As fortes tempestades que castigam o Rio Grande do Sul desde a última sexta-feira (18) já provocaram duas mortes e afetaram mais de 527 mil moradores em 146 cidades gaúchas, segundo novo balanço divulgado pela Defesa Civil nesta terça-feira (22).
Situação em Caxias do Sul A segunda morte confirmada é de uma adolescente que estava desaparecida em Caxias do Sul, município que acumulou 159,4 milímetros de precipitação na última segunda-feira (21). No mesmo município, equipes de resgate seguem nas buscas por outras três pessoas que continuam desaparecidas.
Primeiro óbito registrado em Pelotas O temporal também causou o falecimento de um motociclista em Pelotas, eletrocutado após a queda de fios de alta tensão durante o temporal. A prefeitura local informou que rajadas de vento de até 89 km/h provocaram destelhamentos generalizados, queda de árvores e postes, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Balanço de atingidos e danos estruturais Os temporais deixaram três feridos nos municípios de Aceguá, Caxias do Sul e Santa Maria. No total estadual, o monitoramento aponta 413 pessoas desabrigadas e outras 2.732 desalojadas em decorrência dos estragos climáticos recentes.
Impacto na infraestrutura pública Além das residências, os temporais afetaram severamente a infraestrutura de serviços essenciais, atingindo diretamente 38 estabelecimentos de ensino e 17 unidades de saúde em todo o território gaúcho.








