G1 Paraná
O estado do Paraná registrou 11 novas confirmações de mortes por gripe em uma semana, segundo o Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), divulgado nesta quarta-feira (18). Segundo o relatório, desde o início do ano, são 60 óbitos em razão da doença.

Ainda conforme o levantamento, o número de mortes por gripe em 2018 já supera o total de casos de todo o ano de 2017, quando foram registradas 52 mortes pela doença.

De acordo com a Sesa, as cidades que registraram novos casos fatais de gripe em relação à semana passada são Curitiba e Maringá, no norte, com duas mortes cada, além de Barracão e Pinhal do São Bento, no sudoeste, Califórnia e Paiçandu, no norte, Douradina, no noroeste, Pinhais e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, com uma morte cada.

De acordo com o levantamento da Sesa, as cidades com o maior número de mortes por gripe registradas neste ano, são:

Curitiba – 10 mortes;
Londrina – 7 mortes;
Foz do Iguaçu – 5 mortes;
Guarapuava – 3 mortes;
Maringá – 3 mortes.

Segundo a secretaria, do total de óbitos, 46 (76%) foram de pacientes que tiveram pelo menos um fator de risco de complicação, como diabetes, doenças crônicas nos pulmões ou coração, ou idade superior a 60 anos. Ainda de acordo com a Sesa, 13 (21%) das vítimas eram vacinadas contra a gripe.

CASOS DE GRIPE
O número de casos de gripe confirmados no Paraná também aumentou em uma semana, com 67 novos pacientes. Conforme a Sesa, são 432 casos registrados em 2018.

A incidência de casos de gripe atinge quase todas as regiões do estado. De acordo com a Sesa, das 22 Regionais de Saúde, 20 possuem casos confirmados de gripe.

>> Deixe sua opinião