Ligue-se a nós

Paranaguá

SISMUP pede explicações sobre não pagamento do 1/3 de férias

Sindicato diz que entrou com requerimento para esclarecer denúncia do Agora Litoral

Publicado

no

Paranaguá, PR
Agora Litoral

O Sindicato dos Servidores Municipais de Paranaguá-SISMUP apresentou requerimentos ao Prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, para obter os esclarecimentos devidos e necessários, formalmente, sobre a denúncia tornada pública pelo Agora Litoral de que os servidores da Prefeitura não estariam recebendo a gratificação de férias para não inchar a Folha de Pagamentos do Executivo Municipal.

A informação do SISMUP foi dada em resposta aos questionamentos feitos pelo Agora Litoral, encaminhados para o presidente da entidade, Rogério José Lisboa, em 29 de março, dois dias após a publicação da denúncia.

Contudo, Rogério Lisboa, o Rogerinho, não foi o autor da resposta. Ela foi elaborada pelo Assessor Jurídico do Sindicato, Maurício Vitor Leone. O advogado salientou que os requerimentos ao Prefeito servirão para “ato contínuo, tomar as providências que o caso ensejar, dada a gravidade da situação relatada”.

Na resposta, o Assessor Jurídico do SISMUP confirmou que o “Sindicato estará defendendo todos os interesses e direitos dos servidores públicos municipais no caso, em todas as frentes e instâncias”. Ainda de acordo com o email encaminhado ao Agora Litoral, o SISMUP, “formalmente, não foi provocado por seus associados acerca do assunto, tampouco informado pelo Município acerca de qualquer dos fatos”.

Veja o email encaminhado ao Presidente do Sismup

DENÚNCIA NO TRIBUNAL DE CONTAS

A denúncia que desde janeiro, baseado no Decreto nº 182, que disciplina as medidas a ser adotadas em virtude da extrapolação do limite prudencial de gastos com pessoal, o prefeito Marcelo Roque não paga aos servidores os 33% garantidos em lei já foi protocolada no Tribunal de Contas do Estado do Paraná sob o nº 630/2017.

O relatado na denúncia ao TCE/PR é que, ao alegar ter se baseado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para editar o Decreto 182, a Prefeitura teria usado um subterfúgio para não pagar a gratificação de férias, já que a LRF não prevê o não pagamento desse adicional.

A denúncia do Agora Litoral motivou situações das mais diversas. Há quem diga que todos os servidores da Prefeitura de Paranaguá que entraram em férias e não receberam a gratificação garantida em lei estariam correndo risco de serem incursos em “abandono de emprego”, já que não assinaram as férias e não teriam trabalhado os 30 dias do mês.

Outros falam que esses servidores que entraram em férias não oficialmente terão direito a gozar duas férias este ano, visto que esse período que estiveram em casa não foi contabilizado oficialmente como período de férias. Tudo para baixar a Folha de Pagamentos da Prefeitura na marra e não extrapolar o limite prudencial.

Diretoria do SISMUP reuniu-se com o Prefeito e o Vice um dia após a denúncia, mas nada foi falado a respeito – Foto: Reprodução / Facebook

Leia também:

Prefeitura ‘maquia’ Folha para não extrapolar limite prudencial

 

Paranaguá

Homem é preso duas vezes no mesmo dia por ameaçar e perseguir a ex-mulher

Situação ocorreu no Jardim Eldorado; ele não aceitaria o fim da relação.

Publicado

no

Por

Um homem de 31 anos foi preso pela Guarda Civil Municipal, na tarde de quinta-feira (11), acusado de ameaçar e perseguir sua ex-companheira em Paranaguá. Ele já tinha sido detido pela manhã, pelo mesmo motivo.

Patrulha Maria da Penha atendeu a ocorrência

Tudo começou por volta das 17h10, quando agentes da Patrulha Maria da Penha da GCM foram acionadas pela Central de Comando Operacional (CCO), para averiguar uma situação de violência doméstica no bairro Jardim Eldorado.

