Ligue-se a nós

Paranaguá

Cadeiras especiais garantem acessibilidade na Ilha do Mel

Em um mês, 15 pessoas usufruíram do benefício

Publicado

no

Benefício está disponível desde o dia 7 de janeiro

O Órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, o Instituto Água e Terra (IAT) adquiriu quatro cadeiras para uso de moradores e veranistas durante todo o ano, mediante cadastro prévio. Ao todo, 15 pessoas utilizaram o equipamento em um mês, a maior parte durante os finais de semana.

A cadeira anfíbia, com pneus adaptados, facilitou a vida de dona Francisca Alves de Lima, 75 anos, ao visitar a Ilha do Mel, no Litoral do Paraná. A cadeira serve para trilhas em areia e também para banhos de mar.

Com má circulação nas pernas, ela foi a primeira usuária do benefício, disponibilizado pelo IAT desde o dia 7 de janeiro deste ano.

“É um sonho realizado conhecer a Ilha do Mel”, disse dona Francisca. Moradora de Ivaiporã, no Norte do Estado, ela estava de férias com a família em Matinhos, também no Litoral, quando resolveu visitar os encantos das áreas de preservação da Ilha.

“Essa cadeira me ajudou a andar pelas trilhas e me sinto honrada de ter inaugurado o serviço”.

Dona Francisca Alves de Lima foi a primeira usuária do benefício.

Para o neto de dona Francisca, Danilo de Lima Frederico, basta pouco esforço para empurrar o equipamento pelas trilhas de areia. “A cadeira é incrível e fácil de empurrar. Conseguimos ir até a beira da praia, que era onde queríamos conhecer”, afirmou.

“Este foi um grande passo para garantir que pessoas com deficiência agora possam andar nas trilhas com areia e usufruir das praias. As cadeiras dão mais qualidade e oferecem acessibilidade para as pessoas que precisam”, disse o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

Podem utilizar as cadeiras anfíbias disponibilizadas nas praias de Encantadas e Brasília, todas as pessoas asseguradas pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

ÁREAS PRESERVADAS – Cerca de 95% da superfície da ilha constitui uma Estação Ecológica, criada por decreto em 1982. O objetivo é a preservação e reconstituição de manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais.

Os outros 5% formam o Parque criado em 2002 com o objetivo de reconstituição dos seus ambientes naturais de praia, costões rochosos, importantes remanescentes da Floresta Ombrófila Densa Submontana e de terras baixas associada à Floresta de Restinga, proporcionando a proteção integral da diversidade biológica.

As áreas de preservação possuem como entorno belíssimas praias e atrativos turísticos, como a Fortaleza de Nossa Sra. dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas, que, ao longo dos anos, transformaram a Ilha do Mel num dos pontos mais visitados por turistas no Paraná.

PARQUES PARANÁ  A disponibilização de cadeiras anfíbias durante todo o ano na Ilha do Mel vem ao encontro do Programa Parques Paraná. O programa visa a valorização do desenvolvimento do turismo de forma sustentável nas Unidades de Conservação (UC) abertas à visitação pública.

A população dispõe de duas cadeiras na praia de Encantadas e outras duas na praia de Brasília.

“Por se tratar de área de preservação, não tem acessibilidade em toda a Ilha do Mel, então as cadeiras anfíbias foram alternativas para garantir o acesso a todas as pessoas nessa Unidade de Conservação”, afirmou o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Da AEN / Fotos: SEDEST-IAT

Paranaguá

Homem invade a casa da ex e é preso pela Patrulha Maria da Penha

Ação da GCM foi na tarde de terça-feira, no Nilson Neves

Publicado

no

Por

Na tarde de terça-feira, 26, agentes da Guarda Civil Municipal prenderam em flagrante, na cidade de Paranaguá, um homem de 46 anos acusado de violência doméstica. A ação ocorreu no bairro Nilson Neves.

Conforme a ocorrência, por volta das 13h uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM foi acionada para atender uma mulher de 52 anos, que relatou que seu ex-marido tinha invadido sua residência sem autorização e estava fazendo ameaças.

De imediato as agentes da GCM foram ao local e encontraram o homem alterado. Ele acabou preso e, na sequência, foi encaminhado ao plantão da Delegacia Cidadã para a elaboração do flagrante, conforme previsto na Lei Maria da Penha.

Continuar Lendo

Paranaguá

Motociclista morre após colidir com caminhão na Costeira

Acidente fatal foi no final da manhã desta quinta-feira

Publicado

no

Por

Na Avenida Coronel Jose Lobo, bairro Costeira, em Paranaguá, um rapaz de 28 anos morreu no final da manhã desta quinta-feira (21), em decorrência de um acidente de trânsito. Geovane Assunção Cordeiro (FOTO) pilotava uma motocicleta Honda XRE 190 que colidiu na lateral de um caminhão Ford Cargo 2622, e morreu no local.

Por volta das 11h, equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Civil Municipal se deslocaram em atendimento ao acidente e, ao chegarem, foi verificado que o piloto da moto estava em óbito.

Ao ser ouvido pelos policiais militares, o motorista do caminhão, de 31 anos, relatou que trafegava em serviço de uma empresa de locação de máquinas pela José Lobo, sentido área portuária, e que ao fazer a conversão à esquerda para avançar a Rua Baronesa do Cerro Azul foi surpreendido por uma motocicleta que vinha no sentido contrário da avenida e não teve como evitar a colisão.

O local do acidente foi isolado pelos polícias para as análises da Polícia Científica e, em seguida, o corpo de Geovane recolhido pelo IML de Paranaguá para exames complementares. O rapaz era morador na Ilha dos Valadares.

O motorista do caminhão foi submetido ao teste do etilômetro, que deu resultado negativo para o consumo de álcool. Em seguida, ele foi conduzido ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá pelos militares para prestar esclarecimentos sobre o acidente.

O caminhão, que estava em situação regular, foi liberado no local para o responsável.

Continuar Lendo

Paranaguá

ROMU prende mulher por tráfico de drogas ao verificar situação de danos em academia ao ar livre

Foi na madrugada desta quinta-feira, na Vila Guarani

Publicado

no

Por

Na madrugada desta quinta-feira (21), agentes da Guarda Civil Municipal prenderam uma mulher por envolvimento com o tráfico de drogas na cidade de Paranaguá. A ação resultou na apreensão de 19 buchas de cocaína.

De acordo com a ocorrência, por volta das 3 horas uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) foi acionada pela Central de Controle Operacional (CCO), para verificar uma possível situação de depredação dos equipamentos da academia ao ar livre localizada na Rua Tupinambá, na Vila Guarani.

De imediato os agentes foram ao local e abordaram três homens e uma mulher, mas não foi confirmada a situação de danos no patrimônio público. No entanto, próximo a um equipamento da academia, os guardas civis localizaram uma pequena bolsa contendo um invólucro plástico com as buchas de cocaína.

Durante a ação, através das imagens do sistema de monitoramento Muralha Digital da Secretaria Municipal de Segurança, foi verificado que quem tinha dispensado o acessório no local era a mulher, identificada como Kamila Costa Oliveira, de 20 anos.

Segundo a ocorrência, em seguida a jovem assumiu a propriedade do entorpecente, informando que estava no local para comercializar as substâncias.

Como, com os outros abordados nada de ilícito foi encontrado, eles foram liberados no local., enquanto Kamila acabou presa e foi encaminhada, junto com os entorpecentes, ao plantão da Delegacia Cidadã para serem tomadas as providências necessárias. Ela já tinha passagem pelo mesmo delito.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.