Ligue-se a nós

Paranaguá

Apatia da população faz Saúde ampliar ações contra a dengue

Somente 30% dos parnanguaras tomou a segunda dose da vacina

Publicado

no

Equipes volantes estão aplicando as doses em escolas, empresas e locais onde a circulação de pessoas é frequente

Paranaguá, PR
Agora Litoral

A Secretaria estadual da Saúde, por meio da 1ª Regional de Saúde, está intensificando a campanha de vacinação contra a dengue em Paranaguá. Além das salas de vacina nas unidades de saúde, equipes volantes aplicam as doses em escolas, empresas e locais onde a circulação de pessoas é frequente. Até esta sexta-feira (17), o município vacinou somente 30% do público-alvo da 2ª dose.

“Estamos buscando o apoio de diferentes instituições da cidade para que incentivem os cidadãos a se vacinarem contra a dengue e abram espaço para a campanha. O objetivo é reduzir a circulação viral e, indiretamente, proteger toda a população”, afirma a chefe do Centro Estadual de Epidemiologia, Júlia Cordellini.

Nos primeiros 15 dias da campanha, a aplicação das 20 mil doses de Paranaguá ocorreram em 25 grandes empresas da cidade, 25 colégios estaduais, sete supermercados, shopping, academia, terminal de ônibus, praças e no calçadão. Outra estratégia é vacinar a população nas residências com equipes que circulam por todos os bairros do município.

Posto itinerante foi montado no calçadão do centro de Paranaguá para incentivar vacinação

Paranaguá também conta com 17 pontos fixos de vacinação na Secretaria Municipal de Saúde e nas unidades de saúde Alexandra, Aline Marinho Zacharias, Argemiro de Félix, Colônia Maria Luiza, Colônia Pereira, Domingos Lopes do Rosário, Dr. Helvécio Chaves da Rocha, Dr. Simão Aisenman, Encantadas, Evanil Rodrigues, Guilhermina Mazzali Gaida, Luiz Carlos Gomes, Norberto Costa, Nova Brasília, Rodrigo Gomes e Sueli Dutra Alves.

“Estamos preocupados com a baixa adesão do público-alvo que pode ser vacinado contra a dengue. Vamos iniciar a vacinação inclusive no período noturno, com equipes itinerantes. Queremos cumprir a meta de vacinar 100% das pessoas que tomaram a primeira dose no ano passado e, ainda, aplicar a vacina nas que não tomaram em 2016”, destaca o secretário municipal de Saúde e Prevenção de Paranaguá, Paulo Henrique de Oliveira.

CASOS

O informe técnico divulgado pela Secretaria da Saúde na última terça-feira (14) confirma 566 casos de dengue no Paraná desde o início do período epidemiológico, em agosto de 2016. Em Paranaguá, são 35 casos confirmados até agora e nenhuma morte.

No mesmo período, em 2016, a cidade já havia confirmado 2.887 casos e 14 óbitos.

“O município enfrentou a pior epidemia de dengue de todos os tempos no Paraná. A população precisa lembrar todo o sofrimento causado pela doença e colaborar com as estratégias do Estado para não deixar a situação se repetir”, adverte a diretora da 1ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti.

PARANÁ

Até esta sexta (17), 105 mil paranaenses foram vacinados contra a dengue no Paraná, 72 mil deles correspondentes à segunda dose. A meta para a segunda fase é aplicar a segunda dose em 100% das pessoas que participaram da campanha em agosto e setembro de 2016 e, também, ampliar a cobertura da primeira dose.

 

Deixe seu comentário!

Paranaguá

Cerca de 1.000 pessoas com mais de 80 anos receberam a 1ª dose da vacina

Estação Ferroviária centralizou vacinação para a faixa etária na cidade

Publicado

no

Por

O prédio da Estação Ferroviária foi excepcionalmente aberto, sábado e domingo, para aplicação de vacinas contra a Covid-19 em pessoas com mais de 80 anos em Paranaguá.

No sábado (27), durante todo o dia foram aplicadas cerca de 580 doses do imunizante. A ação continuou no domingo, quando foram vacinadas cerca de 300 pessoas da faixa etária indicada.

Foram vários profissionais atuando no local para dar agilidade e qualidade no atendimento ao público alvo. De acordo com a prefeitura, conforme a quantidade de doses disponíveis forem enviadas pelo Ministério da Saúde a faixa etária será ampliada.

“Independente de chuva ou sol, estaremos vacinando e ampliando a faixa etária imediatamente quando novas doses de vacina forem enviadas pelo Ministério da Saúde. Sabemos da ansiedade da população em receber a imunização e nosso intuito é sempre vacinar o maior número de pessoas, seguindo o cronograma indicado no Plano Nacional de Vacinação”, ressaltou o prefeito Marcelo Roque.

Ele parabenizou todos os profissionais que trabalharam na ação de imunização contra a Covid-19 no município nesse fim de semana, que conseguiram aplicar aproximadamente mil doses nos dois dias.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, destacou a importância da ação e os cuidados individuais para evitar a Covid-19.

“Este é um novo momento com a esperança de voltarmos ao normal com a imunização da população, mas precisamos salientar que as medidas de prevenção devem ser mantidas com o uso de máscara, higienização em especial das mãos e o distanciamento social. Juntos vamos vencer o coronavírus”, ressaltou.

Continuar Lendo

Paranaguá

Rapaz é assassinado na Serraria do Rocha

Foi executado a tiros no final da noite de sábado

Publicado

no

Por

Um rapaz de 25 anos foi assassinado com cinco tiros de pistola calibre 380 no bairro Serraria do Rocha, em Paranaguá. A execução ocorreu no final da noite de sábado (27/02).

Cleiton Nunes Martins (foto) não teve tempo de reagir. Ele foi encontrado caído em um quarto da casa em que morava, no final da Avenida Tufi Maron, em um acesso na lateral da linha férrea.

Ouvidas pela Polícia Militar, algumas testemunhas disseram que os primeiros tiros contra Cleiton teriam sido efetuados ainda na rua e que provavelmente o rapaz possa ter fugido do atirador para o interior da residência.

Cleiton, que era conhecido por “Japa”, entra para a estatística dos homicídios como o 14º assassinado em Paranaguá este ano.

Ele tinha histórico criminal por roubo e tráfico de drogas. Em duas oportunidades, Cleiton foi manchete do Agora Litoral.

Polícia Militar prende dupla com drogas, revólver e espada de samurai

Populares detêm dupla após assalto no Parque São João

Continuar Lendo

Paranaguá

Vacinação é ampliada para pessoas com idade acima de 80 anos

Estação Ferroviária estará aberta excepcionalmente neste sábado (27)

Publicado

no

Por

A partir deste sábado (27), a Secretaria Municipal de Saúde ampliará a faixa etária para vacinação da Covid-19 para pessoas com idade acima dos 80 anos.

A Estação Ferroviária estará aberta para o início da aplicação das doses nesse público alvo, das 10 às 17h.

Para agilizar o atendimento é importante que o idoso esteja com documento original com foto, comprovante de residência e o Cartão SUS.

Caso o cidadão ainda não tenha o Cartão SUS, o documento pode ser confeccionado, em poucos minutos, no módulo da Guarda Civil Municipal, em frente ao Palácio do Café ou mesmo em uma das unidades básicas de saúde.

Da PMP
Continuar Lendo
Anúncio