Ligue-se a nós

Paranaguá

Entorno do Santuário de Nossa Senhora do Rocio será revitalizado

OBRA POSSIBILITARÁ IMPULSIONAMENTO DO TURISMO

Publicado

no

Agora Litoral
Os Portos do Paraná vão firmar convênio com o município de Paranaguá para recuperar as vias do entorno do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. A obra visa melhorar o acesso da comunidade local, dos visitantes e peregrinos. O anúncio foi feito na terça-feira (26), no salão paroquial do Santuário.

O evento reuniu Portos, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, Prefeitura, Câmara Municipal, Igreja e moradores do bairro do Rocio. O diretor de Engenharia dos Portos do Paraná, Rogério Barzellay, apresentou a proposta de melhorias no asfalto de todas as ruas ao redor do Santuário.

“Dentro dessa grande força-tarefa que se criou para promover a revitalização do entorno do Santuário do Rocio, aos Portos cabem a melhoria dos acessos. Já estamos solicitação a liberação de recursos junto à Antaq, como medida compensatória”, afirmou.

Segundo o diretor, é preciso que a Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários – autorize o convênio para que os repasses sejam feitos e aplicados imediatamente nas obras das vias.

Serão contempladas as ruas João Kravitz, José Azevedo, Xavier da Silva, Professor Cleto e as duas travessas laterais: Felipe Mattar e Antonieta de Souza Magalhães. Além de anunciar a revitalização dos acessos, o diretor de Engenharia dos Portos do Paraná falou sobre o projeto executivo para a reforma do trapiche do Rocio.

“O projeto executivo já está contratado, os levantamentos já estão sendo feitos. A diferença entre este e os outros 13 projetos de trapiches que serão realizados pela administração dos Portos, é que este será pensado como um trapiche para navios de médio porte”, explicou Barzellay. De acordo com ele, a obra possibilitará que o turismo seja alavancado na região.

Ruas que serão revitalizadas

TURISMO – O Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, também participou da reunião. “Nós faremos parceria com o município para viabilizar recursos a fundo perdido e agilizar os investimentos, na ordem de R$1,5 milhão, na revitalização da Praça do Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Isso vai trazer mais segurança para a população”, disse.

De acordo com o secretário, além de desenvolver o bairro para os moradores, a união dos esforços em prol do Santuário ajuda a impulsionar o turismo religioso da região. “Trabalhar pelo fortalecimento do turismo em Paranaguá também é a nossa missão”, pontuou Ortega.

Secretário Ortega defendeu parceria

IGREJA – Representando o reitor do Santuário, o padre Joaquim Parron comemorou os anúncios e as parcerias firmadas. “Esse momento é histórico. Estão juntos o Governo do Estado, os Portos, a Prefeitura e a comunidade. É uma vitória muito grande, ver forças de grandes instituições trabalhando pelo Rocio, em prol da população e dos peregrinos e turistas que por aqui passam”, disse.

Segundo o religioso, durante muito tempo o bairro do Rocio teria ficado abandonado. “O desejo é que o bairro volte a ser reconhecido com a importância que ele tem, o que começa a acontecer com esse projeto comum”, completou.

Padre Parron representou o Santuário

CRESCIMENTO
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou a preocupação da nova gestão dos Portos do Paraná em ter projetos para a cidade. “Quem ganha com isso são os moradores de Paranaguá e de todo o Litoral, que tende a crescer muito com essas parcerias”, afirmou.

Reunião foi no Salão Paroquial do Rocio

Da AEN

Paranaguá

Menor confessa que iria praticar assalto ao ser flagrado pela PM com réplica de pistola

Foi na noite de quinta-feira, na Vila Guarani

Publicado

no

Por

Em Paranaguá, um adolescente de 14 anos foi apreendido pela Polícia Militar na noite de quinta-feira, 18, com uma réplica de pistola. Ao ser abordado, ele confessou que iria usar o simulacro para praticar assaltos.

Conforme a ocorrência, por volta das 20h40, policiais militares de Rádio Patrulha estava em policiamento ostensivo pela Vila Guarani, quando, nas adjacências de um local onde havia ocorrido um homicídio na semana anterior, se deparou com dois indivíduos em uma bicicleta, sendo visualizado que um deles apresentava um volume suspeito em sua cintura.

