Uma forte tempestade atingiu Curitiba na tarde deste sábado (7), provocando cerca de 300 ocorrências de quedas de árvores e galhos, além de rajadas de vento que chegaram a 87 km/h. O prefeito da capital, Eduardo Pimentel, acionou imediatamente as equipes municipais para iniciar os trabalhos de desobstrução e reparos.
Ventos fortes e estragos pela cidade
Inicialmente, a Prefeitura de Curitiba havia contabilizado cerca de 40 chamados, mas o balanço foi atualizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente após o avanço dos danos. De acordo com dados do Simepar, a estação do bairro Bacacheri marcou a maior velocidade de vento, atingindo 87 km/h.
Outras regiões também registraram marcas expressivas, como o Aeroporto Afonso Pena, com ventos de 72 km/h, e a estação do Jardim das Américas, que anotou 59 km/h. A Defesa Civil informou que equipes operacionais realizam o monitoramento em tempo real do temporal no município.
Ações da prefeitura e trânsito afetado
Para minimizar os impactos no tráfego, o efetivo de agentes de trânsito foi reforçado na capital paranaense, orientando os motoristas nos cruzamentos mais afetados. A recomendação oficial é para que os cidadãos redobrem a cautela ao dirigir e mantenham distância segura de fios caídos nas vias públicas. Situações de emergência devem ser comunicadas por meio do telefone 156.
Impacto na rede elétrica e atuação da Copel
O temporal no Paraná comprometeu o fornecimento de eletricidade, deixando 379 mil unidades consumidoras sem luz no Estado. No pico dos desligamentos, registrado às 13h38, o sistema contabilizou 381,3 mil interrupções. A região Leste concentra o maior número de imóveis afetados, totalizando 213,3 mil residências e comércios sem energia na capital, Região Metropolitana e Litoral.
A Copel emitiu uma nota oficial sobre o atendimento às ocorrências:
“A Copel informa que equipes da companhia estão mobilizadas, em todo o Estado, no restabelecimento da energia para 379 mil unidades consumidoras com desligamentos decorrentes de tempestades severas que avançam pelo Paraná neste sábado (7).”
As equipes de manutenção seguem nas ruas em regime de urgência para atender a todas as demandas abertas pelos canais oficiais de atendimento até que o serviço seja normalizado para a totalidade dos clientes afetados.








