O evento cinematográfico carioca entra em seu último fim de semana com a expectativa de ultrapassar a marca de 140 mil espectadores registrada no ano passado. A 28ª edição do encontro, realizada entre 1º e 11 de outubro, espalhou mais de 350 filmes por 28 salas e espaços culturais distribuídos entre o Rio de Janeiro e Niterói, oferecendo uma programação que mescla pré-estreias, sessões especiais e debates com profissionais da indústria.
Destaques do cinema nacional e produções religiosas
Entre os títulos brasileiros de destaque na programação está Justino: Nos Bastidores do Reino, dirigido por José Eduardo Belmonte. Apresentado na Première Brasil Hors-Concours, o longa retrata a trajetória de um jovem da periferia que busca na religião uma nova realidade, culminando em sua ascensão e posterior afastamento de uma poderosa instituição neopentecostal. Filmado no Brasil e em Portugal, o projeto abrange o período entre as décadas de 1960 e 1990.
O produtor Nilson Rodrigues avaliou a importância da obra:
“É um filme necessário, fundamental para entender o processo cultural do país nas últimas décadas e o crescimento do universo neopentecostal. Uma história real, vista por Mário Justino, que viveu e viu por dentro como se formou um dos maiores impérios do neopentecostalismo no Brasil”
Sobre a circulação de produções independentes, Rodrigues acrescentou:
“Esse festival é fundamental para o cinema brasileiro. No ano passado, participamos com o filme Honestino, o que foi muito importante para ampliar sua divulgação e impulsionar o lançamento nas salas de cinema”
Desafios na formação de novas plateias
A diretora do evento, Ilda Santiago, apontou os desafios para atrair o público mais jovem para as salas de exibição e conectar as tramas às angústias dessa parcela da população durante uma sessão de gala realizada ao longo da semana.
“A gente tem poucos filmes que conversam sobre a vida dos nossos jovens e todas as angústias que isso significa. Conquistar o público brasileiro para estes filmes não é fácil. Demanda dedicação, risco e fé”
Um dos expoentes dessa proposta na grade é o longa As Dez Vantagens de Morrer Depois de Você, comandado por Diego Freitas e estrelado por Any Gabrielly e Giulia Be. Baseada na obra literária de Fernanda Castro e Silva, a narrativa acompanha a jornada de superação do luto através de cartas deixadas por uma amiga.
Presença internacional e mercado audiovisual
A agenda internacional trouxe pela primeira vez ao Brasil o diretor iraniano Asghar Farhadi, dono de duas estatuetas do Oscar de melhor filme internacional. O cineasta veio apresentar Contos Paralelos, obra estrelada por nomes como Catherine Deneuve e Isabelle Huppert que teve sua estreia mundial no Festival de Cannes deste ano.
Além das exibições nas telonas, a programação abrigou o RioMarket, voltado para discussões sobre financiamento, coproduções e o impacto financeiro da indústria criativa no país.
Walkiria Barbosa, diretora do festival e do RioMarket, destacou a relevância econômica do setor com base em levantamentos recentes:
“O setor movimentou R$ 81,1 bilhões na economia brasileira em 2025, o equivalente a 0,64% do Produto Interno Bruto (PIB). Os números são de um estudo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF)”
Ela pontuou ainda o papel estratégico dos eventos para o fortalecimento da cadeia produtiva:
“Nesse contexto, festivais como o do Rio contribuem para dar visibilidade às obras, aproximar realizadores de agentes do mercado e estimular oportunidades de negócios”







