Ligue-se a nós

Paranaguá

CAPS realiza várias atividades para prevenir suicídio neste mês

TEMA DEVE SER LEVADO ÀS SALAS DE AULA

Publicado

no

Agora Litoral
A Diretoria de Saúde Mental, por meio do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), realiza diversas atividades neste mês para prevenir o suicídio, tema da campanha “Setembro Amarelo”.

As ações vão de oficinas terapêuticas, rodas de conversa, grupos operativos, distribuição de folders para pacientes em tratamento e até treinamento para pedagogos das redes municipal e estadual e de escolas particulares de Paranaguá, para que o tema seja levado com mais frequência às salas de aula da cidade.

DADOS
O suicídio foi a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em 2017, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre a população em geral está em número 15 no ranking.

Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2016 foram registrados 45.468 casos de tentativas e óbitos por suicídio no Brasil, do sexo masculino e feminino. Destaca-se o registro na faixa etária de 10 a 19 anos, um total de 10.802 casos, sendo 3.029 masculinos e 7.773 femininos.

“Considerando os números apontados, observamos a necessidade de construir ações voltadas à prevenção ao suicídio”, observou a coordenadora do CAPS, a assistente social Tathiane Silva Ferreira. “Precisamos perder o medo de falar sobre o assunto e compartilhar informações. Como continua sendo um grande tabu, enfrentamos dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca de ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Devemos conscientizar, esclarecer e estimular o diálogo para mudar esta realidade”, completou a dirigente.

Anúncio

PALESTRAS
O CAPS vai oferecer a palestra “Valorização à Vida” para pedagogos das escolas estaduais de Paranaguá no dia 18, no auditório do Colégio José Bonifácio. Para os profissionais de Ensino Fundamental I da rede municipal e de escolas particulares a palestra ocorrerá dia 25, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), que também participa dessa conscientização em parceria com a pasta de Saúde e do Núcleo Regional de Educação (NRE).

“Nosso objetivo é sensibilizar, dialogar, orientar, conscientizar e tornar estes profissionais da educação disseminadores de informações e integrá-los à Rede de Apoio Psicossocial (RAPS)”, completa Tathiane Silva Ferreira, coordenadora do CAPS.

UBS É PORTA DE ENTRADA
O diretor de Saúde Mental da Semsa, o psicólogo Felipe Carvalho, lembrou que as unidades básicas de saúde (UBS) são “a porta de entrada para qualquer tipo de situação de saúde mental. É na UBS que o paciente será avaliado e encaminhado para o tratamento adequado, que em Paranaguá é oferecido na rede municipal no ambulatório de saúde mental (no Hospital João Paulo II) ou no CAPS”, explicou.

O atendimento é feito por equipe multidisciplinar, com psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional, assistente social e demais profissionais. O tratamento oferecido vai desde psicoterapia a atividades diárias, com acompanhamento.

De acordo com o diretor, um dos fatores de risco mais prevalentes nestes casos diz respeito ao sentimento de exclusão e não-pertencimento, que não devem ser desconsiderados pelos educadores e familiares, em especial nas situações de bullying ou discriminação racial ou de gênero.

Anúncio

“São grupos vulneráveis, devido à pressão social e a discriminação. (…) Entre os sintomas que requerem atenção para obter ajuda estão o isolamento social e também se o paciente falar em suicídio. É importante correr e procurar atendimento profissional”, destacou Felipe Carvalho.

Profissionais da equipe que realiza o atendimento verificam que problemas de diálogo entre o paciente e seus familiares são frequentes. “Nós como profissionais temos que ouvir sem julgamentos, mas essa é uma dificuldade que percebemos bastante entre pais e filhos. A família é uma parte muito importante nesse processo e por isso pedimos que procurem ajuda o quanto antes para pessoas que podem ter tendência a suicídio, antes que seja tarde demais”, alertou o psicólogo Felipe Carvalho.

Situações envolvendo autoagressão (como mutilação e cortes no próprio corpo) também requerem atenção especial.

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA
O CAPS, como um dos equipamentos de Saúde Mental de Paranaguá, participará da mobilização do Setembro Amarelo, promovido pela 1ª Regional de Saúde, no dia 26, no Instituto Superior do Litoral (Isulpar), das 8h30 às 12h30.

A previsão é que o evento tenha a presença de profissionais de outros municípios do litoral.

Anúncio

Serão expostas durante o evento ações municipais, palestra e detalhes sobre o trabalho do Centro de Valorização a Vida (CVV), um dos mobilizadores do Setembro Amarelo no Brasil.

“Atuante nas situações de crises como complemento de um tratamento, o CVV promove apoio emocional e prevenção ao suicídio, por meio do telefone 188 e também por chat e e-mail. É um serviço gratuito, disponível 24 horas por dia, 365 dias do ano. Precisando conversar sobre seus sentimentos, dores e angústias, de forma sigilosa e sem julgamentos, ligue 188”, comentou a coordenadora do CAPS, Tathiane Silva Ferreira.

Da PMP
Anúncio

Paranaguá

Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão na BR-277

Tragédia foi na manhã desta quinta-feira, na região do Jardim Iguaçu

Publicado

no

Por

Um ciclista morreu em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na BR-277, em Paranaguá. Tadeu Simão Pereira (FOTO), de 58 anos, estava pedalando sua bicicleta quando se envolveu numa colisão com um caminhão no Km 2,5 da rodovia, próximo ao Jardim Iguaçu.

Equipes de emergência, incluindo o SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária EPR Litoral Pioneiro, atenderam ao chamado. Infelizmente, Tadeu não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local.

A Polícia Científica realizou análises na cena do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. A família identificou o corpo no IML.

O acidente chama atenção para a importância da segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias como essa.

Continuar Lendo

Paranaguá

Jovem é atacado com faca durante assalto no Porto dos Padres

Câmeras de monitoramento flagraram a ação do criminoso

Publicado

no

Por

Na manhã de quarta-feira, 20, um jovem de 18 anos foi atacado com uma faca durante um assalto no bairro Porto dos Padres, em Paranaguá. Embora tenha passado por uma situação extremamente tensa, o rapaz não sofreu ferimentos graves.

O crime foi capturado por câmeras de segurança da área. O rapaz, que estava de bicicleta, foi abordado por um homem que, sem qualquer aviso prévio, o atacou com a faca.

Após o golpe, o criminoso fugiu levando a bicicleta da vítima, que ficou com um pequeno corte no peito em decorrência da agressão.

As imagens do assalto foram repassadas pelas redes sociais para tentar identificar o autor desse ato violento, sendo o caso registrado pela Polícia Militar.

Continuar Lendo

Paranaguá

ROMU apreende mais de 100 pedras de crack ao abordar trio no “Catingueiro”

Ação da GCM foi na manhã desta quarta-feira durante patrulhamento de rotina

Publicado

no

Por

Na manhã desta quarta-feira, 20, agentes da Guarda Civil Municipal realizaram a apreensão de mais de 100 pedras de crack durante uma abordagem na Avenida Governador Manoel Ribas, no Bairro Industrial, em Paranaguá. Três homens foram levados à Delegacia Cidadã.

A OCORRÊNCIA
A ação teve início por volta das 9h, quando uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizava patrulhamento na área e, ao chegar na esquina da Rua Xavier da Silva, nas proximidades do local conhecido como “Catingueiro”, frequentemente mencionado como ponto de venda de drogas, os agentes notaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele jogou algo no chão, o que levou à abordagem imediata.

O homem foi identificado como tendo 35 anos e, ao ser revistado, tentou se desfazer de cinco pedras de crack embaladas para venda, que acabou pisando ao ser abordado pelos guardas civis. Além da droga, também foi encontrado em seu bolso um celular e R$ 200 em dinheiro trocado.

ESTRANGEIRO
Durante a mesma abordagem, um homem venezuelano de 55 anos também foi identificado e flagrado com quatro pedras de crack que apresentavam a mesma embalagem e cor das encontradas com o outro suspeito. Questionado sobre a droga, ele alegou ser usuário e que estava comprando para consumo pessoal.

Por fim, um jovem de 24 anos que estava no local foi revistado e com a quantia de R$ 110, as chaves de um carro e quatro pacotes plásticos com um total de 100 pedras de crack, que totalizaram 28 gramas.

Anúncio

Diante das evidências coletadas, todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.