A prefeitura municipal realizou no dia 29 de outubro a quarta edição do Aulão Integrativo promovido pelo Projeto Viver Bem Paranaguá. O encontro ocorreu no Grêmio José Vicente Elias e concentrou esforços na promoção da saúde física e mental dos cidadãos, destacando também a conscientização da saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa.
Programação variada e apoio institucional
A iniciativa ofereceu aos presentes um café da manhã coletivo, sessões de alongamento, práticas de massagem, aulas de dança, além de dinâmicas e recreação. O Instituto Peito Aberto marcou presença com orientações e relatos focados na prevenção, valorizando o acesso à informação e a atenção contínua ao bem-estar feminino.
Para o secretário municipal de Saúde, Daniel Fangueiro, iniciativas como essa ampliam as possibilidades de cuidado e incentivam a população a adotar hábitos saudáveis no dia a dia.
“O cuidado com a saúde vai além das consultas e dos atendimentos. Também envolve prevenção, atividade física, convivência e acolhimento. O Projeto Viver Bem proporciona esse espaço de integração e incentiva as pessoas a incorporarem hábitos saudáveis à rotina”, destaca.
Promoção integral do bem-estar
A diretora da e-Multi, Jéssica Teixeira Gonçalves, ressalta que ações coletivas também contribuem para a promoção integral da saúde, reunindo movimento, informação e fortalecimento dos vínculos entre os participantes.
“O Projeto Viver Bem trabalha a promoção da saúde de forma integral, incentivando o movimento, a convivência e a adoção de hábitos saudáveis. Esses encontros também são importantes para fortalecer os vínculos entre os participantes e mostrar que o cuidado com a saúde pode fazer parte do dia a dia, respeitando as necessidades e as possibilidades de cada pessoa”, afirma.
Histórias de superação na rotina
Entre os participantes está Nedal Mohamad Abdel Fattah, cinegrafista aposentado. Após enfrentar um grave acidente em 2011 e, anos depois, complicações de saúde decorrentes de um quadro de dengue e erisipela, ele encontrou no projeto um incentivo para retomar gradualmente as atividades físicas e a convivência social.
O aposentado começou a frequentar os encontros no fim de julho e passou a reproduzir os exercícios e passos de dança em sua própria residência. Além disso, inseriu caminhadas diárias no cronograma, sempre respeitando seus limites físicos durante o processo de recuperação da perna.
“Isso tem feito toda a diferença, porque tem melhorado o meu sono. Eu tenho acordado descansado”, relata.
O impacto positivo da ação municipal reforça o objetivo principal da gestão local em transformar o estilo de vida da comunidade por meio da integração social e do incentivo constante ao movimento corporal.








