Estande disponibiliza informações detalhadas sobre o tratamento de água

Agora Litoral
A Paranaguá Saneamento investe cada vez mais em ações sustentáveis e na difusão do conhecimento sobre tratamento de água e esgoto, além da preservação dos recursos naturais. Para levar essas informações a um número maior de pessoas, principalmente crianças, a concessionária está participando da 13ª Semana do Meio Ambiente e preparou um espaço repleto de informações.

O ambiente tem mural informativo com mapa da cidade indicando a localização das Estações de Tratamento de Água e Esgoto e Centros de Reservação, vídeos explicativos sobre o tratamento, ciclo de água e importância da preservação dos recursos naturais. Mas a grande novidade ficou por conta da mini ETA (Estação de Tratamento de Água) que mostra todos os processos do tratamento da água, desde a aplicação dos produtos químicos até o final do processo, mostrando a água potável e própria para o consumo. “Nós queremos mostrar a importância do tratamento de água, conscientizando a população sobre esse serviço. No final, todos ganham”, diz o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo.

A mini ETA chamou a atenção de crianças e adultos que receberam as informações dos alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente do IFPR. A parceria ajuda na multiplicação do conhecimento. Natália Santos, de 17 anos, aluna do curso de Técnico em Meio Ambiente do IFPR, conta que conhecer todo o tratamento de água na prática é um enriquecimento de currículo. “Além de aprendermos mais sobre este tema, poder explicar todos esses processos para as crianças é gratificante”.
Quem passa pelo estande também recebe folhetos explicativos e pode levar um lápis semente de brinde. O brinde parece um lápis comum, mas contém sementes na extremidade em que normalmente fica a borracha. Quando não for possível mais utilizar o lápis é só plantar. A ideia agradou a menina Isadora de Abreu, de seis anos, que veio acompanhada do pai e visitou o estande da concessionária. “Foi muito legal ver como a água é tratada, ver o mapa da cidade, além de ganhar um lápis para plantar. Eu adorei”, disse ela.

O espaço também chamou atenção de Eloé Ramos, de oito anos, estudante da rede municipal de ensino. “Eu ajudo os meus pais em casa na hora de reciclar e sempre economizo água. Tudo é importante para preservar nosso planeta”, afirmou o garoto.

Para proporcionar um ambiente mais sustentável, a Paranaguá Saneamento faz diariamente a distribuição de sacolas biodegradáveis, evitando o acúmulo de lixo no evento.
A concessionária também disponibilizou um bebedouro para os visitantes e inovou na hora de distribuir os copos, que são feitos de fibras de madeira de reflorestamento, tem cor parda – o que indica a ausência de produtos químicos branqueadores – e são biodegradáveis. “O copo de papel foi escolhido como alternativa para os copos de plástico, pois tem a mesma praticidade, mas sem prejudicar o meio ambiente. Esses copos podem até ser reutilizados e a decomposição leva 18 meses”, explica Bazzo.

O estande está localizado nas instalações da Semana do Meio Ambiente, no Aeroparque. O evento vai até sábado, das 8h às 18h.

>> Deixe sua opinião