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PRF acompanha testes da nova área de escape na BR-376

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Na quinta-feira (12), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanharam a realização de simulações de uso da nova área de escape na BR-376, na região da Serra do Mar, município de Guaratuba. Localizado do lado esquerdo da rodovia, na altura do quilômetro 667, o dispositivo de segurança recém-construído é o segundo desse tipo neste trecho de descida da serra.

Conforme informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal, os testes de homologação, executados por pilotos profissionais, foram acompanhados por engenheiros da Universidade de São Paulo (USP) e tiveram o apoio da empresa Volvo. Foram utilizadas carretas de 23 a 48 toneladas, em velocidades entre 60 km/h e 120 km/h.

A obra, que durou cerca de oito meses e custou aproximadamente R$ 20 milhões, foi uma das sugestões de melhorias da BR-376 feitas nos últimos anos pela PRF à concessionária Arteris Litoral Sul e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A nova área de escape foi projetada à esquerda da pista para facilitar a entrada de veículos em alta velocidade. O dispositivo é equipado com duas pontes rolantes sobre trilhos, o que facilita a remoção dos caminhões após a utilização.
Com 150 metros de extensão, a nova área de escape é preenchida com cinasita (pequenas bolas de argila expandida), com até 1,1 metro de profundidade.

Em operação desde o último dia 14 de novembro, a nova área de escape já foi utilizada em seis ocasiões, inclusive por um ônibus. A primeira área de escape, localizada quatro quilômetros à frente, do lado direito da pista, já foi utilizada mais de 240 vezes desde 2011, quando foi inaugurada.

TRECHO SINUOSO
A BR-376 é a principal ligação rodoviária entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Sete mil caminhões percorrem o trecho a cada dia, em média. O declive chega a 710 metros entre os quilômetros 656 e 675 da rodovia, na região da Serra do Mar, entre Tijucas do Sul e Guaratuba. O trecho é sinuoso e em boa parte dele a velocidade máxima é 60 km/h.

A PRF orienta que, para evitar a perda dos freios, é fundamental que os proprietários e motoristas de caminhões façam manutenção periódica e utilizem o freio motor para descer a serra, sem superaquecer o sistema de frenagem do veículo.

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