–:–:–
Conecte-se conosco

Seleção brasileira feminina sub-17 é convocada para a Copa do Mundo

Técnica Rilany Silva selecionou 26 atletas para o torneio mundial que será sediado em Marrocos entre outubro e novembro

47 visualizações
Seleção feminina sub-17 é convocada para mais uma Copa do Mundo

A seleção brasileira feminina sub-17 teve sua convocação oficial divulgada para a disputa da Copa do Mundo da categoria, programada para acontecer em solo marroquino entre os dias 17 de outubro e 7 de novembro. A treinadora Rilany Silva relacionou 26 jogadoras, com viagem marcada para este domingo (4), às 22h (horário de Brasília).

Caminho até o mundial

A classificação para o torneio internacional veio em abril, após a conquista do Campeonato Sul-Americano sub-17, sediado no Paraguai. O grupo convocado vinha se preparando desde o dia 22 de setembro na Granja Comary, localizada em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, onde 28 atletas participavam dos treinamentos.

Base paulista dominante

Predominantemente formada por atletas que atuam no futebol de São Paulo, a lista conta com forte presença de Corinthians, São Paulo e Ferroviária, que somam seis nomes cada um. A relação de convocadas inclui ainda representantes de Internacional e Flamengo, com duas atletas cada, além de jogadoras de equipes do exterior, especificamente do Wichita, dos Estados Unidos, e do Nordsjelland, da Dinamarca.

A Ferroviária ostenta o título de atual campeã brasileira sub-17. As Guerreirinhas Grenás garantiram o troféu deste ano em cima do Internacional após um empate por 4 a 4 na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), e um triunfo por 2 a 1 no Passo D’Areia, em Porto Alegre, com transmissões ao vivo realizadas pela TV Brasil.

Grupo e tabela de jogos

O Brasil integrará o Grupo C do Mundial, tendo como adversários na primeira fase as seleções de Canadá, Noruega e Gana. As partidas desta etapa inicial ocorrerão na Academia de Futebol Mohammed VI, situada em Salé, na região metropolitana de Rabat, capital do Marrocos.

O primeiro compromisso das brasileiras será no dia 18 de outubro, às 12h, contra o Canadá. O segundo desafio está marcado para três dias depois, às 15h, diante de Gana. O encerramento da fase de grupos acontecerá no dia 24, novamente ao meio-dia, quando a seleção canarinho enfrentará a Noruega.

O campeonato conta com 24 equipes participantes, divididas em seis chaves de quatro seleções. Avançam para a fase de oitavas de final os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados gerais.

Histórico do torneio

Esta representa a 10ª edição do campeonato, cuja estreia ocorreu em 2008. Historicamente disputada a cada dois anos até 2024, a competição passou a ser realizada anualmente a partir de 2025.

Durante a última edição, realizada em 2025 também no Marrocos, a equipe nacional obteve a melhor campanha de sua trajetória ao alcançar as semifinais. Na ocasião, o Brasil foi superado pela Coreia do Norte — que faturou seu quarto título — e acabou derrotado nos pênaltis pelo México na disputa pela terceira colocação.

Lista de convocadas

Goleiras

Nathalia Borges – Corinthians
Isa Dossena – Ferroviária
Andressa Macedo – Wichita (EUA)

Defensoras

Andreyna – Ferroviária
Kaillany Ranifah – Corinthians
Eloisa Feijó – São Paulo
Emilly França – Ferroviária
Isadora Rech – Internacional

Meio-campistas

Sarah Coelho – São Paulo
Carol Melo – Corinthians
Gigi Pires – São Paulo
Pepê – Corinthians
Indy Botasso – Nordsjelland (Dinamarca)
Helena Rodrigues – São Paulo

Atacantes

Nayane Souza – Ferroviária
Laurinha – Internacional
Letícia Pinho – Flamengo
Greise – Ferroviária
Sofia Gamonal – São Paulo
Marcelinha – Ferroviária
Nicolly Manuel – Flamengo

Mais em Esportes

Ver tudo →