Ligue-se a nós

Paranaguá

Ações de combate à febre amarela serão intensificadas na zona rural

REGIÕES DE MATA ESTÃO NO FOCO DA SECRETARIA DE SAÚDE

Publicado

no

Agora Litoral
A Secretaria Municipal de Saúde está focando ações de combate à febre amarela na zona rural de Paranaguá. Em Alexandra, colônias, ilhas e comunidades marítimas a vacinação está sendo intensificada desde a semana passada, por serem regiões de mata.

Em uma semana foram imunizadas em Paranaguá 5.186 pessoas, conforme dados do Departamento de Epidemiologia divulgados nesta quinta-feira (31). Somente na quarta-feira passada, foram aplicadas 1.195 doses. As unidades de saúde estão bastante movimentadas nos últimos dias, principalmente após a confirmação de um paciente com a doença, que é de Antonina e está internado no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, desde a última segunda-feira.

Secretária Lígia Regina e Fernanda Crosewski da Secretaria de Estado da Saúde

Agentes comunitários de saúde estão repassando orientações aos moradores dessas localidades rurais e fazendo a busca ativa de quem não foi imunizado. Também estão levantando as informações de quem já se vacinou para incluir em sistema do Ministério de Saúde.

Nesta quinta-feira (31), técnicos da Secretaria de Estado da Saúde fizeram reunião com profissionais de Paranaguá. O encontro foi no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e teve a presença da secretária Lígia Regina de Campos Cordeiro, que afirmou que a cidade está mobilizada para vacinar a população. “O prefeito Marcelo Roque determinou que tomássemos todas as providências para que nossa população fique protegida contra a febre amarela”, comentou a secretária.

Alguns cuidados extras são necessários para quem não tomou a vacina ou que foi imunizado da semana passada para cá, já que a proteção ocorre somente 10 dias após a aplicação da dose. É importante usar repelente, colocar telas nas janelas, mosquiteiro na cama ou berço dos bebês. “Lembramos que a vacina é a única forma de prevenir a febre amarela e por isso é importante que a população procure nossas unidades para se proteger o quanto antes”, destacou a secretária.

Entre as medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde assim que houve a suspeita da morte de 3 macacos por febre amarela, em Antonina, estão a intensificação da vacinação. Paranaguá passou a oferecer as doses contra a doença em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 17h, e também nas 7 que funcionam com horário estendido: Alexandra, Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes), Jardim Iguaçu, Vila Divinéia, Vila Garcia, Serraria do Rocha e Gabriel de Lara.

Médicos e profissionais de enfermagem passarão por treinamento e haverá também mudanças estruturais que estão sendo providenciadas para melhorar tanto o diagnóstico quanto a assistência aos pacientes, no caso de registro de casos confirmados. “Estamos fazendo todo o planejamento necessário, contando até com a possibilidade de termos casos. Logicamente que não é isso que queremos, mas se acontecer estaremos preparados”, ponderou a secretária Lígia.

Para Fernanda Crosewski, da Divisão de Vigilância no Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, o propósito da reunião era ajudar o município no que fosse necessário. “Estamos aqui para ver como está sendo a estratégia para combater a febre amarela e também atingir a cobertura vacinal desejável”, comentou.

Mesmo fazendo parte da rotina de imunizações, como Paranaguá e a região não eram áreas indicadas para vacina, até o ano passado, não havia registro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). Isso gerou uma deficiência no abastecimento dos dados, o que coloca a cidade com baixa taxa de imunização. “Por isso é importante que os agentes de endemias façam a busca ativa, para termos condições de até mapear a doença, em caso de termos casos positivos, por exemplo. (…) A faixa etária mais descoberta é a entre 15 e 59 anos”, comenta Fernanda.

Movimento nas Unidades de Saúde está intenso nos últimos dias

Da PMP

Paranaguá

Homem invade a casa da ex e é preso pela Patrulha Maria da Penha

Ação da GCM foi na tarde de terça-feira, no Nilson Neves

Publicado

no

Por

Na tarde de terça-feira, 26, agentes da Guarda Civil Municipal prenderam em flagrante, na cidade de Paranaguá, um homem de 46 anos acusado de violência doméstica. A ação ocorreu no bairro Nilson Neves.

