Ligue-se a nós

Polícia

Cidades do litoral registram duas tentativas de fuga simultâneas

Presos tentaram fugir de Delegacias de Guaratuba e Pontal do Paraná

Publicado

no

Destruição de paredes e obstáculos foi simultânea nos dois municípios e só não ocorreu por interferência da polícia

Paranaguá, PR
Agora Litoral

Duas tentativas de fuga acabaram sendo frustradas nesta terça-feira (13) em Pontal do Paraná e em Guaratuba, no litoral paranaense. Pela destruição de paredes e celas, tudo indica que as fugas ocorreriam simultaneamente das delegacias dos dois municípios.

Em Guaratuba, o plano foi descoberto pela equipe de plantão da Polícia Civil que, com o apoio da Polícia Militar, evitou que os detentos ganhassem as ruas. Uma das celas já estava com a parede preparada para a fuga, que provavelmente seria tentada na noite desta terça-feira ou na madrugada de quarta.

Já em Pontal do Paraná, os presos destruíram paredes e celas e só não saíram graças aos investigadores. O Conselho de Segurança de Pontal do Paraná disse não ser mais possível continuar com o elevado número de presos na delegacia da cidade. O local, que tem capacidade para seis pessoas, hoje abriga mais de 20.

Não é possível continuar com este número elevado de presos. Novamente riscos e gastos desnecessários que poderiam ser evitados se o Departamento Penitenciário transferisse pelo menos metade dos presos atualmente amontoados na delegacia”, afirmou o Conseg.

Em Guaratuba também estava tudo preparado para a fuga em massa

NOTA OFICIAL

Em nota oficial, a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná abordou a questão. Disse que a direção da Polícia Civil e o Departamento de Execução Penal estão cientes do problema de superlotação nas carceragens das delegacias do estado, mas lembra que já houve avanços: “No início de 2011 a Polícia Civil gerenciava em torno de 14 mil presos e hoje o número é de aproximadamente 9,5 mil”, diz a nota.

De acordo com o comunicado oficial, “a cúpula da segurança pública tem trabalhado para reduzir o número de presos em delegacias. Semanalmente, o Comitê de Transferência de Presos (Cotransp), que conta com representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, autoriza a transferência de presos de delegacias para o sistema prisional. No entanto, as vagas só são abertas com a saída de presos e, para isso, é preciso autorização do Poder Judiciário”.

Ainda segundo a nota da Secretaria de Segurança Pública, a solução para o caso de superlotação são as 14 obras de construção e ampliação de unidades prisionais do Estado. Serão abertas cerca de 7 mil novas vagas com essas novas unidades prisionais.

Além disso, diz a nota, é uma alternativa a adoção das tornozeleiras eletrônicas para aqueles presos que cometeram crimes de menor potencial ofensivo e que passam a ser monitorados a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, o número de presos monitorados subiu de 500 no início de 2015 para aproximadamente 5 mil este ano.

Polícia

PARANAGUÁ: Adolescente que estaria envolvido em homicídios é apreendido na Ilha dos Valadares

Crimes ocorreram entre janeiro e abril

Publicado

no

Por

Um adolescente, de 17 anos, suspeito de envolvimento em homicídios ocorridos em Paranaguá foi apreendido na terça-feira (16), na Ilha dos Valadares. Durante a ação da Polícia Civil, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão domiciliar, onde os agentes localizaram celulares e vestimentas utilizadas nos crimes.

CRIMES

De acordo com o delegado da PCPR, João Paulo Pelaez, o adolescente está envolvido em três homicídios ocorridos no município, nos dias 10 de janeiro, 18 de fevereiro e 14 de abril. O suspeito estava foragido desde o final de fevereiro e, por meio de denúncias anônimas, a equipe policial logrou êxito na localização.  

“Um dos crimes aconteceu em janeiro, onde diversos disparos foram dados e atingiram duas vítimas, todavia ambas sobreviveram. No dia 18 de fevereiro, Wagner de Azevedo Fossile, de 38, foi morto após ser espancado. E no último dia 14, a vítima também sofreu disparos de arma de fogo”, disse o delegado.  

O jovem foi encaminhado ao Centro de Socioeducação do município.  

As investigações relacionadas aos três homicídios continuam a fim de identificar demais envolvidos e esclarecer os fatos.

Continuar Lendo

Polícia

Idoso de 70 anos é preso em Matinhos condenado por estuprar a enteada

Crime foi praticado em 2016, na capital, quando a vítima tinha 11 anos

Publicado

no

Por

Um idoso de 70 anos foi preso pela Polícia Civil na cidade de Matinhos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável contra a enteada. A captura aconteceu na manhã de segunda-feira (15).

Segundo as informações da Polícia Civil, o crime foi praticado no ano de 2016, em Curitiba, quando a vítima tinha 11 anos. Após investigações, o homem foi sentenciado a 20 anos de prisão em regime fechado.

Após o crime, o indivíduo fugiu da capital paranaense e estava vivendo clandestinamente no Litoral.

“A ação policial foi resultado de uma investigação minuciosa que contou com o apoio de informações da comunidade e de diligências realizadas pelas equipes responsáveis. A Polícia Civil ressalta a importância da colaboração da população na denúncia de foragidos e na prevenção de crimes, reafirmando seu compromisso com a segurança e a justiça na região”, destaca o delegado da PCPR Rodrigo Rederde.

O homem foi encaminhado à delegacia da PCPR em Matinhos para os procedimentos cabíveis.

Continuar Lendo

Polícia

Homem é assassinado com tiro na cabeça no Morro da Cocada em Paranaguá

23º homicídio do ano na cidade foi na noite de terça-feira

Publicado

no

Por

Wilson Gonçalves de Pinho Filho (FOTO), de 42 anos, foi encontrado morto na noite de noite de terça-feira (16), na Travessa Umuarama, região da Vila Santa Cecília (Morro da Cocada), em Paranaguá. Este foi o 23º homicídio registrado na cidade neste ano.

Por volta das 20h20, equipes da Polícia Militar foram acionadas por moradores, que tinham ouvido o barulho de um tiro e quando foram verificar o que estava acontecendo encontraram a vítima caída em via pública.

Uma equipe do SAMU também se deslocou em atendimento à ocorrência e confirmou que o homem já estava em óbito, alvejado com um disparo de arma de fogo na cabeça. Wilson foi identificado ainda no local por sua companheira, e, após as análises da Polícia Científica, o corpo foi recolhido pelo IML de Paranaguá para exames complementares.Durante as diligências, os militares foram informados que a vítima tinha endereço no bairro Emboguaçu, mas que era vista frequentemente transitando pelo beco. No entanto, ninguém soube passar outras informações que pudessem levar a suspeitos da autoria do homicídio.

Uma equipe da Força Nacional também esteve no local para dar início às investigações. A morte de Wilson foi o 49º assassinato no litoral paranaense em 2024.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.