Ligue-se a nós

Guaratuba

Prefeitura e MP fecham asilo em Guaratuba pela segunda vez

Instituição estaria maltratando idosos e portadores de transtornos psiquiátricos

Publicado

no

Cerca de 40 pacientes estão abrigados no Hospital Maternidade, antiga Santa Casa de Misericórdia. Fotos: PMG

Guaratuba, PR
Agora Litoral

O Ministério Público e a Prefeitura Municipal  interditaram nesta sexta-feira (24) a Casa de Apoio Luz de Esperança, de Guaratuba, no litoral paranaense. A instituição abrigava cerca de 40 pessoas, entre idosos e portadores de transtornos psiquiátricos, que estariam sofrendo maus tratos.

De acordo com informações extraoficiais, alguns internos ainda seriam privados de comer como forma de castigo. Outros estariam sendo submetidos a trabalhos forçados, inclusive tendo de puxar carroças e carregar entulhos.

A instituição, localizada no bairro Piçarras, final da rua Ivaí, não teria infraestrutura mínima para prestar o serviço. O local também não manteria condições adequadas de higiene.

A Casa de Apoio desrespeitava a lei porque a autorização de funcionamento seria para atender no máximo oito pessoas. Com o passar do tempo, abrigou além da capacidade e o número saltou para cerca de 40.

APELO VIRTUAL

Pelas redes sociais, houve grande mobilização logo após a interdição do local. “A situação aqui está muito difícil; pessoas anêmicas, desidratadas, desnutridas, violentadas, além dos transtornos psiquiátricos”, escreveu uma internauta.

“Precisamos de ventiladores… Quem tiver pode trazer, será identificado e devolveremos na segunda-feira. Toda ajuda possível. Cozinha, banho, alimentação, atividade lúdica, tudo que puder ajudar”, apelou outra.

De acordo com a Prefeitura de Guaratuba, os idosos estão recebendo todo o acolhimento clínico, social e psicológico no Hospital Maternidade de Guaratuba, a antiga Santa Casa de Misericórdia.

A Secretaria de Bem Estar está entrando em contato com as famílias dos pacientes para que estes fiquem com eles até uma solução para o impasse.

Internos necessitamm de todo tipo de material e também de pessoas para auxiliá-los no dia a dia

ENTENDA O CASO

Essa é a segunda vez que o asilo é interditado. Em dezembro de 2014 a Justiça determinou a interdição do local. Uma semana após a decisão, o desembargador Leonel Cunha, do Tribunal de Justiça do Paraná, suspendeu a liminar que interditou a Casa de Apoio Luz de Esperança.

As administradoras da instituição, Elizete Santana e Maria Regina Santana, ingressaram com um Agravo contra a decisão liminar e rebateram todas as alegações de irregularidades. Nesta sexta-feira (24), a história se repetiu e a Casa de Apoio foi novamente interditada.

 

Deixe seu comentário!

Guaratuba

Festa do Divino é cancelada por causa do coronavírus

Evento seria realizado entre os dias 10 e 19 de julho.

Publicado

no

Por

Foto: Arquivo

A Festa do Divino, tradicional festa com programação religiosa, shows, binguinhos, almoços, jantares, barracas de comida e artesanato, foi cancelada por causa da pandemia do novo coronavírus. Ela seria realizada entre os dias 10 e 19 de julho, em Guaratuba, no litoral do Paraná.

A Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, responsável pela organização do evento, anunciou na segunda-feira (4) o cancelamento.

De acordo com a nota oficial, não existe possibilidade de realizar a festa neste ano.

Nota publicada no Facebook

A Festa do Divino leva para Guaratuba centenas de pessoas de todo o estado em pleno inverno. O evento reúne música, produtos e culinária típica do litoral.

Continuar Lendo

Guaratuba

Traficante é pego pela PM com pedras de crack escondidas na boca

Homem de 56 anos foi preso no bairro Piçarras

Publicado

no

Por

A Polícia Militar prendeu um homem de 56 anos que transportava pedras de crack em uma embalagem e uma porção da droga escondida na boca.

A detenção aconteceu na tarde de quinta-feira (2), no bairro Piçarras, em Guaratuba, no Litoral do Paraná.

O suspeito foi abordado por uma equipe da ROTAM (Ronda Ostensiva Tático Móvel)  em patrulhamento na avenida Patriarca, bairro Piçarras.

Ao perceber a aproximação do carro da polícia, o homem tentou se desvencilhar de uma embalagem onde guardava 60 pedras de crack.

Também foram encontradas mais oito pedras da droga, que ele escondia na boca. e R$ 380 em dinheiro trocado.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao plantão da 8ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Guaratuba, juntamente com as drogas e o dinheiro apreendidos.

Continuar Lendo

Guaratuba

Rotam prende rapaz que vendia drogas pelo WhatsApp

Ele disse que fazia cerca de 10 entregas por dia

Publicado

no

Por

Material apreendido pela PM

Após uma abordagem na noite de sexta-feira (13), no bairro Piçarras, em Guaratuba, uma equipe da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) apreendeu 440 gramas de maconha, 43 pontos de LSD, além de dois celulares e uma balança de precisão utilizada para pesar a droga.

Indagado, o abordado, um rapaz de 19 anos, relatou que faria a entrega para um terceiro. Relatou ainda que faz aproximadamente 10 entregas por dia, utilizando um aplicativo de celular para negociação e ajuste do local de entrega.

Diante dos fatos, o jovem, juntamente da droga e objetos apreendidos, foi encaminhado para a Polícia Civil de Guaratuba para ser colocado à disposição da Justiça.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.