Conforme a ocorrência, por volta das 13h uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM foi acionada para atender uma mulher de 52 anos, que relatou que seu ex-marido tinha invadido sua residência sem autorização e estava fazendo ameaças.

De imediato as agentes da GCM foram ao local e encontraram o homem alterado. Ele acabou preso e, na sequência, foi encaminhado ao plantão da Delegacia Cidadã para a elaboração do flagrante, conforme previsto na Lei Maria da Penha.

Continuar Lendo

Paranaguá

Motociclista morre após colidir com caminhão na Costeira

Acidente fatal foi no final da manhã desta quinta-feira

Publicado

no

Por

Na Avenida Coronel Jose Lobo, bairro Costeira, em Paranaguá, um rapaz de 28 anos morreu no final da manhã desta quinta-feira (21), em decorrência de um acidente de trânsito. Geovane Assunção Cordeiro (FOTO) pilotava uma motocicleta Honda XRE 190 que colidiu na lateral de um caminhão Ford Cargo 2622, e morreu no local.

Por volta das 11h, equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Civil Municipal se deslocaram em atendimento ao acidente e, ao chegarem, foi verificado que o piloto da moto estava em óbito.

Ao ser ouvido pelos policiais militares, o motorista do caminhão, de 31 anos, relatou que trafegava em serviço de uma empresa de locação de máquinas pela José Lobo, sentido área portuária, e que ao fazer a conversão à esquerda para avançar a Rua Baronesa do Cerro Azul foi surpreendido por uma motocicleta que vinha no sentido contrário da avenida e não teve como evitar a colisão.

O local do acidente foi isolado pelos polícias para as análises da Polícia Científica e, em seguida, o corpo de Geovane recolhido pelo IML de Paranaguá para exames complementares. O rapaz era morador na Ilha dos Valadares.

O motorista do caminhão foi submetido ao teste do etilômetro, que deu resultado negativo para o consumo de álcool. Em seguida, ele foi conduzido ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá pelos militares para prestar esclarecimentos sobre o acidente.

O caminhão, que estava em situação regular, foi liberado no local para o responsável.

Continuar Lendo

Paranaguá

ROMU prende mulher por tráfico de drogas ao verificar situação de danos em academia ao ar livre

Foi na madrugada desta quinta-feira, na Vila Guarani

Publicado

no

Por

Na madrugada desta quinta-feira (21), agentes da Guarda Civil Municipal prenderam uma mulher por envolvimento com o tráfico de drogas na cidade de Paranaguá. A ação resultou na apreensão de 19 buchas de cocaína.

De acordo com a ocorrência, por volta das 3 horas uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) foi acionada pela Central de Controle Operacional (CCO), para verificar uma possível situação de depredação dos equipamentos da academia ao ar livre localizada na Rua Tupinambá, na Vila Guarani.

De imediato os agentes foram ao local e abordaram três homens e uma mulher, mas não foi confirmada a situação de danos no patrimônio público. No entanto, próximo a um equipamento da academia, os guardas civis localizaram uma pequena bolsa contendo um invólucro plástico com as buchas de cocaína.

Durante a ação, através das imagens do sistema de monitoramento Muralha Digital da Secretaria Municipal de Segurança, foi verificado que quem tinha dispensado o acessório no local era a mulher, identificada como Kamila Costa Oliveira, de 20 anos.

Segundo a ocorrência, em seguida a jovem assumiu a propriedade do entorpecente, informando que estava no local para comercializar as substâncias.

Como, com os outros abordados nada de ilícito foi encontrado, eles foram liberados no local., enquanto Kamila acabou presa e foi encaminhada, junto com os entorpecentes, ao plantão da Delegacia Cidadã para serem tomadas as providências necessárias. Ela já tinha passagem pelo mesmo delito.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.