Números estão muito aquém da meta, que é imunizar um total de 41.335 pessoas com idade entre 9 e 44 anos

Agora Litoral
Faltando apenas 17 dias para o término da campanha para aplicação da terceira dose da vacinação contra a dengue, somente 36,98% do público alvo foi imunizado até agora. Foram aplicadas 15.286 vacinas, mas a meta estabelecida é imunizar um total de 41.335 pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias.

Para a segunda dose a previsão é vacinar 23.347 pessoas, mas até agora só foram imunizadas 13,92% deste público, com um total de 3.250 doses. Os dados são da 1ª Regional de Saúde e foram atualizados no final da tarde desta segunda-feira (9).

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) montou uma mega estrutura para realizar a campanha de vacinação. Em todos os 14 postos de saúde de Paranaguá, incluindo as ilhas, comunidades marítimas e também zonas rurais, há aplicação das doses. A 1ª Regional de Saúde também possui equipes volantes percorrendo empresas, escolas e outros locais com fluxo intenso de pessoas.

“A novidade desta campanha é que estamos aplicando vacina também no período noturno, nas unidades que funcionam com horário estendido, na Vila Garcia, Ilha dos Valadares, Alexandre e Serraria do Rocha”, explicou o secretário Paulo Henrique de Oliveira.

Para eficácia completa e imunização contra a dengue é importante que o cidadão tome as três doses, lembra o secretário municipal, que salientou as medidas que estão sendo tomadas para coibir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

“Retomamos os mutirões às quintas e sextas-feiras no mês de outubro. Diariamente percorremos as casas para orientar a população sobre a importância de não manter em seus quintais objetos que possam acumular água parada. Também está havendo notificação e aplicação de multa, se necessário”, destacou o secretário Paulo Henrique.

>> Deixe sua opinião