Ligue-se a nós

Paranaguá

Devotos prestam homenagem em louvor à Nossa Senhora do Rocio

Evento aconteceu abaixo de forte chuva no domingo

Publicado

no

Fotos: Santuário do Rocio

Nem mesmo a forte chuva que caiu em Paranaguá no final da tarde deste domingo (15) atrapalhou a procissão motorizada em louvor à Nossa Senhora do Rocio. Milhares de devotos prestaram sua homenagem à Padroeira do Paraná e acompanharam o trajeto a bordo de veículos enfeitados com fitas e balões coloridos.

No trajeto em direção à Catedral Diocesana, outros devotos esperavam a passagem da imagem da Padroeira conduzida em um andor especialmente preparado para a procissão.

O cortejo em louvor à Nossa Senhora do Rocio é uma tradição que perdura 207 anos, assim como a festa em sua homenagem. Por causa da pandemia o evento passou por adaptações e outras modalidades de procissão, realizadas em anos anteriores, precisaram ser canceladas.
“A procissão motorizada ocorreu conforme planejamos e com segurança. Segundo informações da Guarda Civil Municipal mais de 3 mil carros participaram. A carreata foi linda e uma verdadeira demonstração de devoção e fé. Neste ano não tivemos as procissões marítima, ciclística, motociclística e a cavalgada, mas acreditamos que isso não prejudicou a festa, porque a parte religiosa, que é a mais importante, foi mantida e, neste ano, com um maior número de celebrações presenciais e transmitidas”, declarou o Padre Dirson Gonçalves, Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Nesta segunda-feira, a partir das 19h30 será realizada a carreata de retorno da imagem ao Santuário.
Inicialmente programada para acontecer às 17 horas, a procissão teve início às 18 horas a pedido da Justiça Eleitoral. O objetivo foi para que o evento não causasse qualquer tipo de intercorrência ao processo eleitoral em andamento no domingo.

Segundo o Fórum Eleitoral de Paranaguá todas as atividades eleitorais na cidade ocorreram dentro na normalidade.

Padroeira do Paraná
A festa religiosa dedicada à Nossa Senhora do Rocio – declarada Padroeira do Estado do Paraná em 1977 – está entre as maiores manifestações da fé católica no Brasil e acontece entre os dias 01 e 16 de novembro.
A data em homenagem à Padroeira é comemorada no dia 15. Sua devoção teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho, em Paranaguá, em 1648.

Em 2020 o Santuário em homenagem à Virgem Padroeira completa 100 anos de existência.

Da Assessoria do Santuário do Rocio

Deixe seu comentário!

Paranaguá

Homem é detido e apanha de populares ao furtar condomínio no Palmital

Foi na segunda-feira, na Rua Anthero Régis Pereira da Costa

Publicado

no

Por

Imagem Ilustrativa

Adnilson de Souza Matoso, de 36 anos, foi encaminhado ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, na tarde de segunda-feira, dia 1º, acusado de furto em um condomínio na Rua Anthero Régis Pereira da Costa, bairro Palmital. A ocorrência foi atendida por policiais militares do 9º Batalhão, os quais, na chegada ao local da situação, encontraram o suspeito detido.

Conforme o boletim policial, por volta das 13h30, a PM foi informada que um indivíduo teria sido surpreendido e detido por vizinhos e populares, no interior de um condomínio, que se encontra com os apartamentos desocupados.

De imediato uma equipe de Rádio Patrulha foi averiguar e, na abordagem, Adnilson, que é natural de Paranaguá e tem endereço no bairro Floresta, na cidade de Morretes, admitiu que teria entrado nas moradias com intuito da prática de furto.

Na averiguação dos policiais, foi constatado que foram retiradas dos imóveis algumas lâmpadas com luminárias, tubulações de cobre e esquadrias de alumínio que estavam no interior de uma mochila carregada pelo suspeito. Ainda foi confirmado que foram danificadas instalações elétricas e janelas.

Diante dos fatos, Adnilson, que alegou ter sido agredido por pessoas que não se encontravam mais no local quando a viatura chegou, foi encaminhado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, levado à unidade policial onde foi autuado em flagrante por furto qualificado.

Continuar Lendo

Paranaguá

Rapaz de 20 anos é executado a tiros na Vila São Jorge

Homicídio ocorreu no final da noite de quarta-feira (2)

Publicado

no

Por

Rodines (Foto redes sociais)

Um rapaz foi executado a tiros, dentro de uma casa, na Vila São Jorge, em Paranaguá, no Litoral do Paraná. O homicídio ocorreu no final da noite de quarta-feira (2).

Rodines Costa dos Santos, de 20 anos, teria sido surpreendido enquanto dormia por três atiradores, que arrombaram a porta da residência aonde ele estava e atiraram.

Foram muitos disparos, de acordo com vizinhos do local do crime. Rodines foi atingido na cabeça e na coxa esquerda. Ele morreu na hora.

FUGA

Segundo o irmão da vítima, que mora no mesmo terreno em que Rodines foi morto, logo após a execução, os assassinos teriam entrado em um automóvel Sandero, de cor escura, que teria sido tomado em assalto, e fugido em direção ao Parque São João.

A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar, que realizou patrulhamento, mas não localizou os suspeitos pela execução de Rodines.

Rodines Costa dos Santos tinha passagens pela polícia, porém, segundo amigos, teria se convertido há algum tempo e estaria, inclusive, frequentando uma igreja evangélica.

VEJA TAMBÉM

Homem é executado a tiros e mulher e criança também são atingidas em Pontal

Continuar Lendo

Paranaguá

Mulher tem bolsa roubada por motoqueiro na Estradinha

Assalto ocorreu no início da manhã de terça-feira

Publicado

no

Por

No início da manhã de terça-feira, dia 1º, uma mulher de 51 anos foi assaltada na Avenida Coronel Elysio Pereira, bairro Estradinha, em Paranaguá. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar.

Conforme o relatório policial, a vítima informou que estava indo para o trabalho de bicicleta, por volta das 5h50, quando foi abordada por um indivíduo em uma motocicleta Honda CG preta.

O marginal, fazendo gestos de que estava armado, tomou sua bolsa contendo celular, cartões bancários, documentos e molho de chaves.

A vítima relatou que o assaltante estava trajando ‘roupas de firma’, na cor azul e com listra amarela, e que ele era de estatura baixa e magro, mas não soube informar a placa do veículo que ele pilotava.

Os policiais realizaram patrulhamento pela região, mas não houve êxito na localização do autor do assalto.

VEJA TAMBÉM

Homem é preso e surrado por populares após furto em casa na Costeira

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.