Ligue-se a nós

Paranaguá

Conselho de Promoção da Igualdade Racial homenageia mulheres negras

EVENTO ACONTECEU NO AUDITÓRIO DA OAB

Publicado

no

Agora Litoral
Nesta semana, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher Negra e Dia Nacional de Tereza de Benguela comemorado na quinta-feira (25).

O Evento aconteceu no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Paranaguá e contou com a palestra da Pesquisadora Maria de Lourdes Santa de Souza, com o tema “Os conflitos raciais da mulher negra na atualidade”.

A solenidade foi marcada por homenagens a mulheres de destaque no cenário municipal como a representante de religião de matriz africana, Milene Rosa Gomes; Maria Dolores da Silva; indígena Rosalina Kerexu Rodrigues Mariano; cantora Lucélia Salgado; professora Sueli Ribeiro Cicarello e a superintendente de Assistência Social Gisele Cristina da Silva.

Representantes da religião de matriz africana

De acordo com o Presidente do Compir, Cláudio Antônio do Nascimento, por ocasião das festividades em comemoração ao aniversário de Paranaguá, o Conselho resolveu promover um evento que tratasse da data significativa para os negros.

“Boa parte da nossa cidade foi construída pelos negros. Dia 25 de julho comemoramos o Dia Nacional de Tereza de Benguela, uma quilombola que lutou bastante pra sobreviver por aproximadamente vinte anos no Quilombo, junto a um grupo de índios. A partir desse ano, em comemoração a essa data, passaremos a homenagear mulheres de nossa cidade que tiveram forças e raízes de luta”, destacou Cláudio Nascimento.

“Estou imensamente agradecida pela homenagem, sobretudo por se tratar de um evento ligado à temática de luta do povo negro em um momento em que as mulheres negras, infelizmente têm sido destaque em estatísticas negativas no Brasil, ligadas ao alto número de homicídios, pouco acesso aos espaços de poder e menor acesso a direitos básicos. Isso torna a abordagem do tema um instrumento importante de superação a ser utilizado até mesmo por pessoas que, mesmo não fazendo parte dessas estatísticas, acabam tendo no seu lugar de fala a oportunidade de engajamento nessa luta que deve ser de todos nós”, avaliou a superintendente da Secretaria de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva, uma das homenageadas no evento.

Professora Sueli Cicarello

“O Conselho Municipal de Igualdade Racial de Paranaguá foi instituído pela Lei 3784/18, como resultado da mobilização da sociedade civil organizada e a grande sensibilidade e preocupação da gestão do prefeito Marcelo Roque com a criação de políticas voltadas ao atendimento da população negra e indígena de nossa cidade”, salientou o secretário municipal de Assistência Social, Darci Borba.

Da PMP

Paranaguá

Ação conjunta prende suspeito de tráfico de drogas na Ilha dos Valadares

Foi na manhã de terça-feira

Publicado

no

Por

Na manhã de terça-feira, 23, uma ação conjunta envolvendo equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Força Nacional resultou na prisão um homem por tráfico de drogas na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. A ação ocorreu após denúncia sobre o local onde poderia estar escondido um foragido da Justiça.

Tudo começou por volta das 11h30, quando uma equipe de Patrulhamento de Área da GCM foi acionada para dar apoio às equipes da Força Nacional e Polícia Civil na averiguação das informações, repassadas pelo telefone 197, indicando uma casa localizada em um beco estreito na Vila Itiberê, onde estaria um homem com mandado de prisão em aberto, além de indivíduos integrantes de uma facção criminosa.

Nas diligências, os policiais fizeram uma progressão a pé pela viela e, ao se aproximarem da residência informada na denúncia, alguns indivíduos fugiram em direção de uma área manguezal e não foram mais localizados. No entanto, na casa foi encontrado um rapaz de 27 anos, que não era o alvo da denúncia, e na sequência houve a apreensão de porções de crack e cocaína embaladas e fracionadas para venda, além de R$ 753,70, três telefones celulares e uma motocicleta Honda/NXR 160.Diante dos fatos, o detido foi encaminhado, junto com tudo que foi apreendido, ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá para que fossem tomadas as providências necessárias.

Continuar Lendo

Paranaguá

Corpo de mulher é encontrado boiando próximo à passarela da Ilha dos Valadares

Achado de cadáver foi na manhã desta quarta-feira

Publicado

no

Por

Na manhã desta quarta-feira, 24, uma mulher foi encontrada morta nas águas do Rio Itiberê, em Paranaguá. O achado foi feito por homens que trabalham na ampliação da passarela da Ilha dos Valadares.

Por volta das 8h30, a Guarda Civil Municipal foi informada da situação e uma equipe da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) foi ao local e confirmou que havia um corpo dentro da água, preso pelos cabos que seguram na estrutura a balsa usada pelos funcionários da obra.

Em seguida, equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Força Nacional também foram ao local. Exames preliminares não encontraram sinais de violência e, após as análises no local, o corpo foi recolhido pelo IML de Paranaguá.

A vítima estava trajando apenas a parte de cima de um biquíni e na região ninguém soube passar informações que pudessem ajudar na identificação.

Continuar Lendo

Paranaguá

Rapaz com braço amputado é baleado com tiro na cabeça no Cominese

Câmeras de monitoramento flagraram a tentativa de homicídio

Publicado

no

Por

Na madrugada desta terça-feira, 23, um rapaz que tem o braço amputado devido a um acidente ferroviário, foi vítima de uma tentativa de homicídio no Conjunto Cominese, em Paranaguá.

O rapaz, que se encontrava com um skate, foi alvejado com um tiro na cabeça por um homem que estava em uma bicicleta, conversando na Rua Manoel Cardoso de Araújo.

Câmeras de monitoramento na região registraram o momento do crime. Após entregar um objeto ao homem que estava na bicicleta, aparentando ser uma corrente, o atirador puxou uma arma e efetuou um tiro à queima roupa contra a vítima e fugiu em seguida.

Moradores, quando ouviram o disparo na rua, foram verificar o que estava acontecendo e encontraram a vítima caída. Uma equipe do Samu foi ao local e socorreu o rapaz, que foi levado para o Hospital Regional do Litoral.

Guarnições da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal também foram ao local e durante as diligências localizaram na rua um estojo de munição calibre 9mm. Ainda foram realizados patrulhamento pela região, mas o autor do atentado não foi localizado.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.