Ligue-se a nós

Paranaguá

Estado vai coordenar melhorias na região do Santuário do Rocio

REITOR DO SANTUÁRIO E PRESIDENTE DA APPA ACERTARAM AÇÕES

Publicado

no

Agora Litoral
O Governo do Paraná vai coordenar uma ação conjunta para revitalizar a região do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá. A intenção é reunir a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Comunicação Social e Cultura, além das empresas que atuam na atividade portuária.

O presidente dos portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o reitor do Santuário, padre Joaquim Parron, discutiram nesta sexta-feira (1.º) as necessidades da comunidade e as possíveis intervenções. Um dos principais problemas é o acesso, prejudicado pelo grande fluxo de caminhões que trafegam nos armazéns da região e que movimentam as cargas até os terminais.

O Governo já realiza obras na Avenida Bento Rocha, que é um dos principais acessos ao porto e importante para o comércio local. A reestruturação vai da ponte sobre Rio Emboguaçu até a Avenida Portuária e é feita com recursos da Appa que somam R$ 15,9 milhões. O projeto e a execução são coordenados pelo DER e incluem novo pavimento de concreto, nova sinalização vertical e horizontal e ciclovia em 2,9 quilômetros de extensão.

“Criamos um grupo de trabalho e, no prazo de 30 dias, teremos uma lista com novas propostas para o bairro. A intenção é coordenar esforços e reunir ações das empresas que integram a comunidade portuária para beneficiar a região”, diz Garcia.

AMPLIAÇÃO – As obras para ampliação do cais de atracação do Porto de Paranaguá não irão prejudicar as atividades do Santuário e não há intenção de mudar a igreja de lugar. Segundo o padre Parron, a paróquia é a favor do progresso e acredita na convivência pacífica com a atividade portuária.

“As pessoas podem ficar tranquilas que o Santuário não vai mudar de lugar. Eu conversei com o governador Carlos Massa Ratinho Junior; com os secretários estaduais do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; e da Comunicação e Cultura, Hudson José, sobre a importância histórica e cultural do Santuário do Rocio. Existe uma preocupação do Governo com a região e um interesse do Porto em realizar uma gestão mais próxima dos moradores de todo o Litoral”, destacou o pároco.

“Existem exemplos do mundo todo de que é possível ter uma convivência tranquila e um equilíbrio entre a atividade portuária e as cidades.Com as novas tecnologias e uma gestão participativa é possível também ter isso em Paranaguá”, acrescentou Parron. Ele também lembrou que a ampliação deve trazer emprego, movimentar o comércio e a economia local.

Deixe seu comentário!

Paranaguá

Acusado de ameaçar avô de 72 anos investe contra PM e é baleado na perna

Agressivo, ele tentou pegar a arma de um policial

Publicado

no

Por

Populares acompanharam a ocorrência

Um rapaz de 22 anos foi baleado na perna, depois de ter sido denunciado por estar ameaçando seu avô, na Rua Rodolfo Affolter, Vila São Vicente, em Paranaguá.

A Polícia Militar foi acionada para dar atendimento à ocorrência e o suspeito, identificado como Fabiano de Lima de Jesus, reagiu à abordagem e, mesmo alvejado, ainda continuou agressivo.

Conforme a ocorrência, por volta das 17h50 de terça-feira (18), a Central de Operações da PM foi acionada para averiguar uma denúncia de que um homem de 72 anos estava sendo ameaçado de morte pelo neto, o qual é usuário de entorpecentes, e também por um amigo do rapaz.

De imediato foi deslocada para o local uma equipe de Rádio Patrulha. Ao chegar, os militares depararam-se com o jovem dentro de casa, bastante alterado.

Os PMs tentaram conversar com Fabiano, mas ele permaneceu o tempo todo agressivo, negando-se a sair da casa e dar sua versão da situação.

Os policiais então solicitaram apoio e uma equipe da Rotam foi ao local, mas o rapaz continuou alterado e passou a ofender os militares com palavras de extremo constrangimento e, da janela da residência, atirou pedras contra eles.

Quando os membros da Rotam foram até a porta da casa, Fabiano ainda se armou com uma barra de ferro e, depois, saiu correndo.

Porém, ao chegar à parte externa da moradia, ele acabou abordado pela equipe de Rádio Patrulha e, neste momento, desobedecendo a ordem de abordagem, tentou tomar a arma de um dos policiais.

