Ligue-se a nós

Paranaguá

Empresas ligadas ao porto ajudarão na limpeza urbana

Soma de esforços com a prefeitura de Paranaguá visa combater zoonoses

Publicado

no

Reunião marcou início do Fórum Permanente sobre mobilidade urbana, limpeza e controle de zoonoses em Paranaguá

Paranaguá, PR
Agora Litoral

Uma reunião entre secretários municipais e representantes de dez empresas ligadas ao Porto buscou unir forças na limpeza urbana e ao combate de zoonoses (doenças infecciosas de animais capazes de ser naturalmente transmitidas para o ser humano) envolvendo ratazanas e pombos em Paranaguá, no litoral do Paraná. O encontro aconteceu logo após a divulgação da pesquisa de que a cidade portuária abrigaria 17 ratos para cada morador.

Na reunião, ocorrida nesta quinta-feira (06) na Prefeitura, os representantes do Executivo destacaram que irão cobrar do Estado, União e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) melhorias estruturais e de limpeza nas vias de acesso. Também foi definida a criação de um Fórum Permanente de reuniões mensais com o setor privado para melhorar a relação Porto X Cidade em Paranaguá.

As empresas Bunge, Cooperlog, União Vopak, CPA, Cotriguaçu, Rocha, Coopadubo, Romani S.A., Cattalini e Sul Terminais demonstraram comprometimento com a sociedade local comparecendo na reunião. “É apenas um início de diálogo. Estas empresas estão em parceria com a Prefeitura demonstrando boa vontade e respeitando as normas vigentes. Faremos reuniões mensais, um Fórum Permanente, que somará forças ainda mais aos entes privados”, disse o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Raphael Rolim de Moura.

“Não queremos aqui definir empresas culpadas, mas sim somar esforços. (…) Esta é uma questão de saúde pública, de prevenir possíveis doenças, como a leptospirose”, afirmou o secretário de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira. A chefe de epidemiologia da pasta de Saúde, Michelle Karla Grossi, destacou a urgência da limpeza para controle de zoonoses.

Mobilidade Urbana

O secretário de Segurança, João Carlos Silva, afirmou que a intenção é pedir ajuda às empresas para que seja construída coletivamente uma mobilidade urbana melhor em Paranaguá. “Somando forças, quem ganha é a sociedade local. Não queremos dar nenhum tipo de jeitinho em questões legais e licenças; queremos dialogar francamente e encontrar soluções pontuais com a conscientização de todos. Estamos valorizando quem faz o correto e cobraremos de quem não arca com suas responsabilidades”, completou João Carlos.

Esta é a primeira reunião do Fórum Permanente, que realizará mensalmente, na segunda terça-feira de cada mês, encontros em prol da soma de esforços entre Executivo e empresas portuárias, principalmente na mobilidade urbana, limpeza e controle de zoonoses.

Participaram do encontro Eloy Camargo e Marcio Mater (Cooperlog), Ricardo Malucelli (Bunge), Melissa Spencer (União Vopak), Patricia Dantas (CPA), Amanda Souza e Fabiano Magalhães (Cotriguaçu), Tiago Haus (Rocha), Godofredo Benevides Filho (Coopadubo), Itamar Abreu Filho (Romani), Fernando Pereira dos Santos (Cattalini) e Marcio Guilherme Rocha e Oziel Gomes (Sul Terminais).

(Com informações da PMP – Foto: Leonardo Quintana Bernardi)

LEIA TAMBÉM

Pesquisa aponta 17 ratos para cada morador em Paranaguá

Clique para comentar

Deixe seu comentário!

Paranaguá

Taxista é rendido por criminosos com faca e tem carro levado em assalto

Táxi abandonado foi encontrado pela PM na Vila São Jorge

Publicado

no

Por

Um taxista de Paranaguá passou por maus momentos, no final da noite de segunda-feira (24/01). Ele foi abordado por três homens, um deles armado com faca, no ponto de táxi do supermercado Bavaresco, no Parque São João.

