Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Paranaguá

Empresas ligadas ao porto ajudarão na limpeza urbana

Reunião marcou início do Fórum Permanente sobre mobilidade urbana, limpeza e controle de zoonoses em Paranaguá

Paranaguá, PR
Agora Litoral

Uma reunião entre secretários municipais e representantes de dez empresas ligadas ao Porto buscou unir forças na limpeza urbana e ao combate de zoonoses (doenças infecciosas de animais capazes de ser naturalmente transmitidas para o ser humano) envolvendo ratazanas e pombos em Paranaguá, no litoral do Paraná. O encontro aconteceu logo após a divulgação da pesquisa de que a cidade portuária abrigaria 17 ratos para cada morador.

Na reunião, ocorrida nesta quinta-feira (06) na Prefeitura, os representantes do Executivo destacaram que irão cobrar do Estado, União e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) melhorias estruturais e de limpeza nas vias de acesso. Também foi definida a criação de um Fórum Permanente de reuniões mensais com o setor privado para melhorar a relação Porto X Cidade em Paranaguá.

As empresas Bunge, Cooperlog, União Vopak, CPA, Cotriguaçu, Rocha, Coopadubo, Romani S.A., Cattalini e Sul Terminais demonstraram comprometimento com a sociedade local comparecendo na reunião. “É apenas um início de diálogo. Estas empresas estão em parceria com a Prefeitura demonstrando boa vontade e respeitando as normas vigentes. Faremos reuniões mensais, um Fórum Permanente, que somará forças ainda mais aos entes privados”, disse o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Raphael Rolim de Moura.

“Não queremos aqui definir empresas culpadas, mas sim somar esforços. (…) Esta é uma questão de saúde pública, de prevenir possíveis doenças, como a leptospirose”, afirmou o secretário de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira. A chefe de epidemiologia da pasta de Saúde, Michelle Karla Grossi, destacou a urgência da limpeza para controle de zoonoses.

Mobilidade Urbana

O secretário de Segurança, João Carlos Silva, afirmou que a intenção é pedir ajuda às empresas para que seja construída coletivamente uma mobilidade urbana melhor em Paranaguá. “Somando forças, quem ganha é a sociedade local. Não queremos dar nenhum tipo de jeitinho em questões legais e licenças; queremos dialogar francamente e encontrar soluções pontuais com a conscientização de todos. Estamos valorizando quem faz o correto e cobraremos de quem não arca com suas responsabilidades”, completou João Carlos.

Esta é a primeira reunião do Fórum Permanente, que realizará mensalmente, na segunda terça-feira de cada mês, encontros em prol da soma de esforços entre Executivo e empresas portuárias, principalmente na mobilidade urbana, limpeza e controle de zoonoses.

Participaram do encontro Eloy Camargo e Marcio Mater (Cooperlog), Ricardo Malucelli (Bunge), Melissa Spencer (União Vopak), Patricia Dantas (CPA), Amanda Souza e Fabiano Magalhães (Cotriguaçu), Tiago Haus (Rocha), Godofredo Benevides Filho (Coopadubo), Itamar Abreu Filho (Romani), Fernando Pereira dos Santos (Cattalini) e Marcio Guilherme Rocha e Oziel Gomes (Sul Terminais).

(Com informações da PMP – Foto: Leonardo Quintana Bernardi)

LEIA TAMBÉM

Pesquisa aponta 17 ratos para cada morador em Paranaguá

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios