Ligue-se a nós

Paranaguá

Campanha É Doando que se Vive encerra fase com resultados positivos

Envolvimento da comunidade foi o destaque do projeto

Publicado

no

Foi realizado no auditório da Biblioteca Pública de Paranaguá

Agora Litoral
Na tarde de quinta-feira (31/10), no auditório da Biblioteca Pública Leôncio Correia, foi realizado o encerramento da primeira fase do Projeto “É Doando que se Vive”, uma parceria entre a Prefeitura de Paranaguá e o Ministério Público do Paraná.

A ação teve como intuito trabalhar o tema doação de órgãos por meio de peças publicitárias e material jornalístico para conscientizar a população sobre o assunto, e também um abrangente trabalho com conteúdos pedagógicos em salas de aula das escolas municipais envolvendo alunos de 8 a 11 anos.

A iniciativa de promover a conscientização sobre a doação de órgãos foi da promotora Camila Adami Martins, após passar a acompanhar nas redes sociais a saga de Adriele Bueno Souza Silva, de 33 anos, que sofre de hipertensão arterial pulmonar e busca o transplante de um pulmão para continuar vivendo.
“Estatísticas indicam que 43% das famílias que tem possíveis doadores de órgãos, no momento do falecimento do parente, recusa a doação. Esse foi um dos motivos que me levou a pensar essa campanha. Além disso, tive acesso a um Projeto de Lei Federal que previa que a conscientização da importância da doação de órgãos fosse passada aos alunos dentro do ambiente escolar. Pensando nisso, propus à Secretaria Municipal de Educação a realização desse projeto. As secretarias de Educação e Comunicação abraçaram a causa com bastante entusiasmo e a executaram de forma brilhante”, destacou a promotora.

Promotora Camila Adami Martins

A Drª Camila Martins ressaltou o contentamento da campanha virar lei. “Após aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito, o projeto se torna uma política pública, ou seja, a campanha não será aplicada apenas agora nas escolas, e sim será algo curricular aplicado todos os anos para crianças com idades entre 8 e 11 anos da rede municipal de ensino”, comemorou.

ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
A superintendente educacional da Secretaria Municipal de Educação, Tenile Xavier, explica que o envolvimento da comunidade escolar foi um dos destaques da campanha. “A Secretaria de Educação está muito feliz em participar do projeto idealizado pela promotora Camila, e ainda mais contente pelo desempenho e dedicação em que as escolas abraçaram a campanha. Cada escola inovou, levando a mensagem de formas diferentes por meio da música, teatro, vídeo, caminhadas e outras atividades. Ocorreu o envolvimento de todo o corpo docente, alunos e até mesmo das famílias que também se envolveram no projeto”, detalhou.

PADRINHO
Igor Brenaz é o padrinho do projeto e a voz da música composta especialmente para tratar o tema. “Estou muito feliz com o resultado do projeto e por espalhar esse amor e conscientização para as crianças e toda a comunidade. Tivemos vários resultados positivos e é uma satisfação participar de tudo isso”, frisou o cantor.

Promotora e crianças com o cantor Igor Brenaz

VALOR
O professor Thiago Casas é diretor da Escola Municipal João Rocha e contou que várias atividades foram realizadas com os alunos e com a comunidade escolar. “O projeto trouxe às crianças e para as famílias o valor inexplicável que é de ser um doador de órgãos”, ressaltou.

A Escola realizou teatro e caminhada em conjunto com a Escola Municipal Francisca Pessoa Mendes e envolveu a comunidade.

ALUNOS APROVARAM
A aluna do 5.º ano da Escola João Rocha, Francielle Neponuceno disse que o projeto foi importante. “Foi muito bom, gostamos muito e passamos a informação para nossas famílias. Quando alguém precisa, as famílias precisam ajudar e a doar órgãos pode salvar vidas”, avaliou.

Alana Rodrigues Cordeiro, aluna do 5º ano da Escola Municipal Caic conta que um trabalho especial foi desenvolvido para propagar a campanha. “A campanha foi boa porque é uma forma de espalhar para mais pessoas a importância de ser doador de órgãos. Nós criamos um mascote, simbolo da campanha ele passa um dia na casa de professores e alunos deixando um coração. Tudo isso é importante para que as pessoas saibam que doar órgãos é vida, é um ato de amor. Muitas pessoas precisam e outras podem doar”, opinou.
A campanha conta ainda com o site www.doandoquesevive.com.br que concentra toda a produção jornalística da campanha, com vídeos e matérias escritas sobre o tema. Também é possível fazer download de material publicitário disponível para reprodução.

Da PMP

Paranaguá

Homem é preso duas vezes no mesmo dia por ameaçar e perseguir a ex-mulher

Situação ocorreu no Jardim Eldorado; ele não aceitaria o fim da relação.

Publicado

no

Por

Um homem de 31 anos foi preso pela Guarda Civil Municipal, na tarde de quinta-feira (11), acusado de ameaçar e perseguir sua ex-companheira em Paranaguá. Ele já tinha sido detido pela manhã, pelo mesmo motivo.

Patrulha Maria da Penha atendeu a ocorrência

Tudo começou por volta das 17h10, quando agentes da Patrulha Maria da Penha da GCM foram acionadas pela Central de Comando Operacional (CCO), para averiguar uma situação de violência doméstica no bairro Jardim Eldorado.

Ao chegarem no local, que é o trabalho da vítima, a solicitante, de 25 anos, relatou que seu ex-companheiro havia proferido ameaças e xingamentos, mas que ele acabou saindo do local quando percebeu que a polícia tinha sido acionada.

No entanto, logo depois, com o apoio de uma equipe de motociclistas da GCM, o suspeito foi localizado e, diante da situação, acabou encaminhado à Delegacia Cidadã para que fossem tomadas as providências necessárias.

Durante a averiguação, as agentes constataram que, pela manhã, o homem já havia sido encaminhado à unidade policial por outra equipe da GCM, depois de ter sido denunciado por perseguir e ameaçar a vítima em uma escola na Ilha dos Valadares. Na ocasião, a mulher contou que o fato ocorreu pelo fato de que não querer reatar o relacionamento.

VEJA TAMBÉM

Morre no Hospital Regional do Litoral rapaz que se acidentou de moto em Paranaguá

Continuar Lendo

Paranaguá

Rapaz é ferido a tiros em roubo de moto em Alexandra

Foi na madrugada deste sábado; ele foi atingido na coxa e na panturrilha.

Publicado

no

Por

No bairro Alexandra, em Paranaguá, um rapaz de 25 anos foi ferido a tiros em um assalto na madrugada deste sábado (13). Ele foi encaminhado ao Hospital Regional do Litoral.

Por volta das 4h40, policiais militares de Rádio Patrulha encontraram a vítima na casa hospitalar, com lesões na coxa e panturrilha, provocados por disparos de arma de fogo.

O rapaz estava consciente e relatou aos militares que o fato se deu na Rua Savino Tripodi, por volta das 2h, quando transitava com sua motocicleta, uma Honda CG de cor preta, que não se recordava a placa.

O jovem disse que seguia em direção à BR-277, quando foi abordado por dois indivíduos em outra moto, que deram voz de assalto. Ele contou que ao tentar fugir foi alvejado pelos tiros e perdeu o controle da direção, caindo em uma área de mata.

A vítima narrou ainda que em seguida os criminosos subtraíram sua motocicleta e fugiram, tomando rumo ignorado. Socorrido pelo seu irmão, o rapaz foi levado hospital para cuidados médicos e disse ainda não reconhecer os autores do roubo, nem soube descrever suas características.

O caso foi registrado em boletim de ocorrência e a vítima orientada sobre as providências a serem tomadas.

VEJA TAMBÉM

Rapaz morto com tiro na cabeça em Antonina tinha extensa ficha criminal

Continuar Lendo

Paranaguá

Suspeito de tentar roubar casal na Praça dos Leões é preso em flagrante pela PM

Foi na noite de quinta-feira

Publicado

no

Por

Luiz Henrique Rodrigues dos Santos, de 26 anos, foi preso pela Polícia Militar na noite de quinta-feira (11), acusado de tentativa de roubo no centro de Paranaguá. As vítimas foram um rapaz de 23 anos e uma moça de 27, os quais foram abordados na Praça Eufrásio Correa, a Praça dos Leões.

Conforme a ocorrência, por volta das 22h20, uma equipe de motociclistas da 1ª Companhia do 9º Batalhão estava em patrulhamento pelo centro da cidade, quando, nas proximidades da praça escutou gritos e, em seguida, avistou um casal pedindo ajuda.

Ao se aproximarem, os militares foram informados que as vítimas tinham acabado de sofrer uma tentativa de assalto por um homem de bicicleta, que estava poucos metros à frente, ainda na praça.

Diante da informação, os policiais foram atrás do suspeito e chegaram até Luiz Henrique, que tinha as mesmas características repassadas pelo casal. Na busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito.

No entanto, o abordado foi reconhecido pelo casal, o qual informou que ele se aproximou perguntando que horas eram de maneira insistente e, em dado momento, anunciou o assalto, dizendo que estava armado, colocando a mão na cintura e pedindo os celulares das vítimas.

No entanto, quando o casal disse que policias militares estavam passando pelo local, o suspeito desistiu da empreitada criminosa. Diante dos fatos, o detido acabou preso e, encaminhado ao plantão da Delegacia Cidadã, onde foi autuado por tentativa de roubo.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.