Um volume expressivo de 120 mm de chuva registrado entre a meia-noite e as 7h deste sábado (24) provocou diversos pontos de alagamento e interdição de vias em Francisco Beltrão, município localizado no Sudoeste do Paraná.
Elevação do Rio Marrecas
De acordo com informações divulgadas pela prefeitura local, o Rio Marrecas — principal curso d’água que atravessa o perímetro urbano — apresentou uma alta de 1,71 metro no intervalo de 24 horas. A projeção oficial indica que o nível do manancial ainda pode subir outros 3,68 metros até o fim do dia.
Pontos críticos e atuação dos bombeiros
Durante o período da manhã, equipes do Corpo de Bombeiros atenderam ocorrências críticas, como o transbordamento registrado no cruzamento da Avenida Paraná com a Rua Giocondo Felipe.
Além disso, as autoridades mantêm monitoramento rigoroso em áreas vulneráveis, incluindo o perímetro do Parque de Exposições, que acabou inundado, e as imediações dos córregos e rios Progresso, Lonqueador e Urutago.
Abrigo e recomendações de segurança
Como medida preventiva, a administração municipal organizou um espaço de acolhimento temporário no Centro Comunitário Luiz Hellmann, situado na Rua Pedro Silva, nº 144, para receber moradores caso seja necessário desocupar residências.
A orientação oficial repassada à população é para que todos evitem transitar por vias cobertas por água, mantenham distância segura de margens de rios que estejam enchendo, além de redobrar o cuidado com fios elétricos caídos e construções abaladas.
Até o momento da última atualização desta reportagem, as autoridades não contabilizaram feridos e ainda não divulgaram um levantamento completo sobre os prejuízos materiais causados pelo temporal.







