–:–:–
Conecte-se conosco

Prefeitura de Paranaguá finaliza obra no Mercado do Café

Espaço histórico no litoral paranaense agora conta com sanitário masculino renovado e prepara intervenção na ala feminina.

42 visualizações
Prefeitura de Paranaguá conclui reforma do banheiro masculino do Mercado do Café e inicia próxima etapa

A Prefeitura de Paranaguá finalizou a recuperação do sanitário masculino situado no tradicional Mercado do Café, localizado no Centro Histórico do município, e já liberou a área para frequentadores e visitantes.

Detalhes das melhorias estruturais

A execução dos trabalhos ficou a cargo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), que detectou desgastes avançados e urgência de reparos na infraestrutura. A obra durou cerca de duas semanas e contemplou a troca de vasos sanitários, mictórios, portas e revestimentos cerâmicos, além da aplicação de piso antiderrapante e o conserto completo da tubulação de esgoto.

O diretor da Semsu, Jean Domingues, explicou que a intervenção exigiu a substituição de vários elementos do local, que sofria com forte desgaste e falhas no sistema de saneamento interno.

Próximas etapas do projeto de revitalização

Na segunda-feira, dia 19, o prefeito Adriano Ramos visitou o endereço e anunciou a continuidade dos melhoramentos, informando que o próximo passo será a modernização do banheiro feminino. O cronograma de obras já contemplou a troca integral da cobertura e do madeiramento do telhado, além de previsões para o conserto das calhas.

“Estamos só começando. O banheiro masculino está pronto, todo reformado, com toda a parte hidráulica em ordem, e nossa equipe já começará em seguida a trabalhar no banheiro feminino. Também vamos cuidar da pintura interna e externa. O Mercado do Café é um patrimônio público, um lugar querido pelos parnanguaras e visitado por turistas. Por isso, precisamos cuidar desse espaço”, afirmou o prefeito.

Parceria com órgão de proteção histórica

Para a execução da pintura nas áreas internas e externas do edifício, a administração municipal aguarda a tramitação de um processo junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão federal responsável pela salvaguarda dos bens culturais do país.

As obras têm como objetivo principal elevar os padrões de higiene, conservação e comodidade no Mercado do Café, ponto de encontro histórico que atrai diariamente comerciantes, moradores locais e turistas na região central da cidade.

Mais em Paranaguá

Ver tudo →