Após luta corporal com o militar, Fabiano acabou alvejado com dois tiros na perna e, mesmo ferido, ainda continuou agressivo, inclusive depois de ser dominado.

O policial também sofreu lesões, sendo, inclusive, ferido de raspão no tornozelo por um dos tiros, mas sem gravidade.

Em seguida, Fabiano foi socorrido pelo Samu e encaminhado ao Hospital Regional do Litoral, onde ficou internado sob escolta policial.

Outro rapaz de 25 anos, que seria comparsa do jovem nas ameaças ao idoso, foi abordado na casa e levado à 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá.

Avô já foi agredido outras vezes
Na delegacia, o avô de Fabiano informou que já tinha sido agredido pelo neto e que estava vivendo sob ameaças constantes.

O idoso contou ainda que o rapaz se apodera do seu dinheiro e que seu comparsa também estava morando em sua residência, sem seu consentimento.

Durante as diligências, foi apurado pela polícia que Fabiano já tinha registro em boletim de ocorrência por ameaça, maus tratos, lesão corporal, violência doméstica, além de tráfico de drogas, resistência e desacato.

Assim que receber alta médica, o rapaz deverá ser encaminhado ao plantão da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá, para responder pelos crimes praticados.

Continuar Lendo

Paranaguá

Secretaria de Educação estimula alunos a combater o mosquito da dengue

Rede municipal de ensino lança concurso “Minha casa é um exemplo”

Publicado

no

Por

A Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá lançou o concurso sociocultural “Minha casa é um exemplo”, em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação. O objetivo dessa iniciativa consiste em estimular o combate ao mosquito Aedes Aegypti por meio do fortalecimento da conscientização dos moradores.

O concurso, que tem caráter exclusivamente sociocultural e de conscientização ambiental, é uma forma de influenciar os participantes a cuidar de suas residências, quintais e em seus bairros, evitando resíduos que possibilitem o criadouro de mosquitos e outros animais nocivos à saúde. 

“Minha casa é um exemplo” é voltado à comunidade escolar. Todos os alunos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino de Paranaguá e também dos centros municipais de educação infantil (Cmeis) estão habilitados a participar.

O aluno que deseja participar precisa criar ações de conservação e limpeza de sua residência, de seu quintal e do entorno, conservando-o limpo e evitando água parada.

São ações comuns, mas que podem ser criativas ou inovadoras para evitar objetos descartados de forma incorreta, acúmulo de lixo e detritos em calçadas e dentro dos quintais. 

“Todos precisamos nos manter unidos no combate ao mosquito Aedes Aegypti e, com isso, evitar a dengue em nosso município. Por meio do concurso, incentivamos a criatividade das crianças e também o cuidado com o meio ambiente, o descarte correto do lixo e enfatizamos a importância de mantermos nossa casa e bairro livres de criadouros para o inseto”, destaca a secretária municipal de Educação, Vandecy Dutra.

A Secretaria Municipal de Saúde também participa do projeto fornecendo palestras para as professoras e diretoras da rede municipal de ensino sobre a eliminação de criadouros, dicas de como evitar recipientes que possam acumular água, entre outras informações.

Continuar Lendo

Paranaguá

Adolescente morre em acidente entre moto e caminhão

Foi na Bento Munhoz da Rocha Neto, na tarde desta segunda-feira.

Publicado

no

Por

Patrick Ricardo (Foto redes sociais)

Um adolescente de 17 anos morreu na tarde desta segunda-feira (17) num acidente entre uma motocicleta e um caminhão, na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, em Paranaguá, no Litoral do Paraná.

Patrick Ricardo Soares dos Santos ficou gravemente ferido na colisão. Ele estava na moto, juntamente com um rapaz de 18 anos.

Os dois trafegavam pela Rua General João da Silva Rebelo e, ao entrar na avenida, na região do Conjunto Cominese, a motocicleta bateu no caminhão, que transitava sentido bairro-centro.

Devido à gravidade dos ferimentos, Patrick foi encaminhado às pressas para o Pronto Socorro do Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos.

O outro rapaz sofreu ferimentos leves e passa bem.

Fotos de colaboradores do WhatsApp

TRISTEZA
O falecimento de Patrick ainda está sendo lamentado por familiares e amigos. Muitas homenagens a ele foram e estão sendo feitas nas redes sociais.

JARDIM ETERNO
Segundo informações da Funerária do Dorinho, o velório e o sepultamento de Patrick Ricardo Soares dos Santos ocorrerão no Cemitério Jardim Eterno, em data a ser definida pela família.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.