Paranaguá
Alunos da EJA recebem kit da Prefeitura
É O MESMO MATERIAL ESCOLAR DO ENSINO REGULAR
Agora Litoral
Na noite de quinta-feira, 02, foram entregues os materiais escolares para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Paranaguá. A cerimônia de entrega aconteceu na Escola Municipal Almirante Tamandaré com a presença dos alunos das escolas Anibal Ribeiro Filho, Nayá Castilho e Iná Xavier Zacarias. Ao todo são aproximadamente 450 estudantes na EJA, em 15 escolas municipais.
A atual gestão tem trabalhado de maneira descentralizada com a EJA, ou seja, o ensino é oferecido em diversos bairros na cidade para facilitar e incentivar que os alunos continuem estudando e venham a concluir sua formação, diminuindo assim as desistências. Também há uma escola na Ilha da Cotinga, que atende os indígenas da tribo Pindoty.
Na oportunidade, o prefeito Marcelo Roque lembrou que todos os alunos da Educação de Jovens e Adultos recebem o mesmo tratamento e os mesmos materiais que os estudantes do ensino regular. “Algumas pessoas não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na infância e elas podem fazer isso agora, com qualidade. Parabenizo a toda a equipe da SEMEDI que trabalha intensamente para promover a melhoria do ensino na cidade”, comentou.
A secretária de educação, Vandecy Dutra, ressaltou que esses investimentos são formas de reconhecimento e valorização. “O poder público precisa chegar mais próximo desses alunos que, por diversos motivos, não tiveram oportunidades de continuar os estudos; por este motivo atuamos de forma descentralizada. O esforço deles merece ser recompensado e podemos ver nos olhos deles a alegria de serem bem tratados”, observou.
Os alunos da EJA têm faixas etárias diversas, com idades entre os 15 e 80 anos. A diretora da Educação de Jovens e Adultos, Edimar Pereira Neves, afirmou ser gratificante ver o retorno dos estudantes aos bancos escolares. “Podemos ver alegria nesses alunos ao ganharem os materiais, eles ficam emocionados por receberem esse carinho”, disse.
Os pais e familiares dos alunos da EJA estiveram presentes na cerimônia de entrega. Janalia Aparecida Bouaci, mãe de aluna, agradece pelo incentivo à educação. “Pequenas ações são transformadas em grandes atitudes. Com esses materiais os estudantes recebem motivação para permanecer na escola. Na Páscoa eles receberam uma lembrança e isso dá mais estimulo e valorização”, frisou a mãe.
O vereador Nilo Monteiro esteve presente à cerimônia e declarou que a Câmara Municipal de Paranaguá está trabalhando em conjunto com a Prefeitura para aplicar corretamente as verbas públicas. Outro vereador que esteve acompanhando as entregas dos materiais foi o líder do governo, Eduardo Francisco Costa de Oliveira, que reafirmou ser importante dar oportunidades às pessoas que buscam conhecimento, independentemente da idade.
“A atual administração mostra respeito com todas as pessoas que querem estudar e ,como representantes da população, temos orgulho de participar deste momento. Também temos que elogiar o corpo docente da EJA, que são pessoas fantásticas”, finalizou Edu.
Da PMP
Paranaguá
Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão na BR-277
Tragédia foi na manhã desta quinta-feira, na região do Jardim Iguaçu
Um ciclista morreu em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na BR-277, em Paranaguá. Tadeu Simão Pereira (FOTO), de 58 anos, estava pedalando sua bicicleta quando se envolveu numa colisão com um caminhão no Km 2,5 da rodovia, próximo ao Jardim Iguaçu.
Equipes de emergência, incluindo o SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária EPR Litoral Pioneiro, atenderam ao chamado. Infelizmente, Tadeu não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local.
A Polícia Científica realizou análises na cena do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. A família identificou o corpo no IML.
O acidente chama atenção para a importância da segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias como essa.
Paranaguá
Jovem é atacado com faca durante assalto no Porto dos Padres
Câmeras de monitoramento flagraram a ação do criminoso
Na manhã de quarta-feira, 20, um jovem de 18 anos foi atacado com uma faca durante um assalto no bairro Porto dos Padres, em Paranaguá. Embora tenha passado por uma situação extremamente tensa, o rapaz não sofreu ferimentos graves.
O crime foi capturado por câmeras de segurança da área. O rapaz, que estava de bicicleta, foi abordado por um homem que, sem qualquer aviso prévio, o atacou com a faca.
Após o golpe, o criminoso fugiu levando a bicicleta da vítima, que ficou com um pequeno corte no peito em decorrência da agressão.
As imagens do assalto foram repassadas pelas redes sociais para tentar identificar o autor desse ato violento, sendo o caso registrado pela Polícia Militar.
Paranaguá
ROMU apreende mais de 100 pedras de crack ao abordar trio no “Catingueiro”
Ação da GCM foi na manhã desta quarta-feira durante patrulhamento de rotina
Na manhã desta quarta-feira, 20, agentes da Guarda Civil Municipal realizaram a apreensão de mais de 100 pedras de crack durante uma abordagem na Avenida Governador Manoel Ribas, no Bairro Industrial, em Paranaguá. Três homens foram levados à Delegacia Cidadã.
A OCORRÊNCIA
A ação teve início por volta das 9h, quando uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizava patrulhamento na área e, ao chegar na esquina da Rua Xavier da Silva, nas proximidades do local conhecido como “Catingueiro”, frequentemente mencionado como ponto de venda de drogas, os agentes notaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele jogou algo no chão, o que levou à abordagem imediata.
O homem foi identificado como tendo 35 anos e, ao ser revistado, tentou se desfazer de cinco pedras de crack embaladas para venda, que acabou pisando ao ser abordado pelos guardas civis. Além da droga, também foi encontrado em seu bolso um celular e R$ 200 em dinheiro trocado.
ESTRANGEIRO
Durante a mesma abordagem, um homem venezuelano de 55 anos também foi identificado e flagrado com quatro pedras de crack que apresentavam a mesma embalagem e cor das encontradas com o outro suspeito. Questionado sobre a droga, ele alegou ser usuário e que estava comprando para consumo pessoal.
Por fim, um jovem de 24 anos que estava no local foi revistado e com a quantia de R$ 110, as chaves de um carro e quatro pacotes plásticos com um total de 100 pedras de crack, que totalizaram 28 gramas.
Diante das evidências coletadas, todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.