Segundo o que o motorista relatou para a Polícia Militar, os criminosos o colocaram no banco traseiro do veículo e seguiram até a região conhecida como Areal, onde ele foi liberado. O trio levou o carro, dois celulares e R$ 400.

Ainda de acordo com o taxista, a todo momento, sob ameaça de uma faca, ele recebia ordens para manter os olhos fechados, para não ter contato visual com os criminosos.

Assim que o deixaram num lugar escuro, os bandidos seguiram sentido a empresa Sadia. Logo depois, o motorista pediu ajuda em uma chácara no bairro Embocuí e acionou a Polícia Militar.

TÁXI RECUPERADO
O táxi, um VW Gol, de cor prata, foi localizado pela PM. Ele estava abandonado, na Rua João Gomes do Prado, na Vila São Jorge. O carro estava trancado e sem as chaves.

O automóvel foi entregue ao seu proprietário.

Continuar Lendo

Paranaguá

Carro furtado é detectado por câmeras e suspeito preso pela ROMU

Ação da GCM aconteceu quarta-feira na região do Aeroparque

Publicado

no

Por

Agentes da Guarda Civil Municipal recuperaram em Paranaguá, na noite de quarta-feira (19/01), um veículo Audi A3, com alerta de furto na cidade de Curitiba, depois que o automóvel passou por uma das câmeras de monitoramento do município.A OCORRÊNCIA – Por volta das 22 horas, uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) foi informada pela Central de Controle Operacional sobre o veículo, que estaria circulando em direção à área central da cidade. De imediato os agentes deram início às buscas e encontraram o automóvel saindo do estacionamento do Aeroparque.

Na abordagem, o motorista, um rapaz de 22 anos, alegou que o veículo pertencia a um amigo. Ele disse que havia buscado o carro em Curitiba e que estava levando para a casa do proprietário quando foi abordado.

No entanto, ao ser feita a consulta da placa do Audi, os guardas civis confirmaram o alerta de furto, registrado duas horas antes no centro de Curitiba.

Diante da situação, o rapaz, que não tinha passagem pela polícia, acabou preso por receptação e foi encaminhado, junto com o carro, ao plantão da Delegacia Cidadã, para a elaboração do flagrante.

Continuar Lendo

Paranaguá

Homem é preso pela Romu após arrombar distribuidora de bebidas na Estradinha

Ele foi preso mais uma vez na madrugada de quarta-feira (19)

Publicado

no

Por

Velho conhecido da polícia, Jorge Luis dos Santos Viana, o “Pezão”, de 29 anos, foi preso mais uma vez na madrugada de quarta-feira (19/01), em Paranaguá. Acusado de invadir um estabelecimento comercial na Rua Domingos Peneda, Estradinha, ele acabou detido pela Guarda Civil Municipal.

A ação foi realizada por uma equipe da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), que, por volta das 2h50, estava em patrulhamento de rotina quando uma mulher abordou a viatura relatando que sua distribuidora de bebidas tinha sido arrombada.

Na sequência, os agentes abordaram Jorge Luis, o qual foi flagrado próximo do estabelecimento portando um saco de lixo. Imediatamente foi realizada a abordagem e ao ser verificado o que o suspeito portava, foram encontrados vários produtos que ele não soube informar a procedência.

A comerciante foi chamada no local e reconheceu os objetos, como sendo do seu estabelecimento e, diante da situação, o abordado foi conduzido para o plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá. Jorge Luis acabou autuado em flagrante pelo crime de furto e, na sequência, foi encaminhado para a Cadeia Pública, onde ficou recolhido à disposição da Justiça.

Jorge Luis já tinha passagem pela polícia por furto e também por tráfico de drogas. Ao todo, foram recuperados 134 chips de telefone celular, 24 carteiras de cigarro, além de tubos de cola, pilhas para rádio, refis de inseticida, além de outros objetos.

VIDA NO CRIME

Jorge Luis já foi manchete no Agora Litoral. Veja:

Homem é preso ao subir em telhado de supermercado para praticar furto

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.