Diante da situação, a equipe policial realizou a abordagem da dupla, verificando que um dos suspeitos era um adolescente de 14 anos, e que o outro tinha 18.

Durante a ação, foi localizada com o menor a réplica de pistola, a qual deveria possuir ponta com coloração laranja indicando simulacro, mas que tinha sido suprimida. Com o outro abordado nada de ilícito foi localizado.

Ao ser indagado do motivo de estar portando o simulacro, o adolescente relatou que pretendia utilizar para realizar ameaças e assaltos pela região. Ele ainda disse que estava com uma dívida e que precisava “levantar” um dinheiro para pagá-la.

Diante dos fatos, a equipe policial encaminhou os envolvidos à Delegacia Cidadã de Paranaguá, bem como, acionou o Conselho Tutelar para serem tomadas as devidas providências.

VEJA TAMBÉM

Idoso de 70 anos é preso em Matinhos condenado por estuprar a enteada

Continuar Lendo

Paranaguá

Homem é preso duas vezes no mesmo dia por ameaçar e perseguir a ex-mulher

Situação ocorreu no Jardim Eldorado; ele não aceitaria o fim da relação.

Publicado

no

Por

Um homem de 31 anos foi preso pela Guarda Civil Municipal, na tarde de quinta-feira (11), acusado de ameaçar e perseguir sua ex-companheira em Paranaguá. Ele já tinha sido detido pela manhã, pelo mesmo motivo.

Patrulha Maria da Penha atendeu a ocorrência

Tudo começou por volta das 17h10, quando agentes da Patrulha Maria da Penha da GCM foram acionadas pela Central de Comando Operacional (CCO), para averiguar uma situação de violência doméstica no bairro Jardim Eldorado.

Ao chegarem no local, que é o trabalho da vítima, a solicitante, de 25 anos, relatou que seu ex-companheiro havia proferido ameaças e xingamentos, mas que ele acabou saindo do local quando percebeu que a polícia tinha sido acionada.

No entanto, logo depois, com o apoio de uma equipe de motociclistas da GCM, o suspeito foi localizado e, diante da situação, acabou encaminhado à Delegacia Cidadã para que fossem tomadas as providências necessárias.

Durante a averiguação, as agentes constataram que, pela manhã, o homem já havia sido encaminhado à unidade policial por outra equipe da GCM, depois de ter sido denunciado por perseguir e ameaçar a vítima em uma escola na Ilha dos Valadares. Na ocasião, a mulher contou que o fato ocorreu pelo fato de que não querer reatar o relacionamento.

VEJA TAMBÉM

Morre no Hospital Regional do Litoral rapaz que se acidentou de moto em Paranaguá

Continuar Lendo

Paranaguá

Rapaz é ferido a tiros em roubo de moto em Alexandra

Foi na madrugada deste sábado; ele foi atingido na coxa e na panturrilha.

Publicado

no

Por

No bairro Alexandra, em Paranaguá, um rapaz de 25 anos foi ferido a tiros em um assalto na madrugada deste sábado (13). Ele foi encaminhado ao Hospital Regional do Litoral.

Por volta das 4h40, policiais militares de Rádio Patrulha encontraram a vítima na casa hospitalar, com lesões na coxa e panturrilha, provocados por disparos de arma de fogo.

O rapaz estava consciente e relatou aos militares que o fato se deu na Rua Savino Tripodi, por volta das 2h, quando transitava com sua motocicleta, uma Honda CG de cor preta, que não se recordava a placa.

O jovem disse que seguia em direção à BR-277, quando foi abordado por dois indivíduos em outra moto, que deram voz de assalto. Ele contou que ao tentar fugir foi alvejado pelos tiros e perdeu o controle da direção, caindo em uma área de mata.

A vítima narrou ainda que em seguida os criminosos subtraíram sua motocicleta e fugiram, tomando rumo ignorado. Socorrido pelo seu irmão, o rapaz foi levado hospital para cuidados médicos e disse ainda não reconhecer os autores do roubo, nem soube descrever suas características.

O caso foi registrado em boletim de ocorrência e a vítima orientada sobre as providências a serem tomadas.

VEJA TAMBÉM

Rapaz morto com tiro na cabeça em Antonina tinha extensa ficha criminal

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.