–:–:–
Conecte-se conosco

Sky e Giga+ confirmam negociações para possível fusão no setor de fibra

Tratativas entre as companhias de telecomunicações podem resultar na criação da quarta maior operadora de internet fixa do país.

68 visualizações
Sky e Giga+ admitem conversas; negócio criaria gigante do mercado de fibra

A Giga+ confirmou publicamente que manteve tratativas recentes com a Sky voltadas a uma possível operação de fusão e aquisição no setor de telecomunicações. As discussões vieram à tona após questionamentos da B3, motivados por reportagens publicadas pela imprensa especializada sobre o avanço das conversas estratégicas.

Entretanto, apesar da confirmação por parte da empresa, a Giga+ ressaltou que “não houve qualquer decisão da administração da Companhia ou celebração de acordo, compromisso ou instrumento contratual vinculante”, conforme informações divulgadas pelo Teletime.

Impacto no mercado de banda larga Caso o negócio entre as partes seja concretizado unindo a Giga+ e a Zaaz, divisão de fibra da Waiken ILW (controladora da Sky), o resultado seria a formação da quarta maior prestadora de internet fixa nacional. Juntas, as empresas alcançariam a marca aproximada de 1,91 milhão de acessos ativos.

No comunicado oficial enviado ao mercado, a operadora pontuou que “nos últimos meses, manteve conversas com a Sky, bem como com outros participantes do mercado”. A companhia reforçou ainda que examina constantemente alternativas estratégicas e oportunidades corporativas visando o crescimento e a eficiência na alocação de recursos.

Cenário e expansão geográfica Os dados consolidados pela consultoria Teleco em agosto mostram que a Giga+ detinha 1,29 milhão de assinantes, enquanto a operação conjunta de Sky e Zaaz somava 627 mil clientes. Com a união, a nova potência do setor ultrapassaria a base de 1,58 milhão de acessos da Brisanet.

No aspecto territorial, o alcance combinado abrangeria 1.110 municípios brasileiros, assumindo a liderança em 173 localidades, visto que a sobreposição direta de infraestrutura entre as redes ocorre em apenas 123 cidades.

Movimentações e concorrência no setor Enquanto avalia essa reestruturação, a Sky também busca ampliar sua atuação em outras frentes tecnológicas, como o lançamento de sua operadora móvel virtual (MVNO) via rede Surf Telecom e os preparativos para o Sky Link, serviço de internet via satélite voltado a concorrer com a Starlink.

Do outro lado, o mercado regional de fibra segue altamente competitivo. A Brasil TecPar ocupa posição de destaque e aguarda os trâmites finais junto ao Ministério das Comunicações para concluir a compra da Ligga Telecom, após obter os avais da Anatel e do Cade.

Mais em Tecnologia

Ver tudo →