Ao chegarem no local, que é o trabalho da vítima, a solicitante, de 25 anos, relatou que seu ex-companheiro havia proferido ameaças e xingamentos, mas que ele acabou saindo do local quando percebeu que a polícia tinha sido acionada.

No entanto, logo depois, com o apoio de uma equipe de motociclistas da GCM, o suspeito foi localizado e, diante da situação, acabou encaminhado à Delegacia Cidadã para que fossem tomadas as providências necessárias.

Durante a averiguação, as agentes constataram que, pela manhã, o homem já havia sido encaminhado à unidade policial por outra equipe da GCM, depois de ter sido denunciado por perseguir e ameaçar a vítima em uma escola na Ilha dos Valadares. Na ocasião, a mulher contou que o fato ocorreu pelo fato de que não querer reatar o relacionamento.

VEJA TAMBÉM

Morre no Hospital Regional do Litoral rapaz que se acidentou de moto em Paranaguá

Continuar Lendo

Paranaguá

Rapaz é ferido a tiros em roubo de moto em Alexandra

Foi na madrugada deste sábado; ele foi atingido na coxa e na panturrilha.

Publicado

no

Por

No bairro Alexandra, em Paranaguá, um rapaz de 25 anos foi ferido a tiros em um assalto na madrugada deste sábado (13). Ele foi encaminhado ao Hospital Regional do Litoral.

Por volta das 4h40, policiais militares de Rádio Patrulha encontraram a vítima na casa hospitalar, com lesões na coxa e panturrilha, provocados por disparos de arma de fogo.

O rapaz estava consciente e relatou aos militares que o fato se deu na Rua Savino Tripodi, por volta das 2h, quando transitava com sua motocicleta, uma Honda CG de cor preta, que não se recordava a placa.

O jovem disse que seguia em direção à BR-277, quando foi abordado por dois indivíduos em outra moto, que deram voz de assalto. Ele contou que ao tentar fugir foi alvejado pelos tiros e perdeu o controle da direção, caindo em uma área de mata.

A vítima narrou ainda que em seguida os criminosos subtraíram sua motocicleta e fugiram, tomando rumo ignorado. Socorrido pelo seu irmão, o rapaz foi levado hospital para cuidados médicos e disse ainda não reconhecer os autores do roubo, nem soube descrever suas características.

O caso foi registrado em boletim de ocorrência e a vítima orientada sobre as providências a serem tomadas.

VEJA TAMBÉM

Rapaz morto com tiro na cabeça em Antonina tinha extensa ficha criminal

Continuar Lendo

Paranaguá

Suspeito de tentar roubar casal na Praça dos Leões é preso em flagrante pela PM

Foi na noite de quinta-feira

Publicado

no

Por

Luiz Henrique Rodrigues dos Santos, de 26 anos, foi preso pela Polícia Militar na noite de quinta-feira (11), acusado de tentativa de roubo no centro de Paranaguá. As vítimas foram um rapaz de 23 anos e uma moça de 27, os quais foram abordados na Praça Eufrásio Correa, a Praça dos Leões.

Conforme a ocorrência, por volta das 22h20, uma equipe de motociclistas da 1ª Companhia do 9º Batalhão estava em patrulhamento pelo centro da cidade, quando, nas proximidades da praça escutou gritos e, em seguida, avistou um casal pedindo ajuda.

Ao se aproximarem, os militares foram informados que as vítimas tinham acabado de sofrer uma tentativa de assalto por um homem de bicicleta, que estava poucos metros à frente, ainda na praça.

Diante da informação, os policiais foram atrás do suspeito e chegaram até Luiz Henrique, que tinha as mesmas características repassadas pelo casal. Na busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito.

No entanto, o abordado foi reconhecido pelo casal, o qual informou que ele se aproximou perguntando que horas eram de maneira insistente e, em dado momento, anunciou o assalto, dizendo que estava armado, colocando a mão na cintura e pedindo os celulares das vítimas.

No entanto, quando o casal disse que policias militares estavam passando pelo local, o suspeito desistiu da empreitada criminosa. Diante dos fatos, o detido acabou preso e, encaminhado ao plantão da Delegacia Cidadã, onde foi autuado por tentativa de roubo.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.