendo

Paranaguá

Motorista invade preferencial, bate em carro e foge sem prestar socorro

Foi na noite de domingo (21); duas pessoas ficaram feridas.

Publicado

no

Por

Na noite de domingo (21), o motorista de um Fiat Palio invadiu uma via preferencial no bairro Bockmann, em Paranaguá, bateu em outro automóvel e, logo depois, fugiu sem prestar socorro. Duas pessoas ficaram feridas.

O acidente ocorreu por volta das 18h48 no momento em que um VW Gol, que trafegava pela Rua Manoel Pereira, ao chegar no cruzamento, foi atingido na lateral pelo Palio, que seguia em direção à Avenida Ayrton Senna pela outra via e cruzou a preferencial.

As duas passageiras do Gol ficaram feridas, sendo uma delas encaminhada ao Hospital Regional do Litoral, enquanto a outra foi levada para a UPA. Elas foram liberadas após atendimento médico. O condutor do Palio, logo depois da batida, chegou a abrir a porta do carro, mas em seguida manobrou o veículo e deixou o local.

Câmeras de monitoramento registraram o momento do acidente.

Continuar Lendo

Paranaguá

Rapaz é preso após ser flagrado entregando droga para motoboy na frente de casa

Na ação foram apreendidas porções de maconha, comprimidos de ecstasy e uma arma de fogo

Publicado

no

Por

Na tarde de sábado, 20, na cidade de Paranaguá, policiais militares do 9º Batalhão prenderam Wellington Henrique Duarte, de 28 anos, por envolvimento com o tráfico de drogas. Na ação foram apreendidas porções de maconha, além de comprimidos de ecstasy e uma arma de fogo. O outro suspeito foi detido.

Tudo começou por volta das 16h30, quando uma equipe da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) durante policiamento de rotina pela Vila Divineia, em frente uma residência apontada como ponto de comércio de drogas na Rua Germano Crispim de Oliveira, avistou um motoboy pegando um invólucro de Wellington, que estava no portão do imóvel.

Ao sair do local o motoboy tentou mudar o curso do seu trajeto, sendo então abordado pelos militares e com ele localizado um pedaço médio de maconha embalada em plástico filme. Logo depois, ele confessou que tinha acabado de comprar o entorpecente.

Em seguida, os policiais foram até a residência e abordaram Wellington, que acabou confessando que comercializava drogas. Na sequência, dentro do imóvel, os policiais encontraram um revólver calibre 32 carregado com uma munição intacta, além de uma balança de precisão, dois rolos de plástico filme, R$ 600, 7 buchas de maconha e 19 comprimidos de ecstasy.

Diante da situação, os dois envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã, junto com tudo que foi apreendido, sendo Wellington autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.