–:–:–
Conecte-se conosco

Paranaguá retira uma tonelada de fios irregulares no Centro Histórico

Operação conjunta entre prefeitura e Copel elimina poluição visual e reforça a segurança na região central da cidade.

55 visualizações
Prefeitura e Copel retiram cerca de uma tonelada de fiação irregular no Centro Histórico

Uma força-tarefa formada pela administração municipal e pela Companhia Paranaense de Energia recolheu aproximadamente uma tonelada de cabos clandestinos ou inutilizados nas ruas centrais do município desde a última terça-feira, dia 13.

Balanço da operação

Até esta quinta-feira, dia 15, as equipes já haviam preenchido seis grandes bags com materiais retirados dos postes. O mutirão teve início na Rua XV de Novembro e conta com a participação de empresas de telecomunicações para reorganizar a infraestrutura urbana.

Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Adriano Ramos inspecionou o andamento das atividades acompanhado pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Anderson Wanderci Barboza.

“Começamos esse trabalho na terça-feira, após uma reunião com a Copel. O Centro Histórico estava com uma situação complicada, com fiações caídas e muita poluição visual. Estamos trabalhando para melhorar a segurança e a aparência da nossa cidade”, afirmou o secretário Anderson Wanderci.

Foco na prevenção de acidentes

A eliminação do excesso de cabeamento visa principalmente evitar incidentes graves causados por estruturas soltas ou rompidas em vias de grande circulação de veículos e pedestres.

A supervisora da Regional Leste, Curitiba Metropolitana e Litoral da Copel, Thaís Andressa Lázaro, destacou que a principal finalidade da operação é prevenir acidentes provocados por cabos baixos, soltos ou rompidos.

“Temos cabos antigos, que não são mais utilizados e podem se soltar ou se romper. Em uma via movimentada, um fio baixo pode atingir um motociclista ou ser puxado por um caminhão, provocando outros acidentes. A prioridade é sempre a segurança”, explicou.

Cronograma e orientações à população

Os trabalhos seguem uma programação específica por zonas, priorizando trechos com maior concentração de fios caídos. A previsão é que as intervenções avancem em breve para vias como a Faria Sobrinho e a Marechal Deodoro.

A concessionária de energia reforça que, ao encontrar cabos caídos nas ruas, os moradores devem manter distância e nunca tocar no material, tratando-o sempre como se estivesse energizado. Situações de risco devem ser comunicadas imediatamente pelo telefone 0800 51 00 116, canal de atendimento disponível 24 horas por dia.

Mais em Paranaguá

Ver tudo →