O estado do Paraná se prepara para enfrentar um mês de novembro marcado por chuvas acima da média histórica e forte oscilação térmica, impulsionado diretamente pelos reflexos do fenômeno El Niño na região Sul do país, conforme alerta o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Previsão de temporais até terça-feira
As instabilidades climáticas trazem riscos de temporais e precipitações intensas em solo paranaense até pelo menos a próxima terça-feira. As regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul aparecem como as áreas que devem registrar os maiores volumes de água acumulada.
Comportamento das chuvas e instabilidade
O Simepar destaca que as chuvas vão se distribuir de maneira irregular. Isso significa que o estado alternará entre momentos de forte precipitação e períodos totalmente secos, sem nenhuma gota de chuva.
“A ocorrência de precipitação estará relacionada principalmente à passagem de frentes frias, à atuação de sistemas de baixa pressão e à formação de áreas de instabilidade. Além disso, o transporte de calor e umidade em direção à Região Sul contribui para intensificar as condições favoráveis ao desenvolvimento de tempestades”, explica Bianca de Angelo, meteorologista do Simepar.
Oscilação nos termômetros e chegada do verão
Enquanto a estação mais quente do ano se aproxima, novembro trará um aquecimento gradual, mas com reviravoltas. A passagem frequente de frentes frias provocará quedas repentinas nos termômetros paranaenses.
O excesso de nebulosidade e os dias chuvosos também funcionarão como freios para o calor diurno, garantindo marcas mais amenas em diversas datas. Com essa gangorra climática entre dias quentes e frios, a média geral de temperatura do mês deve ficar dentro ou ligeiramente abaixo do esperado para a época.








