O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) declarou a intenção de concorrer à presidência da Câmara dos Deputados contra Hugo Motta (Republicanos-PB) caso o seu partido, o PL, não oficialize um concorrente para o pleito marcado para fevereiro de 2027.
Motivações e críticas ao cenário político
Por meio de um vídeo veiculado em sua conta oficial no Instagram, o parlamentar catarinense ressaltou que a disputa envolve pautas cruciais, a exemplo do destino político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a situação jurídica dos detidos pelos eventos de 8 de janeiro de 2023.
Insatisfação com o favoritismo de Motta
Durante a gravação, o deputado disparou críticas severas ao provável principal concorrente ao cargo.
“Não vou ser governado por um presidente frouxo, mole como o Hugo Motta“, afirmou.
Articulações e contagem de votos
A manifestação ocorre em meio aos entendimentos políticos voltados para a sucessão na mesa diretora da Casa legislativa. Atualmente, Hugo Motta já contabiliza o respaldo público de legendas que somarão 338 parlamentares a partir de 2027, superando a marca mínima de 257 votos necessários para a vitória, unindo forças que vão do Centrão à esquerda.
A posição do Partido Liberal
Apesar de assegurar a maior bancada na Casa para o próximo período legislativo, com 121 cadeiras garantidas, a legenda liberal ainda não definiu um quadro próprio para encabeçar a disputa pelo comando institucional. A expectativa é de que o tema seja debatido internamente em encontro da bancada agendado para a próxima quarta-feira (4 de novembro).








